Oito alimentos para evitar durante o inverno e não engordar na estação

É só baixar um pouco a temperatura para que muitas pessoas desistam de ir à academia e de fazer as atividades físicas que vieram praticando durante os últimos meses. Como consequência, o inverno acaba em uma situação desesperadora para quem gostaria de ter mantido o peso desejado e não conseguiu durante a estação.

Mulher agasalhada

Foto: Shutterstock

Mesmo nos dias mais frios, faça um esforço para não abandonar a atividade física e buscar por opções em locais fechados e que a temperatura não traga tanta influência. Manter a rotina de exercícios já é uma grande ajuda para quem não quer engordar durante o inverno, além de possibilitar que você continue mantendo hábitos saudáveis durante todo o ano.

leia também

Fracasso na dieta: conheça os erros de quem não consegue emagrecer
Atividade física no inverno: veja sete dicas para não perder a motivação

Além de motivar o sedentarismo, o inverno também aumenta a fome devido ao maior gasto de energia e abre as portas para os excessos. Um dos prazeres da estação é sem dúvidas comer doces quentes ou passar tardes embaixo das cobertas, vendo filmes e se alimentando de forma livre.

Mulher bebendo leite quente na cama

Foto: Shutterstock

No entanto, aproveitar o inverno intensamente pode sair caro no fim da estação e provocar uma corrida contra o tempo para tentar emagrecer novamente. Alguns hábitos, como não beber líquidos durante as refeições, consumir sucos nutritivos e não abandonar as saladas no inverno podem ajudar a manter a amizade com a balança.

Aproveite a estação para investir também em alimentos saudáveis que são ideais para os dias frios, como sopas e caldos. Você não precisa se sacrificar durante o inverno, mas vale fazer algumas alterações na rotina alimentar e se disciplinar para não abandonar a atividade física nos próximos meses. Veja oito alimentos para passar longe durante a estação e conseguir manter o peso desejado:

1. Chocolate quente

Já está mais do que na hora de perder o costume do chocolate quente e substituir a bebida por algo mais saudável. Que tal uma xícara de chá verde? No inverno, procure aproveitar bebidas quentes sem exageros e excessos, pensando principalmente naquilo que irá fazer bem para a sua saúde e não deixará você com quilos extras.

Mulher bebendo chocolate no inverno

Foto: Shutterstock

Leite desnatado e um pouco de café também são boas opções para os dias frios. Entre os chás, há muitas opções e você poderá diversificar. Experimente também sucos de frutas naturais e sucos detox para manter o organismo hidratado e livre de toxinas.

2. Frituras

Alimentos cozidos e grelhados são mais saudáveis e irão ajudar você a se manter na linha durante o inverno. Evite qualquer tipo de fritura, principalmente alimentos cobertos por óleos gordurosos.

Batata frita e frango

Foto: Shutterstock

Se você não consegue deixar uma batata frita de lado, pense na possibilidade de adquirir uma fritadeira sem óleo para fazer alimentos mais saudáveis e que não tragam tantos prejuízos para a saúde. No entanto, aposte sempre em refeições com nutrientes diversos, incluindo proteínas, fibras e vitaminas.

3. Doces

O inverno costuma ser um convite aos doces e guloseimas, principalmente aos quitutes caseiros. Bolinhos de chuva nos dias de tempo ruim, nega maluca nas tardes de domingo e outras delícias são tentadoras na estação, mas contribuem com o ganho de peso que você quer evitar.

Bolinhos

Foto: Shutterstock

Na hora de fazer um bolo, faça da maneira mais saudável possível, sem coberturas muito recheadas. Evite comer doces toda a semana e experimente saladas de fruta no lugar das sobremesas. Desta forma, você provavelmente não irá se assustar com os ponteiros da balança mais tarde.

4. Lanches Industrializados

Bolachas recheadas e salgadinhos devem passar longe durante o inverno. Lembre-se que este tipo de alimentos é altamente calórico, além de colaborar principalmente com o crescimento dos pneuzinhos na barriga. Aposte mais em alimentos ricos em fibras e variedades de frutas, lembrando-se de comer a cada três horas para evitar exageros durante as refeições.

Doce industrializados

Foto: Shutterstock

5. Bebida alcoólica

Uma taça de vinho por dia está valendo, mas não exagere na bebida alcoólica. O álcool só traz calorias ao organismo e nenhum nutriente, o que ajuda bastante a aumentar as medidas de forma descontrolada. Se você não quer abandonar a cerveja, ao menos se discipline para que o hábito não seja constante e para não beber além da conta.

Mulher bebendo

Foto: Shutterstock

6. Pão branco

Trocar o pão branco pelo pão integral é um hábito que contribui bastante com o emagrecimento, principalmente durante o inverno.

Pão de sal engorda

Foto: Shutterstock

Uma dica para a refeição ficar ainda melhor é torrar pedaços pequenos de pão integral e comer com uma margarina light. Além do pão, procure também substituir o açúcar refinado pelo açúcar mascavo quando for necessário.

7. Arroz branco

Rico em carboidratos, o arroz branco também poderá ser substituído pelo arroz integral para refeições mais saudáveis. Os alimentos integrais não sofreram as modificações que ocorrem no processo de industrialização, o que faz com que sejam mais benéficos ao organismo e tenham uma composição maior de nutrientes e fibras.

Arroz engorda

Foto: Shutterstock

Tudo que você puder substituir por uma versão integral não pense duas vezes. Mesmo que não pareça muito bom no começo, você deverá se acostumar com o tempo e irá apreciar mais o consumo de alimentos integrais do que as versões industrializadas.

8. Comidas pesadas

Alguns eventos sociais podem acabar com qualquer dieta durante o inverno. Feijoadas, aniversários em pizzaria, pastelaria, hambúrgueres e outras comidas calóricas e pouco nutritivas acabam fazendo parte da rotina de muitas pessoas.

Amigos comendo pizza

Foto: Shutterstock

Quando receber um convite para um local desses, vá festejar o evento, mas com a consciência de que deve se alimentar com moderação. Coma alguma coisa antes de ir para não chegar ao local com muita fome e veja quais são as opções mais saudáveis no cardápio.

Por Ana Paula Bretschneider / Edicão: Dona Giraffa

Loading...
Seja o primeiro a comentar em Oito alimentos para evitar durante o inverno e não engordar na estação

Deixe seu comentário

Publicidade
Curta nossa fan page no Facebook
Publicidade
Publicidade

Não espere o futuro mudar tua vida, porque o futuro é a consequência do presente... Racionais Mc's