Dieta com ovo: descubra se o alimento faz bem ou mal para a saúde

Alvo de inúmeras polêmicas relacionadas aos benefícios e malefícios para a saúde, o ovo já foi criticado e elogiado inúmeras vezes por pesquisas que tentaram decifrar se o alimento de fato traz algum prejuízo ou não para quem tem problemas de colesterol alto (LDL).

Responsável pelo fornecimento de 200 mg de colesterol para o organismo, a principal condenação do ovo seria em relação a capacidade de aumentar os níveis de colesterol no sangue. No entanto, inúmeros especialistas já descobriram que mais de 70% do colesterol é produzido pelo próprio fígado e que as taxas no sangue dependem do metabolismo de cada organismo.

Benefícios do ovo

Foto: Shutterstock

Para quem tem problemas de colesterol ou de coração e já sofreu com um infarto, por exemplo, o consumo de ovo é recomendado de forma moderada, com no máximo duas gemas por semana. Para quem não apresenta este tipo de problema, o ovo só tem a trazer benefícios para a saúde, sendo uma fonte rica de proteína, vitaminas e minerais.

Para a dieta, o alimento pode ser um grande aliado do emagrecimento saudável. Além de possuir baixas calorias em sua forma cozida, o ovo garante sensação de saciedade, o que é fundamental para reduzir a quantidade de alimentos por dia e emagrecer com mais facilidade e sem prejuízos para a saúde. Conheça mais sobre os nutrientes do ovo e veja como adicionar o alimento no seu cardápio diário.

Benefícios do ovo

Não é à toa que o ovo é o grande queridinho de quem quer perder peso e aumentar a massa muscular magra. Além de ser de fácil preparo e muito saboroso, o ovo fornece boas quantidades de proteína de qualidade, além de inúmeros outros benefícios para manter o organismo saudável e nutrido. Conheça alguns deles:

Ovo frito em formato de coração

Foto: Shutterstock

• Para o organismo

Rico em proteínas e em vitaminas, como as vitaminas do complexo B e a vitamina A, o ovo é uma refeição leve que contribui consideravelmente com a nutrição do organismo, sendo recomendado o consumo todos os dias, principalmente para quem não tem problemas de colesterol.

A lista de nutrientes do ovo não para por aí. O alimento também é rico em ferro, zinco, potássio, manganês, ácido fólico e outras substâncias. Além disso, o ovo também possui nutrientes que contribuem com a saúde dos olhos e ajudam na prevenção de doenças como cataratas.

• Para a musculatura

Através da leucina, principal aminoácido da proteína da clara do ovo, o alimento é importante também para o crescimento e manutenção da musculatura. É por isto também que as substâncias do ovo fazem parte de uma série de suplementos destinados a quem quer aumentar a massa magra e desenvolver os músculos.

• Para a mente

Os benefícios do ovo não se limitam apenas a manutenção do organismo, mas também trazem benefícios para a mente. A colina, presente no complexo B de vitaminas e rica na gema do ovo é essencial para a boa saúde do cérebro e principalmente para a produção de neurônios.

A quantidade de colina necessária para a manutenção diária do cérebro está presente em apenas um ovo. Ao comer um ovo por dia, é possível ainda reduzir os riscos de doenças como o mal de Alzheimer, de acordo com profissionais de saúde.

Amigo da dieta

O ovo pode ser um grande elemento para quem quer emagrecer com saúde, se alimentar de forma mais adequada e aumentar o consumo de vitaminas e proteínas por dia.

Recomendado principalmente pela manhã, o alimento oferece apenas 80 calorias quando consumido na forma cozida e possui digestão lenta, o que fez com que a fome demore mais para aparecer.

Ovo no prato

Foto: Shutterstock

Para que a dieta acarrete na perda de peso necessário, é preciso consumir menos calorias por dia do que se consome, uma tarefa que não será tão difícil de ser realizada na companhia do ovo. No entanto, lembre-se de que só um alimento um uma dieta saudável não é tão eficiente se não houver a prática de atividade física de forma regular.

leia também

Dieta da clara do ovo
Ovo previne doenças, retarda envelhecimento e pode melhorar colesterol

Para quem está disposto a incrementar a dieta com ovo, em que horários comer e quantos ovos comer por dia é um detalhe importante, mas que depende da condição de cada um. Enquanto que um atleta precisará de mais proteína do ovo, uma pessoa sedentária necessitará de quantidades menores.

No entanto, de forma geral, o alimento pode ser um consumido na quantidade de um ovo por dia, para pessoas saudáveis e sem problemas de colesterol. Para quem faz malhação e deseja aumentar a dose, consultar um profissional de saúde para saber a quantia adequada de acordo com as condições pessoais é a melhor alternativa.

Dicas e cuidados

• Quando comprar os ovos, fique de olho na validade e na aparência do alimento. Escolha os mais novos e verifique se não há rachaduras ou danos na casca.

• Antes de preparar a sua refeição, lave bem os ovos na água da torneira e seque bem antes de quebrar a casca. Não esqueça também de lavar as mãos antes de manusear para evitar que o alimento seja contaminado.

• Tenha muito cuidado principalmente com a salmonella. Evite o consumo de ovos que já estão rachados, pois a bactéria pode entrar no alimento. (Sintomas de infecção por Salmonella)

• Também para evitar a bactéria e para consumir de forma mais saudável, a recomendação é que o alimento seja preparado de forma cozida. Nada de ovo frito ou de refeições que levam ovo cru.

Ovo

Foto: Shutterstock

• Escolha o horário de consumir o ovo de acordo com a sua disponibilidade de tempo para preparo. Para algumas pessoas, o ideal é o consumo matinal, enquanto que para outras o preparo do alimento pode se encaixar melhor na hora do jantar.

• Se você tiver algum problema de colesterol ou quiser consumir mais ovos por dia, não deixe de consultar um médico para ver se é possível e qual a recomendação.

• Para quem faz musculação ou atividade física aeróbica como a corrida, algumas receitas com ovos podem ser muito úteis para a recuperação muscular, como ovos cozidos com frango ou batata doce.

Por Ana Paula Bretschneider / Edição: Dona Giraffa

Loading...
Seja o primeiro a comentar em Dieta com ovo: descubra se o alimento faz bem ou mal para a saúde

Deixe seu comentário

Publicidade
Curta nossa fan page no Facebook
Publicidade
Publicidade

Não espere o futuro mudar tua vida, porque o futuro é a consequência do presente... Racionais Mc's