Fracasso na dieta: conheça os erros de quem não consegue emagrecer

Não é fácil emagrecer e, para muitas pessoas, perder peso significa mudar completamente de hábitos alimentares e abandonar costumes não saudáveis que já estão enraizados na rotina. Nem todos conseguem apostar em um novo estilo de vida e, a dificuldade de mudar hábitos acaba condenando muitas dietas ao fracasso com o tempo.

Erros na hora de perder peso

Foto: © Depositphotos

No entanto, quem resolve se concentrar no desejo de emagrecer, pode conseguir através da disciplina e força de vontade. Muitas pessoas que já emagreceram e conquistaram um novo estilo de vida, não trocam a rotina saudável de agora pelos hábitos antigos.

Por mais que o processo de emagrecimento seja difícil, os resultados podem ser compensadores e a diferença não é percebida apenas no peso e no tamanho das roupas. Adotar hábitos saudáveis na rotina também garante maior qualidade de vida, disposição diária e sensação de bem-estar no dia a dia. Veja quais são os principais erros que levam as tentativas de emagrecimento ao fracasso:

1. Falta de disciplina

O maior desafio de uma dieta costuma ser os primeiros dias. É preciso de insistência para que a mente se acostume com um novo hábito e, se o usuário desiste logo no começo, a tendência é voltar para os hábitos antigos.

A falta de disciplina provoca o fracasso para muitas pessoas, pois impede que uma dieta seja seguida de forma adequada. Você começa a se alimentar de uma forma saudável e logo faz “intervalos” de tempo, voltando para a rotina de antes. O mesmo também vale para quem inicia atividades físicas e faz longas pausas após um tempo.

2. Troca-troca de dieta

Para emagrecer, o melhor caminho é escolher uma dieta saudável e seguir o cardápio continuamente. Muitas pessoas ficam ansiosas para perder peso e começam a apostar em dietas diversificadas, seguindo o programa que prometer mais rapidez e menos sofrimento na perda de peso.

Perder peso com dietas

Foto: © Depositphotos

Além de acabar adotando métodos prejudiciais ao organismo, este erro impede que um hábito seja adotado, pois há sempre uma variação. Quem troca de dieta a cada duas semanas tende ao fracasso e também a desistência após um período de tentativas frustradas.

3. Métodos errados

Há muitos métodos para emagrecer e novas opções surgem no mercado todos os dias. Na hora de decidir uma dieta a seguir, é preciso ter muito cuidado com as propagandas de emagrecimento que prometem perda de peso rápida e fácil. Estes programas podem prejudicar a sua saúde e não correspondem ao melhor caminho para emagrecer de verdade.

Mulher fazendo dieta errada

Foto: © Depositphotos

Para apostar em um método correto, vale a pena procurar um nutricionista para elaborar um plano novo de rotina alimentar. O profissional irá ajudar você a medir o consumo e gasto calórico, escolhendo uma dieta que seja capaz de reduzir o consumo diário de calorias sem prejudicar a nutrição do organismo.

4. Dietas temporárias

Iniciar uma dieta com a ideia de que irá parar assim que emagrecer é um erro muito comum entre pessoas que estão tentando perder peso. Algumas dietas que prometem perda de peso rápida podem cumprir com o objetivo de fato, no entanto, se não for saudável, o usuário terá que lidar com as consequências negativas e não poderá seguir o plano continuamente.

Dieta com efeito sanfona

Foto: © Depositphotos

O resultado disso é que, em muitos casos, a pessoa consegue emagrecer por meios não recomendados e, quando alcança o objetivo, volta para a rotina de antes. Este erro provoca o famoso efeito sanfona e, em pouco tempo, os quilos perdidos são recuperados novamente, provando uma ineficiência no método escolhido.

5. Perda de paciência

Emagrecer envolve muitos sacrifícios, principalmente alimentares. O usuário passa a deixar de comer muitas coisas que gosta para consumir alimentos saudáveis, mas pouco apetitosos. Para algumas pessoas, a vontade de comer o que quer acaba sendo mais forte do que o desejo de emagrecer, o que coloca um fim na dieta no meio do caminho.

leia também

Veja 10 erros que você deve evitar na hora de emagrecer
Confira algumas dicas para perder peso naturalmente (Dieta sem remédio)

Perder a paciência é comum e, nestes momentos, é necessário repensar as ideias e os objetivos. Muitas vezes, o emagrecimento não é necessário por uma questão estética, mas principalmente pela saúde. Ao insistir em uma vida mais saudável, você poderá aproveitar outros benefícios e se orgulhar da nova vida mais tarde.

6. Tentações diárias

Não é fácil deixar para trás doces, alimentos gordurosos e comidas apetitosas, mas muito calóricas e pouco saudáveis. Por mais que você tente passar longe dos alimentos atrativos, sempre surge uma reunião, um aniversário em uma pizzaria ou outro evento que acaba estimulando ainda mais as tentações.

Boicote na dieta

Foto: © Depositphotos

Ceder a essas tentações diárias também provoca o fracasso na dieta, pois o usuário coloca um bloqueio ao desapego. Mesmo que você pense que um chocolate de vez em quando não faz mal, a atitude de comer o chocolate um dia provavelmente irá influenciar você a comer o doce em outras ocasiões.

7. Boicote a atividade física

Emagrecer não depende unicamente da alimentação, mas também da capacidade de queimar o estoque de gorduras no corpo. Isto significa que, além da dieta, é preciso dedicar um tempo para atividades aeróbicas e, para quem quer um corpo malhado, também a musculação, o que não é nada fácil para muitas pessoas. (6 exercícios físicos que mais queimam calorias )

Atividade física

Foto: © Depositphotos

Há pessoas que conseguem manter uma dieta, mas possuem dificuldades em deixar hábitos sedentários para adotar uma vida mais ativa. Se você iniciar um plano de exercícios em uma semana e largar na outra, provavelmente não poderá conferir os resultados na queima de calorias e será mais difícil se livrar da gordura acumulada pelo corpo.

Por Ana Paula Bretschneider / Redação: Dona Giraffa

• Conheça os perigos dos medicamentos para emagrecer

Seja o primeiro a comentar em Fracasso na dieta: conheça os erros de quem não consegue emagrecer

Deixe seu comentário

Publicidade
Curta nossa fan page no Facebook
Publicidade
Loading...
Publicidade

Como fica forte uma pessoa quando está segura de ser amada! Sigmund Freud