10 razões para você adotar um cão ao invés de comprá-lo

Há mais cães precisando de lares do que famílias dispostas a adotar um companheiro de quatro patas no Brasil. Este problema, que já dificulta a adoção, não é o único obstáculo que milhares de cães abandonados encontram para sair das ruas.

Entre as pessoas que querem um animal de estimação, muitas preferem comprar em pet shops ou em classificados ao invés de adotar gratuitamente. Há muitas razões para esta escolha, como a raça do animal e até mesmo a impressão de que um pet shop irá conceder um cão de “qualidade”.

Mulher segurando a pata do cão

Foto: Shutterstock

Há também uma questão cultural na compra de animais, já que muitas pessoas pensam primeiramente na raça que gostariam de ter e onde comprá-lo, sem nem ao menos refletir sobre a possibilidade de tirar um animal abandonado das ruas.

Outro problema que leva a compra de animais também é o preconceito com cães sem raça ou mestiços. A ideia de que esses cães podem não ser saudáveis ou serem agressivos é equivocada, uma vez que muitos cães de ruas se mostram ainda mais dóceis de que animais vendidos, que podem ser temperamentais e apresentarem problemas referente ao local de criação.

Para quem ainda tem dúvidas se vale a pena ou não adquirir um cão gratuitamente ao invés de comprar um animal, veja abaixo os 10 principais motivos para você economizar na hora de escolher um bichinho de estimação.

1. Há milhões de cães precisando de um lar

Como já foi dito acima, a quantidade de cães que esperam por um lar é muito superior ao número de lares dispostos a levar um peludo para a casa. Você não precisa necessariamente tirar um animal das ruas por conta própria, mas pode colaborar com associações que fazem este trabalho.

Ao conhecer uma associação, é possível encontrar animais resgatados que foram vacinados, castrados e esperam ansiosamente por uma família. Se você visitar um pet shop e uma associação, talvez goste tanto dos cães disponibilizados para adoção quanto dos animais de raça.

2. A afinidade vale mais do que a raça

É comum que as pessoas acabam seguindo o apelo do “bonitinho” e “fofinho” na hora de escolher um animal. Principalmente para quem quer um filhote, ver os animais de raça ainda pequenos pode encantar e fazer com que sejam vendidos com muita facilidade.

Cachorro adotado

Foto: Shutterstock

No entanto, a afinidade com o animal é o que vai mostrar como será a vida na companhia do peludo. Não adianta adquirir um cão apenas por beleza e, mais tarde, acabar tendo dificuldades na criação. Se você se der a oportunidade de conhecer locais para adoção, provavelmente irá se encantar com a personalidade e estilo de muitos cães que são tão valiosos quanto os de raça.

3. Comprar não dá garantia de um cão saudável

Há muitos criadouros de animais preocupados apenas com o dinheiro, o que causa a cruza irresponsável dos cães, além de condições precárias de criação. Ao comprar um cão, você poderá adquirir um animal que parece “bonitinho”, mas que sofreu maus tratos e possui uma série de deficiências genéticas.

4. Ao comprar, você contribui com uma fábrica de animais

Cada vez que você cede ao apelo do “bonitinho” você contribui com o lucro de criadouros e ajuda a manter esses locais em funcionamento. Além de não ter a certeza de adquirir um cão saudável, você estará deixando de adotar um animal abandonado que poderia ser o companheiro ideal para a sua família.

5. Um cão comprado poderá ter mais problemas que um adotado

Quem nunca comprou um cão em pet shop e depois teve problemas para criá-lo? O cão não necessariamente será dócil e carinhoso por ter sido comprado. Você pode adquirir um cão com problemas genéticos e ser incapaz de fazer com que o animal se adapte dentro de casa, por uma série de motivos.

Ao adotar, você poderá ter a certeza de adquirir um animal dócil, já que as pessoas que resgataram conhecem a personalidade do peludo. Mesmo que não seja um filhote, é possível se apegar facilmente a um cão de rua. Se você for na casa de alguém que adotou, provavelmente irá se encantar com os animais resgatados.

6. Ao adotar, você pode estar salvando uma vida

Dar um lar a um cão abandonado não é apenas uma boa ação, mas uma forma de salvar uma vida. Muitos Associações, por falta de recursos financeiros, acabam devolvendo animais as ruas quando não conseguem um dono para eles. Nas ruas, os cães estão a mercê de diversos perigos e muitos acabam sendo atropelados ou maltratados por pessoas desconhecidas.

