Nomes simples para bebês: sugestões e dicas

Escolher um nome para o bebê é um dos momentos mais gostosos da gestação, embora as futuras mamães fiquem cheias de dúvidas e inseguranças. De fato, a escolha do nome é uma grande responsabilidade, já que irá marcar a vida do pequeno para sempre e poderá trazer diversas influências no futuro da criança.

Gravidez Boy ou Girl

Foto: © Depositphotos

Por esse e outros motivos, muitos pais possuem a preferência por nomes simples, já que são fáceis de lembrar, escrever e não podem ser motivo de problemas no futuro. No entanto, ainda dentro dos nomes considerados simples, há um mar de escolhas e a decisão pode ser muito difícil.

Muitos pais já possuem uma ideia de pelo menos um ou dois nomes que gostariam de colocar na criança. Para escolher o melhor apelido, utilizar essas sugestões que agradam para pedir a opinião de amigos e familiares pode ser uma boa ideia. Desta forma, mais pessoas conseguem participar deste momento tão especial que é a gravidez.

Para os casais que ainda não possuem nenhuma ideia de que nome colocar no bebê, preparamos uma lista de sugestões de nomes simples e bonitos, para que os pais possam se inspirar e fazer a melhor escolha. Confira a lista com nomes de meninas e meninos e anote aqueles que parecerem mais bonitos para o seu filho.

Nomes para meninas:

• Bruna, Clara, Fernanda, Ana, Daniela, Maria, Isabela, Isabel, Júlia, Juliana, Carla, Caroline, Eduarda, Gabriela, Monique, Natália, Vanessa, Bianca, Beatriz, Luísa, Laura, Letícia, Rafaela, Tamires, Franciele, Fabiana, Amanda, Alice, Aline, Tatiana, Gisele, Vitória, Valentina, Ângela, Manuela, Marcela, Michele, Camila, Patrícia, Priscila, Sabrina, Jaqueline, Jasmine, Marina, Talita, Keli, Helena, Sofia, Alessandra, Alana, Angélica, Liliana, Paula, Débora, Karen, Érica, Cláudia, Andreia, Jéssica, Bárbara, Brenda, Paola, Cíntia, Luana.

Menina lindinha

Foto: © Depositphotos

Nomes para meninos:

• Felipe, Bruno, Diego, Rafael, Eduardo, Yuri, Lucas, Guilherme, Pedro, João, Thiago, Daniel, Jonatan, Breno, Juliano, Rodrigo, Alexandre, Alex, Maurício, Miguel, Vitor, Willian, Alan, Paulo, Fernando, Matheus, Marcelo, Renato, Júlio, Henrique, Davi, Douglas, Gabriel, Fabrício, Fabio, Adriano, Gustavo, Vinícius, Leonardo, Vicente, Murilo, Anderson, Kauê, Marcos, Leandro, Enzo, Michel, Carlos, Ângelo, Augusto, Antônio, Sandro, Roberto, Márcio, Ricardo, Henry, Julian, Juan, Mário, Nataniel, Moisés, Roberto, Ronaldo.

Menino lindo

Foto: © Depositphotos

Como escolher o nome?

Não é fácil tomar a decisão final quando o assunto é o nome que o filho terá, já que a escolha será definitiva. Por isso, é importante que o nome seja selecionado de maneira democrática, sem prevalecer a opinião da mãe ou do pai do bebê. Além disso, deixar que a família participe deste momento pode ser importante também para escolher o apelido com confiança.

Além de optar pelos nomes simples e mais comuns, é possível também utilizar algumas técnicas na hora da escolha. Não se precipite com apenas um nome e deixe que várias sugestões interessantes façam parte da lista de possibilidades. Deixe que outras pessoas opinem sobre outros nomes, sempre com o julgamento do casal sobre o que é válido ou não para apelidar o bebê.

leia também

Sugestões de nomes curtos para o seu bebê
Nomes de bebês para 2015: veja o que estará na moda

Outra opção é homenagear algum familiar, um costume muito comum em diversas famílias. Sejam os avós ou bisavós da criança, às vezes os antepassados podem acabar se tornando um bom nome para o pequeno e receber rapidamente a concordância de toda a família. Porém, faça isso se as pessoas homenageadas tiverem um nome que não saia de moda, já que muitos apelidos antigos não são mais comuns hoje em dia.

