Saiba como contar aos seus pais que você está namorando

Você conheceu alguém interessante, começou a gostar dele e descobriu que estava sendo correspondida. Tudo deu certo e vocês iniciaram um relacionamento sério, com muito entusiasmo e expectativas para compartilhar momentos juntos. Porém, estar namorando significa enfrentar também alguns desafios que podem não ser nada fáceis.

Casal Jovem Namorando

Foto: © Depositphotos

Se é o seu primeiro namorado, contar aos pais é a parte mais difícil. Mesmo as meninas com pais mais flexíveis sentem um frio na barriga neste momento e, por isso, é importante que haja algum preparo para evitar complicações e fazer com que os pais se acostumem com a ideia. As vezes a falta de preparo cria problemas que não existiram se tudo fosse feito da maneira certa. (Meus pais não aceitam o meu namoro. O que fazer?)

Apesar de cada situação ser diferente, não enxergar a missão de contar aos pais como algo importante é o primeiro erro que muitas meninas cometem. Além disso, a maneira como o assunto é abordado também pode fazer toda a diferença, pois a atitude da menina poderá causar uma reação negativa nos pais.

Para lidar com essa situação da maneira correta, o ideal é seguir alguns passos e evitar falar diretamente sobre o assunto logo de cara. É preciso ter paciência e mostrar aos pais que você não é mais uma criança e que já está na idade de ter um namorado. Além disso, não deixe de se colocar no lugar deles também para entender as preocupações e mostrar que você é capaz de se cuidar e ter um relacionamento proveitoso. (Existe idade certa para começar a namorar?)

Prepare o terreno

O primeiro passo para ir bem nesta tarefa é analisar as possíveis reações dos seus pais. Claro que você não pode saber como irão reagir antes de dizer alguma coisa, mas pode ter uma ideia pela forma como eles tratam você e por eventuais comentários. Se você ainda é adolescente e os seus pais veem você como uma criança, por exemplo, contar sobre o namoro poderá ser mais complicado.

Conflito entre mãe e filha

Foto: © Depositphotos

Se você tem mais liberdade com o pai ou com a mãe para falar de meninos, é por ai que você deve começar a preparar o terreno. Primeiro toque mais neste assunto, fale sobre o gatinho da sala e veja qual a reação. Se for positiva, você pode até dizer outro dia que vai ao cinema com um menino, por exemplo, antes de revelar que está namorando.

Conforme os seus pais forem se mostrando receptivos com a ideia, o assunto pode evoluir rapidamente. No entanto, troque de estratégia se receber reações negativas com a ideia de você estar gostando ou saindo com alguém no momento. Lembre-se que o mais importante de tudo é que você não seja mais vista como criança, este é o primeiro passo.

Analise a situação

É preciso ter muita paciência e prudência para entender a situação e pensar na melhor forma de agir baseado nela. Há muitas meninas que não vão ter problema nenhum na hora de contar que está namorando e até de apresentar o namorado aos pais, porém, algumas podem enfrentar diversos problemas familiares.

pais mais flexíveis e outros mais rígidos com relação aos filhos e, por isso, as reações podem ser muito diferentes. Se você estiver certa de que eles serão contra o namoro, provavelmente há razões para isso e é preciso entender também o lado deles.

• Será que você não é nova demais para namorar?

• Será que o seu namorado é uma pessoa adequada para você?

Pense também sobre isso.

Escolha o momento certo

Há sempre um melhor momento para revelar que está namorando e é preciso também analisar isso. Você não pode pensar em dizer no próximo sábado à noite, por exemplo, e no momento seus pais estão estressados e pouco receptíveis para falar sobre qualquer assunto. Enxergue também o clima dentro de casa antes de fazer a revelação.

Mãe gritando com a filha

Foto: © Depositphotos

Você não precisa fazer um anúncio para toda a família. Em muitos casos, o melhor é contar para o familiar mais íntimo primeiro, ouvir a opinião e pedir a ajuda desta pessoa. Se a sua mãe é mais flexível, por exemplo, conte para ela primeiro e veja se ela consegue preparar o seu pai para receber a notícia.

Se você tiver o apoio de pelo menos um familiar, o problema será muito menor. Porém, se todos na sua família rejeitarem a ideia do namoro, talvez haja bons motivos para isso e tente entender ao invés de declarar guerra contra as pessoas que mais amam você e só querem o seu bem.

O que não fazer?

Há uma porção de erros que são cometidos na hora de contar aos pais que está namorando. Esses erros envolvem a maneira como a revelação é feita, o momento, o local e as palavras utilizadas. Se você contar que está namorando com um tom intimidador, por exemplo, a possibilidade de ser contrariada é muito maior.

Menina pensando no namorado

Foto: © Depositphotos

Veja abaixo os principais erros que devem ser evitados:

• Não apresente o namorado logo de cara, só faça isso depois que os seus pais concordarem em conhecê-lo.

• Não escolha um momento de tensão e estresse para tocar no assunto, a falta de humor pode gerar uma briga desnecessária.

• Não intimide os seus pais, evite dizer coisas como “estou namorando e se vocês não gostarem não vai mudar nada”. Frases ameaçadoras podem estragar tudo.

• Não responda as perguntas de má vontade, mostre seriedade para tratar do assunto.

• Não aposte na sorte na hora de contar algo tão importante. Prepare os seus pais primeiros e tenha uma ideia de como eles irão reagir antes.

Por Ana Paula Bretschneider / Redação: Dona Giraffa

• 14 dicas para conquistar o gatinho que você gosta

Loading...
3 Comentários em Saiba como contar aos seus pais que você está namorando
  • Èrika disse:

    Eu estou namorando com um cara mas não sei como contar isso para minha mãe pq ela e muito brava e nos não conversa sobre essas coisas se nos quiser aprender temos q aprender sozinho o q eu faço ???

  • Lisiane disse:

    Foi útil, estou passando por isso, mas vai dar tudo certo!

  • alguémcomproblemas disse:

    Eu ja passei por isso, ja namorei sério, durou 2 anos e meio, mas acabamos indo por caminhos diferentes, eu não tenho liberdade para falar com os meus pais sobre nada, e o lema deles é “ninguém serve pra mim”, tenho 17 anos e realmente não pq, mas não tenho boa relação com eles, eu conheci um rapaz a 1 mês, e talvez, só talvez pode dar certo, só queria ter mais liberdade com a minha mãe, pq aos 17 anos eu vivo trancada em casa sem sair para lugar nenhum, e quinta que será meu aniversário eu não vou poder sair com meus amigos para comemorar, gostaria que eles confiassem em mim, que eles me dessem mais liberdade

  • Deixe seu comentário