Sugestões de nomes para o seu cachorro

É uma grande alegria poder adotar um cãozinho e ter a companhia do animal em casa. O cão deixa o ambiente mais alegre, é uma ótima companhia para as crianças e uma forma de manter-se conectado com a Natureza. Porém, só de trazer um filhote para o lar, os donos já se veem com inúmeras responsabilidades, como vacinas, castração em alguns casos, local para instalar o cão, brinquedos e muitas outras coisas.

Menina com filhote de cão

Foto: © Depositphotos

Entre essas responsabilidades, a tarefa de escolher o nome pode ser cansativa e exigir muita criatividade, além de uma ação coletiva em casa para ter a melhor ideia. Há pessoas que preferem colocar um nome mais criativo e que combine com a aparência do cão, o que faz com que o trabalho para decidir seja maior e envolva sugestões de todos os membros da família.

leia também

Raças de cães indicadas para crianças
Meu cão come lixo, e agora?

Lembre-se que para ser criativo é preciso ser observador, ficar atento nas características do animal, em objetos que lembrem o cão e que podem ser associados a ele. Repare em tudo que o cão faz, como trata as pessoas em volta, qual o tamanho, a cor e características de destaque. Com um pouco de atenção, é possível escolher o nome perfeito sem muita dificuldade.

Para ajudar nesta difícil tarefa, veja algumas dicas sobre como escolher o nome ideal para o seu cão. Além de você poder criar um nome sozinho, veja também algumas sugestões já prontas que podem servir de inspiração ou até mesmo fazer com que você encontre o nome que estava procurando.

Nomes criativos

Colocar um nome original no animal de estimação é bem difícil, mas pode ser menos complicado ao seguir algumas dicas. Você pode misturar dois nomes humanos e criar um nome próprio, ou esperar alguns dias para ver os traços de personalidade do cão e apelidá-lo com alguma característica. Esse é o caso de nomes como “furacão’, “manhosa”, “flash”, “preguiça”, entre outros.

Para colocar um nome criativo, vale também pensar em nomes curtos e que sejam fáceis para o cão memorizar. Lembre-se que o animal irá entender como é chamado e, se o nome for longo e complicado, o aprendizado do cão também será dificultado.

Veja algumas sugestões criativas e nomes que fazem referências:

Filhote de Beagle

Foto: © Depositphotos

Fêmeas:

Bina, Biba, Lua, Amora, Sol, Dara, Lady, Princesa, Clara, Laika, Lara, Lana, Tani, Bani, Sil, Babalu, Fani, Fefa, Vida, Cleo, Kaki, Giby, Teca, Redonda, Gota, Joia, Preciosa, Duda, Bela, Baixinha, Baby, Hanna, Cani, Gia, Tantan, Manteiga, Nina, Mimosa, Madu, Bete, Rosinha, Cremosa, Mel, Vania, Baunilha, Chantily, Branca, Nadia, Lisa, Boneca, Moleca, Dourada, Melada, Panqueca, Rita, Hânia.

Machos:

Biscoito, Panda, Ping Pong, Pato, Linguado, Focinho, Nuvem, Sonho, Pegada, Café, Manchado, Chocolate, Choquito, Lata, Sardinha, Doddy, Doni, Corneta, Pulso, Pig, Piolho, Kurt, Kevin, Eichi, Igo, Jiló, Vendaval, Temporal, Luck, Raspado, Peludo, Pancada, Cinza, Mono, Torta, Goiaba, Sapato, Chulé, Yogurte, Espaguete, Salsicha, Sapeca, Pirulito, Queijo, Pastel, Torrada, Vento, Campeão, Trevo, Dragão, Espantalho, Urso, Teco, Travesso, Espuma, Sorriso, Leite, Bigode, Orelha, Saturno.

Nomes estrangeiros

Você também pode dar um ar gringo ao seu cão e escolher nomes que soam estrangeiros, mesmo que não sejam de verdade. Esses nomes usam letras incomuns em português, como o “K”, “Y” e “W”. Ao escolher esse tipo de apelido, o cão ganha um nome mais charmoso, geralmente curto e que pode cair muito bem ao animal.

Além disso, nomes com aspectos estrangeiros são mais incomuns e podem fazer com que o cão tenha um nome único e facilmente reconhecido. Ao combinar as letras, você também poderá fazer criações próprias, além de homenagear celebridades conhecidas e personagens de filmes e séries.

Veja algumas sugestões:

Cão no parque

Foto: © Depositphotos

Fêmeas:

July, Kate, Viky, Lucy, Pity, Jade, Mary, Jeny, Suly, Judy, Fany, Mara, Magda, Emi, Susy, Sarah, Siri, Yui, Karla, Pocky, Paty, Pani, Puni, Helen, Sofy, Tifany, Agata, Tanie, Kisha, Shanda, Tesha, Sada, Selene, Jolly, Moly, Meg, Rielli, Sandy, Dany, Shita, Xena, Yaya, Kity, Rada, Flan, Ruth,

Machos:

Jony, Jon, Hyon, Dek, Tef, Ash, Shin, Yuki, Rick, Roger, Buck, Teddy, Jack, Scott, Ocelot, Vinny, Will, Willy, Yan, Rudolf, Cilon, Lung, Yu, Scooby, Body, Poco, Sansan, Dino, Duck, Yerk, Klock, Keni, Bocote, Beto, Fonfon, Ruck, Ring, Leco, Lin, Xin, Angus, Especk, Edy, Ugo, Ranso

+++ Sugestões: 140 nomes de cachorro para inspirar você

Dicas gerais

• Escolha nomes curtos para que o cão aprenda facilmente como está sendo chamado. Essa regra é a mesma dos comandos para sentar ou pegar a bolinha, por exemplo, que são sempre palavras curtas.

• Evite nomes muito comuns e generalizados. Esses nomes podem até mesmo causar confusão na hora de chamar o cão em um parque.

• Se você tiver mais cães, não coloque nomes muito parecidos, pois isso pode causar confusão nos animais.

• Não tenha pressa para escolher o nome imediatamente. As vezes esperar um tempo e observar o animal pode fazer com que um apelido surja naturalmente.

Menina olhando para o cão

Foto: © Depositphotos

• Pergunte a amigos e familiares sobre possíveis sugestões de nomes. Pode ser que alguém tenha o nome certo na ponta da língua.

• Procure ser criativo e apelidar o cão com um nome único. Ao fazer isso, você ganha algumas vantagens, como a possibilidade do cão ser rapidamente reconhecido no pet shop ou no veterinário.

• Algumas características como o tamanho do animal, cor, manchas na pele, pelo e outros detalhes podem contribuir com a escolha do nome.

• Coloque uma coleira de identificação no animal, com o nome em um telefone de contato. Lembre-se que é muito comum que os cães se percam e sem a identificação você pode perder o seu companheiro para sempre.

Por Ana Paula Bretschneider / Redação: Dona Giraffa

• Banho em cachorro: saiba como lavar seu cão e que tipo de sabão usar

Loading...
Seja o primeiro a comentar em Sugestões de nomes para o seu cachorro

Deixe seu comentário