Sugestões de nomes para o seu gato

Apelidar um bichinho de estimação é uma tarefa divertida e complicada ao mesmo tempo. Mais complexa do que parece, a ideia de colocar um nome em um gato pode criar confusão na família toda e causar até mesmo briga pelas diferenças de ideias e opiniões. Até que o nome mais adequado surja, o assunto pode gerar uma longa discussão em casa.

Gatinho pequeno

Foto: © Depositphotos

Se é o seu primeiro gato ou primeiro animal de estimação, a novidade acaba criando mais confusão do que o normal. Querendo ou não, ter um gato causa mudanças na rotina, pois é uma vida para se preocupar, alimentar, fazer companhia e passar bons momentos. Apesar dos gatos serem mais independentes que os cães, o bichinho sempre cria apego e transforma a vida dos seus donos.

A simples ideia de adotar um gatinho já causa dúvidas com relação ao nome do animal. Muitas famílias começam a pensar no apelido antes mesmo de trazer o felino para a casa, o que nem sempre é a melhor escolha. Tamanho, características e personalidade do animal podem contribuir com a escolha, o que deixa claro que não há necessidade de pressa em apelidar o felino.

Características físicas

Há muitos nomes inspirados em características físicas e, a fisionomia do seu gato poderá dar uma luz na escolha do nome. Você pode colocar um apelido que envolva a forma física, a cor, o aspecto do pelo, ou até mesmo a semelhança do gato com algum animal de filme ou desenho animado. Veja o que considerar e possíveis nomes:

Filhote de gato persa

Foto: © Depositphotos

• Cor do animal: manchado, manchinha, marrom, branca, preta, monokuro (monocromático), leitosa, prata, ferrugem, oncinha, black, algodão, milk.

• Peso: fofura, fofuxa, gorducha, gordinha, redonda, seco, magrelo, salsicha, leitão, espichado, recheio, bola, peludo.

• Semelhanças: Garfield, felix, Tom, hello kitty, manda chuva, frajola, cheshire, bola de neve, outros animais: perna longa, jerry, snoopy, keroppi, pimpão, pooh, jack.

• Associações: algodão doce, biscoito, amora, sol, nuvem, chocolate, amendoim, cherry, pirata, tempestade, chuvisco, corneta, joia, fumaça, espaguete, almondega, salsa, farofa.

Personalidade do bichano

Não há a necessidade de pressa na hora de escolher o nome do seu novo companheiro felino. Lembre-se que você não precisa ter um apelido imediatamente quando encontrar o animal que deseja, pois é possível que o melhor nome surja apenas após o primeiro contato com o gato.

Se você já adotou o bichinho e ainda não escolheu o nome, repare em algumas características da personalidade do animal. O comportamento do gato pode ajudar na escolha, pois possibilita a formação de um apelido que combine com o felino, se adequando perfeitamente as características do gato.

Veja algumas ideias:

Gatas: mimosa, preguiça, dorminhoca, rabugenta, comilona, esperta, lenta, ronron.

Gatos: foguete, comilão, dorminhoco, soneca, faísca, barulho, arisco, cusco, bocejo.

Nomes diversos

Você não precisa necessariamente colocar um nome inspirado em alguma característica física ou da personalidade do animal. Há quem prefira nomes mais estilosos, que não possuem relação com nada mas dão um certo charme ao felino. Há muitos nomes inventados que se tornaram muito comuns, além de outros de origem estrangeira.

Gato cinza

Foto: © Depositphotos

Há pessoas que também preferem colocar nomes humanos aos animais de estimação, o que também não tem problema nenhum. Neste caso, o melhor é escolher um apelido que seja curto, para que o próprio animal consiga lembrar facilmente do nome e possa atender quando for chamado.

No caso de nomes humanos, cuide também para não colocar o nome de pessoas próximas, já que há pessoas que se ofendem quando percebem que os animais de estimação são chamados da mesma forma. Nomes de pessoas menos comuns e algumas variações estão entre as melhores ideias para gatos e outros animais domésticos.

Veja algumas sugestões de nomes para o seu bichinho:

Gatos: Bob, Julian, Ed, Yu, Edgar, Binho, Maumau, Rick, Felicio, Roger, Edvaldo, Terry, Oliver, Gabino, Keny, Kadu, Rody, Andu, Felisbe, Henry, Hique, Flander, Jojo, Yago, Godoy, Tetel, Horácio,Galileu, Nicolas, Noah, Nicolau, Alfredinho.

Gatas: Susy, Sarah, Nanda, Katrina, Katia, Jeny, Jasmin, Judy, Violeta, Esmeralda, Fada, Tena, Tamara, Raira, Tefa, Kisha, Tanda, Fafa, Lidia, Lili, Anabel, Jade, Xuxa, Mia, Laura, Lilica, Yeni.

Como colocar um nome criativo

Inventar um nome novo também pode ser uma boa ideia para colocar um apelido único no seu animal de estimação. Embora muitas pessoas fiquem inseguras com a formação de um novo nome, é sempre possível ter uma excelente ideia seguindo apenas algumas inspirações como base. (Vantagens de se ter um gato como animal de estimação)

Você poderá misturar dois nomes existentes, brincar com letras e sílabas ou até mesmo transformar um nome comum e popular para gatos. Tudo vai depender da imaginação e, nesta tarefa, conte também com a ajuda dos membros da família e outras pessoas que irão conviver com o felino a partir de agora.

Filhote de gato

Foto: © Depositphotos

Veja algumas dicas de como se inspirar para criar um nome diferente:

• Mixagem: tente misturar nomes de conhecidos, de animais de estimação ou até mesmo de celebridades. Vale pegar o início de um nome e terminar com a estrutura de outro apelido para formar um novo.

• Terminações: muitos apelidos são criados apenas com o acréscimo de “y” ou “h” no fim de um nome. Você pode explorar essas terminações em nomes já existentes e inventados para formar um novo apelido.

• Idioma estrangeiro: fala uma língua estrangeira? Que tal pensar em vocábulos aleatórios do outro idioma para formar um nome para o seu gato? Pense ainda em palavras que combinem com o felino para a criação ficar ainda mais personalizada.

• Personagens famosos: você também pode modificar nomes de personagens de filmes e desenhos animados para criar um apelido novo. Mesmo que fique parecido, a criação ainda terá algo de inovador para que o gato tenha um nome único.

Por Ana Paula Bretschneider / Redação: Dona Giraffa

Adotar um gato: Veja 5 dicas antes de ter um

Loading...
1 Comentário em Sugestões de nomes para o seu gato
  • myrtes area leão alves disse:

    Eu tenho um nome lindo para o seu gato (Joony By Good)

  • Deixe seu comentário