Cachorro abandonado

Foto: Shutterstock

7. Raça não é sinônimo de qualidade

Tire da cabeça a ideia de que a raça é garantia de qualidade. Um cão de raça pode não ser da maneira que você espera, pois tudo vai depender das condições de criação e da origem do animal. Além disso, dizer que o cão da raça X se comporta do jeito Y é algo que as vezes está muito longe da realidade.

8. Há cães de todos os tipos para a adoção

É quase impossível que você não encontre o cão ideal em locais de adoção e até mesmo nas ruas. Para quem está disposto a adotar, as opções são quase infinitas. Você pode escolher um cão de porte pequeno, médio ou grande, de cores diferentes, tipos de pelo diferentes e o mais importante: personalidades distintas.

Cachorro triste

Foto: Shutterstock

9. Você poderá economizar muito adotando

Ao invés de investir R$1.000 em um cão, pagar vacinas, castração, remédio de vermes e outras coisas, você poderá adquirir um cão gratuito que já vem vacinado, castrado e sem vermes. Além de reduzir o gasto inicial com o animal, um cão de rua poderá deixar você muito mais satisfeito do que um cão de raça que você não sabe de que tipo de local veio.

10. Adotar ajuda a solucionar um grande problema social

Quanto mais pessoas estiverem dispostas a adotar, mais comum se tornará este costume, o que deve quebrar com o tempo o preconceito que ainda existe com animais de rua e a falsa imagem de “qualidade” relacionada aos cães de raça.

Cachorro na praia

Foto: Shutterstock

Além disso, você ajuda a reduzir a problemática de cães abandonados, permitindo que mais animais tenham a possibilidade de viver uma vida digna e em um local em que serão amados e bem cuidados.

Por Ana Paula Bretschneider / Edicão: Dona Giraffa

• Saiba onde adotar um animal de estimação

2 Comentários em 10 razões para você adotar um cão ao invés de comprá-lo
  • Silvia Morgana Siqueira da Silva disse:

    Temos 05 cães adotados mais um que nos foi doado, no total de 06. Todos vieram ao nosso encontro. Na verdade que que nos adotam são eles mesmo. Eles são nossa alegria, nossa terapia, não conheço AMOR maior, de forma gratuita, se haver cobranças e nem pedir nada em troca. São 04 meninas e 02 meninos. São eles: Thor, Moacir, Donatela, Lupy, Pituca e Menina. Todos possuem o mesmo tratamento, a mesma comida, os mesmos shampool e as mesmas gulosemas. A pouco tempo, abandonaram na nossa loja uma gatinha, colocamos o nome dela de Nina, é uma graça! mandamos castrar e também está conosco. Todos são muito importante à nossa vida. não gosto de imaginar numa situação pela qual não contatemos mais, algum deles. São todos muito carinhosos, cuidadosos, saudáveis, enfim, tudo de bom. Falo com propriedade, adote um animal, não perca tempo, eles tem muito a nos ensinar. Nos ensinam um amor que não há desigualdade. É bom demais. Não peca tempo. Obrigada. Bjs. Silvia e Milton.

  • Débora Cortizo disse:

    Adote um cão só vai te trazer felicidade. Eu estava fazendo tratamento de depressão e sempre triste, quando um certo dia passei numa rua movimentada e vi uma cadelinha pequenina toda desorientada indo de um lado para outro, por pouco não foi atropelada. Trouxe a para casa há três anos e só me trouxe alegria melhorei da depressão, hoje sou outra mulher. A meg apareceu no condominio onde moro, estava prenha, toda suja, uma chuva, não tive dúvida, coloquei para dentro do meu apartamento,ela teve os filhotes, consegui doa-los, castrei, e posso afirmar mais uma alegria na minha vida e olha que moro em apartamento. Não sabia que duas cadelinhas iriam me fazer tão bem, é muito amor, companheirismo, um amor indescritivel…. adote o seu também

  • Deixe seu comentário

    Publicidade
    Curta nossa fan page no Facebook
    Publicidade
    Publicidade

    Como fica forte uma pessoa quando está segura de ser amada! Sigmund Freud