Saiba como cuidar de uma tatuagem nova

Uma tatuagem nova sempre causa grandes expectativas e ansiedade, principalmente para quem está fazendo pela primeira vez. Não é fácil escolher o que tatuar, o tamanho da imagem e o local desejado no corpo. (Modelos de tatuagens femininas meigas e pequenas) Por ser uma decisão para toda a vida, muitas pessoas se sentem inseguras e demoram até de fato efetuar a tatuagem que gostariam.

Tatuagem de âncora

Foto: © Depositphotos

Após passar por todo o processo de decisão chega a hora de enfrentar as sessões no tatuador, que podem ser curtas ou longas de acordo com o tamanho e pintura da tatuagem escolhida. Esta fase costuma causar mais preocupações, principalmente com a dor que é provocada em algumas regiões específicas do corpo. (Preço médio das tatuagens femininas)

Se você já passou por tudo isso e já está com a tatuagem feita, o momento pode ser de alivio e curiosidade. No entanto, o trabalho não acaba na última sessão e a parte principal vem a partir da conclusão da tatuagem. Agora que você está com um desenho fresco na pele, é preciso tomar muitos cuidados para que a cicatrização ocorra sem complicações.

1° Passo: higienização

Como a tatuagem trata-se de uma ferida na pele, a higienização adequada é essencial para que ocorra uma cicatrização rápida e sem infecções. Na hora de limpar a região, tenha preferência por sabonetes antibacterianos, pois dificultam a entrada de bactérias na pele afetada pela tatuagem.

Ao finalizar o desenho, o tatuador provavelmente irá deixar a sua tatuagem com todos os cuidados necessários. Inicie a limpeza da área a partir do dia seguinte à sessão e mantenha todos os cuidados até que a pele esteja totalmente cicatrizada, sem nenhuma casquinha. A limpeza poderá ocorrer uma vez ao dia e você pode fazer isto durante o banho.

Tattoo

Foto: © Depositphotos

Cuidados:

• Evite a tentação de retirar o filme apenas para “espiar” a tatuagem, este procedimento pode causar alguma infecção na área com a entrada de bactérias.

• Nunca puxe as casquinhas formadas, pois isto retarda o processo de cicatrização e deixa a pele vulnerável a inflamações.

• Não use qualquer sabonete para limpar a pele e evite principalmente os que possuem aroma. O melhor é um sabonete antisséptico ou neutro.

2° Passo: tratamento

Além do processo de limpeza, outros cuidados devem ser tomados para que a cicatrização ocorra mais rápido e de forma segura. Um desses cuidados é sempre passar uma pomada cicatrizadora ou antibiótica na pele tatuada. O Aftercare tattoo buriti é um creme muito utilizado, melhora a elasticidade da pele evitando o ressecamento e estimulando o processo de cicatrização.

Sempre passe a pomada após a limpeza no banho e, se tomar banho no início do dia, procure reforçar a pomada também antes de dormir. O creme poderá ser passado de uma à três vezes ao dia. Já o filme plástico deverá ser trocado sempre que ocorrer a limpeza da pele. No entanto, é possível deixar o mesmo filme por até três dias, sendo este o limite máximo para que a ferida não infeccione.

Fique atento:

• Evite a exposição da pele tatuada ao sol e a retirada do filme plástico sem necessidade. (Cuidados que devem ser tomados com a tatuagem no verão)

• Cada vez que for higienizar, cuide se não há inchaços na pele ou formação de pus, que são os sinais de infecção.

• Controle também a vontade de coçar a pele para que não atrapalhe o processo de cicatrização.

• Se houver algo de anormal, procure um dermatologista para ver se não há uma infecção ou reação alérgica.

3° Passo: erros que você deve evitar

O processo de cicatrização de uma tatuagem costuma ser tranquilo para a maioria das pessoas, sendo que alguns conseguem se recuperar mais rapidamente do que outros. No entanto, pequenos erros diários no cuidado da pele podem provocar irritações ou infecções na região.

Mulher Tatuada

Foto: © Depositphotos

Embora haja uma ansiedade para mostrar a novidade aos amigos e expor a tatuagem na rua, lembre-se de que é preciso tomar todos os cuidados com muita seriedade no primeiro mês após a última sessão. Evite tirar o filme para mostrar o desenho a outras pessoas e mantenha a tatuagem protegida durante todo o tempo.

Evitar locais como praia para que não haja contaminação da pele é fundamental. Se for possível, mantenha sempre o local da tatuagem coberto com roupas enquanto estiver na rua e mexa na pele apenas quando for a hora da higienização. Evite tocar, espiar, coçar, apertar ou fazer qualquer outra coisa que exponha a pele a riscos.

4° Passo: alimentação

Engana-se quem pensa que a alimentação não é afetada após fazer uma tatuagem. Falta de cuidados com a dieta pode provocar reações alérgicas na pele, por isso é preciso ter atenção com os tipos de alimentos que são ingeridos no período de cicatrização da tatuagem e recuperação da pele.

Pelo menos durante um mês após a tatuagem, evite ingerir alimentos que sejam muito gordurosos e condimentados. Este tipo de comida pode provocar alergias e atrapalhar o processo de cura das feridas. Além disso, procure manter uma dieta balanceada, sem exageros nas quantidades.

No geral, é possível comer quase todos os alimentos, desde que haja uma moderação. Ingerir demais um doce ou uma comida muito forte pode causar algum problema que afete também a pele. No entanto, cada organismo tem o seu tempo de cura e, enquanto que algumas pessoas passam por esta fase de forma tranquila, outros podem ter mais problemas na cicatrização e sensibilidade na alimentação. (Alimentos que prejudicam a tatuagem)

Por via das dúvidas, vale a pena seguir todas as regras à risca e evitar que alguma complicação provoque transtornos e dificuldade na cicatrização. Se todos os cuidados forem tomados, é possível que você perceba rapidamente um progresso e possa expor a tatuagem ao mundo em poucas semanas.

Por Ana Paula Bretschneider / Redação: Dona Giraffa

• Os seis erros mais comuns ao fazer uma tatuagem

Loading...
Seja o primeiro a comentar em Saiba como cuidar de uma tatuagem nova

Deixe seu comentário

Publicidade
Curta nossa fan page no Facebook
Publicidade
Publicidade

Tão bom morrer de amor e continuar vivendo. Mario Quintana