Cuidados com a escolha

Poucas pessoas pensam nas responsabilidades que envolvem a escolha do nome do filho e há muitas mães e pais que acabam optando por algum nome no impulso. Os pais que desejam colocar um nome diferente nas crianças podem cometer diversos erros, como inventar uma grafia complicada para um nome simples ou misturar dois nomes que não combinam para formar um novo.

Mulher grávida escolhendo nome para o bebê

Foto: © Depositphotos

Não há nenhum problema em ser criativo e colocar um nome completamente novo no bebê, desde que essa “invenção” não seja feita de maneira exagerada. Há casos em que os nomes são pronunciados de forma errada a vida toda, além do problema da criança ter que soletrar o apelido para todo mundo.

Outro problema que é o mais grave de todos é quando o nome se parece com algum palavrão ou pode ser rimado ou associado a um. Quando isso ocorre, há casos em que a criança passa a sofrer bullying na escola, desenvolve traumas e problemas sociais. Em raras ocasiões, algumas pessoas tiveram inclusive que pedir a troca do nome na justiça.

Por isso, na hora de escolher, lembre-se de pensar em todos os detalhes para que o pequeno não tenha nenhum problema no futuro. No caso de colocar um nome diferente, peça a opinião para várias pessoas, assim você saberá quais são os riscos e se o nome é bonito ou não de acordo com o senso comum das pessoas mais próximas.

Fique atento nos principais cuidados:

Grafia do nome: se for modificar a grafia de um nome comum e adicionar letras como “k” ou “y”, faça isso com cuidado para que não fique exagerado. Lembre-se que quem terá problemas no futuro será a criança, quando tiver que corrigir as pessoas em documentos oficiais e outras ocasiões.

Sonoridade: repare que o nome desejado não tem uma sonoridade ruim, não rima com uma palavra de baixo calão e não pode ser confundido com uma. Veja também qual a sonoridade completa para que o sobrenome não cause nenhum efeito estranho ou engraçado no nome do pequeno.

Combinações: no caso de nomes compostos ou de misturar dois nomes, veja se a combinação é válida e o que as pessoas pensam sobre o assunto. Lembre-se que o ideal para nomes compostos é que o primeiro nome seja mais curto e o segundo mais longo.

Iniciais: nomes com “A” farão o seu filho ser sempre o primeiro, enquanto que o fim do alfabeto irá causar um efeito contrário. Pode não parecer importante, mas também é algo para se pensar na hora da escolha.

Por Ana Paula Bretschneider / Redação: Dona Giraffa

Loading...
6 Comentários em Nomes simples para bebês: sugestões e dicas
  • CRISTIANE EDILEUZA SILVA disse:

    Meu esposo quer por o nome no nosso filho de Agenor se for menino em homenagem ao seu pai,eu não gosto, estou perdida.

  • Elaine disse:

    Eu gosto de Pietro Henrique.
    Mas, meu marido quer Rafael Fernando !!!
    O que acham????

    • Flavia disse:

      Olá Elaine, porque vocês não tem a junção dos dois?
      São quatro nomes lindos.
      Ex: Pietro Rafael, Rafael Henrique…

    • Anna disse:

      Olá Elaine, como vai? Então primeiro Pietro é só o modo de escrever e se diz Pedro ou é Pietro mesmo? Primeiro fale qual é o nome que vc mais gosta Pietro ou Henrrique…. E veja com o teu marido e pergunta qual que vc gosta mais…. Rafael ou Fernando! Aí vc junta e vê se rima! Por exemplo: Pietro Rafael que rima ou Pietro Fernando! ou Henrrique Fernando ou Henrrique Rafael! Ou então coloque ao contrário o que o seu marido quer primeiro e em segundo o que vc quer.

  • Eric disse:

    Super legal vou escolher o nome do meu filho ano que vem, porque
    só vou engravidar em 2016.

  • Geize disse:

    Olá!
    O que vc acham de Maria Lorenna..!<3
    e Caleb..!<3

  • Deixe seu comentário

    Publicidade
    Curta nossa fan page no Facebook
    Publicidade
    Publicidade

    Amar não é olhar um para o outro, é olhar juntos na mesma direção. Antoine de Saint-Exupéry