Um homem pode mudar por amor?

Uma incógnita no universo feminino sempre foi saber se é possível ou não mudar um homem. Enquanto há pessoas que acreditam nesta ideia, muitas outras alegam que é impossível, pois o amor não é capaz de fazer com que um homem se transforme. No entanto, há muitas mulheres que ainda estão nesta luta e, enquanto algumas conseguem resultado, outras acabam até mesmo desistindo da relação.

Homem dando flores

Foto: © Depositphotos

O tema é complicado e não é possível dar uma única resposta. A verdade é que tudo depende de variáveis, como o que a mulher deseja mudar no homem, o quanto o homem gosta do que faz e o quanto ele mesmo deseja mudar ou não. Não é possível mudar uma pessoa que não vê nenhum problema em seu comportamento, por exemplo.

No entanto, homens apaixonados chegam ao extremo das promessas quando uma mulher ameaça terminar a relação. Se ela não aguenta mais os atrasos dele e falta de responsabilidade no compromisso, por exemplo, o medo de perder a amada pode fazer com que o homem mude de verdade, porém, nem sempre esta mudança é definitiva.

Há vários detalhes pequenos que podem influenciar muito em cada caso. Há mulheres que sim, conseguiram mudar os seus homens por alguma razão, enquanto que outras adotaram uma causa impossível. Porém, ao menos que o defeito dele seja algo realmente prejudicial, o mais correto é aceitar os defeitos e aprender a conviver com eles, já que você também deve fazer coisas que ele não aprova.

Hábitos e personalidade

Há uma linha rasa que difere o que é hábito do que é personalidade e, entender esta diferença é fundamental para encontrar uma resposta para o seu caso. De maneira geral, um homem dificilmente irá mudar se o que incomoda você for um traço da personalidade dele. No entanto, se forem hábitos, é possível que ele consiga substituir esses hábitos ruins por outros melhores.

Um exemplo de personalidade é se você está com uma pessoa que é apaixonada por futebol. Ele troca você frequentemente pelas partidas com os amigos e os jogos na TV. A paixão é grande e você vê ele estressado e preocupado por motivos que não entende, já que você não gosta de futebol. Neste caso, querer mudar o gosto de uma pessoa é praticamente impossível e o melhor é desistir.

-> Confira 10 tipos de homens que não vale a pena investir!

Porém, se o seu caso for algo no dia a dia que ele faça sem perceber, talvez seja possível provocar uma mudança no comportamento com o tempo. Se ele não ajuda você em casa, por exemplo, é preciso criar consciência no rapaz sobre a necessidade de dividir tarefas para que não fique pesado para ninguém. O desafio pode ser muito difícil, mas se ele se conscientizar, a vitória será sua.

Possibilidades

Ao ler até aqui, provavelmente você já descobriu se há chances ou não de mudar a pessoa amada. Se descobriu que é possível, a notícia é excelente, porém, o desafio continua. Ao tentar mudar as atitudes de um homem, muitas mulheres optam pelo caminho errado, criando brigas, discussões e desentendimentos frequentes.

Casal conversando briga

Foto: © Depositphotos

Quanto mais você lidar com esta situação de forma agressiva, piores serão as chances de conseguir algo, já que a base para a mudança é a conscientização dele. Ele tem que entender que há um problema grave, o quanto isso prejudica você e a relação e a importância de se esforçar para mudar e ter uma vida à dois mais tranquila.

Na prática, você deverá entrar no assunto sem clima de tensão e estresse e buscar formas alternativas de abordar o problema de acordo com a sua grandeza. No caso de obter pouco sucesso em todas as tentativas, é preciso refletir sobre como aceitar este defeito e conviver com ele. Ao menos que seja algo destrutivo, como um vício que ele não quer deixar, por exemplo, não vale a pena acabar com uma relação por coisas pequenas.

Como provocar a mudança?

Mudar um hábito de alguém é bastante complicado, porém, é possível obter sucesso através da paciência. Há muitos casos de homens que mudaram totalmente de atitude graças à ajuda de suas esposas, se tornando pessoas melhores.

O mesmo também ocorreu com muitas mulheres, o que prova que é possível sim ajudar na mudança de alguém.

• Seja paciente, nunca grite ou deixe se levar pelo estresse;

• Aborde o problema de formas indiretas, mostrando suas consequências;

• Termine a conversa imediatamente quando estiver se tornando uma briga;

• Se coloque no lugar dele, lembre-se que não necessariamente você tem razão;

• Pense com ele sobre possíveis soluções alternativas;

• Reflita se o problema é realmente tão grave e necessita mudança;

• Em alguns casos, uma ajuda psicológica ou um tratamento pode ser necessário.

Quando é melhor desistir?

O julgamento se o caso tem salvação ou se é melhor desistir é algo que só poderá ser feito por você e isto deve ocorrer no momento certo. Insistir em algo sem solução pode causar o desgaste na relação, atrapalhar a convivência e resultar mesmo no fim da relação por um motivo que talvez não seja tão relevante.

dar um tempo no relacionamento

Foto: © Depositphotos

No geral, entender que não é possível mudar ele é algo que ocorre depois de muitas tentativas frustradas. Você tentou de forma pacifica, mostrou o problema e porque deve acabar e ele não reagiu nenhuma vez de forma compreensiva. Se for um problema causado por uma grande paixão dele, por exemplo, é quase impossível conseguir algum resultado.

Outra situação que é melhor desistir é quando ele faz promessas atrás de promessas, mas é incapaz de cumprir. Este é o caso de um homem que não consegue ser fiel, por exemplo.(Como conquistar um homem galinha?). Você dá uma nova chance e vê pelo desespero dele que desta vez irá mudar, porém, tudo volta a acontecer e a mais prejudicada é você. Neste caso, trata-se de um desvio de caráter que dificilmente será mudado e o melhor é desistir da relação.

Por Ana Paula Bretschneider / Redação: Dona Giraffa

• É possível mudar um homem?

Loading...
Seja o primeiro a comentar em Um homem pode mudar por amor?

Deixe seu comentário

Publicidade
Curta nossa fan page no Facebook
Publicidade
Publicidade

A glória deve ser conquistada; a honra, por sua vez, basta que não seja perdida. Arthur Schopenhauer