Sugestões de nomes antigos para bebês

Eleger um nome para colocar no bebê pode ser muito prazeroso, porém, é uma tarefa que também causa estresse e dor de cabeça. Há muitos casais que ficam cheio de dúvidas, não sabem se optam por um nome moderno, um nome antigo, um apelido composto, curto, longo ou de outras origens.

Gravidez

Foto: © Depositphotos

De fato, a quantidade imensurável de nomes disponíveis para a escolha torna tudo mais complicado, já que eleger o apelido é algo que vai do bom senso e do gosto pessoal do casal e também dos familiares. Há pais que se importam mais em escolher nomes carregados de significados e formais, enquanto que outros querem apelidos leves e recentes.

Se você gosta de nomes antigos, há uma série de apelidos que podem cair perfeitamente para o pequeno. Neste caso, vale a pena conferir a origem e o significado, já que nomes mais velhos possuem também raízes mais fortes. Muitas pessoas se motivam justamente pelo significado do nome que bate com aquilo que o pai e a mãe desejam para a personalidade do filho.

Nomes bíblicos

Os nomes de origem bíblica ainda são muito populares e fazem parte da categoria que nunca sai de moda. Neste caso, o seu filho poderá ter o nome do bisavô e ninguém vai pensar que o nome é velho ou que está em desuso atualmente. Seja religioso ou não, optar por nomes bíblicos pode ser uma ótima escolha. (Sugestões de nomes bíblicos)

Quem é mais religioso sabe também que os nomes estão carregados de significados, o que faz com que muitos tomem a decisão de batizar o filho com um nome originado da Bíblia. Porém, não é preciso ser religioso para isso e qualquer um pode usar o livro sagrado como fonte de inspiração na hora da escolha. Seja nome bíblico ou não, confira algumas sugestões de apelidos antigos que são usados com frequência também nos dias de hoje:

Nomes para meninos

• Alfredo, Antônio, Mateus, Carlos, Mauro, André, Edgar, Aloísio, Itamar, Moisés, Davi, Josué, Manuel, Túlio, Ulisses, Jonas, José, Renato, Vilmar, Fausto, Otávio, Hugo, Jairo, Teodoro, Cláudio, Igor, Yago, Gerson, Ronaldo, Rogério, Roberto, Félix, Alessandro, Jadson, Adriano, Vanderlei, Hector, Gregório, Alberto, Sebastião, Frederico, Fabrício, Timóteo.

Foto bebê lindo

Foto: © Depositphotos

Nomes para meninas

• Eliana, Tânia, Maria, Suzana, Sônia, Sandra, Diná, Carmen, Olivia, Francisca, Teresa, Angelina, Elizabete, Verônica, Lurdes, Elisete, Regina, Silvia, Fátima, Glória, Magda, Eloisa, Albertina, Helena, Elisangela, Esmeralda, Antonieta, Antonela, Giulia, Vanda, Bete, Bárbara, Bernadete, Cassiana, Cássia, Cledi, Madalena, Elaine, Taniara, Poliana, Marta.

Menina com ursinho

Foto: © Depositphotos

Significados dos nomes:

Independentemente da origem, os nomes antigos costumam ter algum significado enraizado, algo que nem sempre existe nos nomes da atualidade. Tanto em nomes bíblicos como nomes indígenas e de outras culturas, há significados que envolvem a natureza, forças naturais e também qualidades ou defeitos. (Os 20 nomes de bebês mais usados e seus significados)

Se você quer colocar no seu filho um nome que tenha um bom significado, vale a pena pesquisar o que os dicionários de nomes dizem com relação as ideias que você tem em mente atualmente. Veja se o nome transmite algo positivo e que seja compatível com os desejos que você tem para a criança. As vezes o significado é a maior motivação para muitos pais na hora da escolha.

Será que é fora de moda?

A principal preocupação de quem quer colocar um nome antigo é se o apelido em questão não está muito fora de moda ou não. Na verdade, há nomes que de fato ficam fora de moda, depois de fazer muito sucesso durante uma ou duas décadas. No entanto, há nomes que se eternizaram e outros que voltam a fazer sucesso depois de um tempo.

Bebê no berço

Foto: © Depositphotos

Não decida o nome pensando se está na moda ou não, pois a criança irá crescer e é possível que o nome mais popular da atualidade também perca força daqui alguns anos. Tudo é muito relativo e, ao escolher um nome antigo, pelo menos você terá a certeza de colocar algo que é conhecido para todo mundo, estando na moda atualmente ou não.

No entanto, cuidado com os nomes antigos que foram “inventados”, como as variações de nomes comuns que se tornaram criações do passado e não existem mais hoje em dia. Os seus avós ou bisavós podem ter um nome que, mesmo na época deles era raro e hoje é algo totalmente fora das escolhas comuns.

Dicas extras:

Escolher com calma o nome do pequeno é o melhor a se fazer, pois as vezes o impulso gera arrependimentos mais tarde. Veja algumas ideias de nomes antigos que sejam do seu agrado, mas também procure por outros tipos de nome para que haja várias opções na hora da escolha. (Nomes de bebês mais populares no Brasil)

Cuide para que o nome não seja estranho ou inadequado, pois é possível que o pequeno tenha problemas no futuro por causa do apelido. Não é fácil escolher, mas, com paciência e dedicação, é possível fazer uma excelente escolha.

Mãozinha linda do bebê

Foto: © Depositphotos

Veja mais algumas dicas abaixo:

• Escolha o nome antigo baseado em alguma origem que seja do seu interesse.

• Verifique o significado para que o nome transmita algo positivo para a criança.

• Peça a opinião de outras pessoas para ver se é válido colocar o nome desejado ou não.

• Evite destorcer nomes antigos e criar variações estranhas para o apelido.

• Veja alguns modelos de nomes compostos e antigos, também pode ser muito bonito.

• Verifique a possibilidade de homenagear os avós ou outros parentes com a escolha.

• Entre em um consenso na família para que todos gostem do nome escolhido.

• Lembre-se que o nome é para toda a vida, não escolha de forma impulsiva.

Por Ana Paula Bretschneider / Redação: Dona Giraffa

Loading...
5 Comentários em Sugestões de nomes antigos para bebês
  • Lucilaine disse:

    Um nome que acho,lino e para menino e João Cabriel ou João Lucas para menina Valetinna Maria Fernanda Emanuella Maria antonia

  • Marcelo disse:

    Posso sugerir para homens, Calebe. Para mulheres, Diana.

  • Maria Eduarda disse:

    Minha filha vai se chamar Mariana ou Ana Maria , em homenagem a minha mãe e eu pq o nome da minha mae é Ana e o meu é Maria , ai vai chamar Ana Maria ou Mariana

  • Roseneide disse:

    Para menino: Adrian Lucas e para menina Mirelly Jaíne

  • mario disse:

    Preciso da vossa ajuda tenho gémeas e ainda não tenho nome.
    de preferência algo que une o nome de Mário e Neusa

  • Deixe seu comentário