Sugestões de nomes curtos para o seu bebê

Um grande desafio durante a gestação, que nome colocar no bebê é uma decisão difícil que pode levar quase todo o período que antecede o nascimento. As vezes pai e mãe não concordam com as ideias e, quando concordam, é possível que toda a família coloque defeito e pressione o casal para optar por um nome diferente.

Mulher grávida

Foto: © Depositphotos

De qualquer forma, encontrar um apelido que agrade a todos é a tarefa mais difícil. Por isso, o mais importante é que o casal chegue a um acordo ou concorde com mais de uma opção de nome, para que o resto da família também possa participar da decisão final. Conte com a opinião de amigos e parentes, mas não deixe que ninguém decida o nome por você.

Para os pais que querem colocar um nome curto no bebê, há diversas opções e as vantagens são numerosas. Os nomes curtos são bonitos, fáceis de lembrar e de escrever, além de ter uma sonoridade parecida com os apelidos carinhosos. Para colocar um nome curto, o ideal é escolher algo que não tenha mais do que cinco letras e que seja fácil de falar e escrever.

No entanto, é preciso ter cuidado para que o nome não fique com cara de nomes dados aos animais de estimação. Lembre-se que um nome inventado tem mais risco de causar este problema e poderá prejudicar a criança no futuro. Por isso, pergunte a opinião de várias pessoas antes de tomar a decisão final. Para ajudar na escolha, confira abaixo algumas sugestões de nomes curtos para meninos e meninas:

Nomes para meninas:

• Ana, Julia, Luísa, Lara, Lana, Lia, Laura, Bete, July, Maria, Marta, Jade, Karen, Kely, Sara, Sofia, Bia, Bruna, Helen, Vani, Luna, Kate, Grazi, Dina, Paula, Paola, Tania, Elisa, Lilia, Ester, Sônia, Lola, Carla, Laís, Mari, Mili, Magda, Erica, Helô, Dany, Raisa, Fabi, Naty, Alana, Alice.

Bebê sorrindo

Foto: © Depositphotos

Nomes para meninos:

• Ian, Yuri, Kevin, Cauê, Caio, Alex, Roger, Henry, Erick, Fred, Marco, Bruno, Beto, Breno, Alan, Lucas, Tiago, César, Diego, André, Vitor, Jack, Natan, Edson, Edu, Mario, Cadu, Enzo, Fabio, Will, Edgar, Juan, Júlio, Bino, Paulo, Pedro, João, Jorge, José, Mauro, Hélio, Luca.

Menino lindo

Foto: © Depositphotos

Como criar um nome?

Criar um nome único para colocar no filho também é o desejo de muitos pais, já que o nome pode trazer uma característica única e inconfundível para a criança. No entanto, esta tarefa deve ser feita com muito cuidado, pois criar um nome pode ser difícil e é possível que o apelido do pequeno seja motivo de piadas para outras crianças.

Por esse e outros motivos, optar por um nome curto também na hora de criar algo novo é muito importante. Os nomes curtos permitem que a criança tenha um apelido leve, fácil de pronunciar e que seja bonito. Porém, nunca tome a decisão sozinha sem consultar ninguém, já que pode ser que haja algum problema no nome criado.

-> Os 20 nomes de bebês mais usados e seus significados

Uma dica para inventar um nome novo com maiores chances de acertar na escolha é misturar duas sílabas. É possível misturar uma sílaba do nome do pai com o nome da mãe, por exemplo, e ver como fica o resultado final. Porém, lembre-se que há casos em que essa ideia não funciona bem e, por isso, é preciso analisar com cuidado o nome que for formado.

Origem estrangeira

Nomes de origem estrangeira também são bonitos e você poderá encontrar milhares de nomes curtos de outras nações. É possível fazer a escolha de acordo com o país de descendência da criança e principalmente se o bebê for mestiço entre um casal formado por pessoas de países diferentes.

Nome estrangeiro para o bebê

Foto: © Depositphotos

No entanto, lembre-se que é importante que o nome seja fácil de escrever e pronunciar no Brasil. Se for possível que o pequeno cresça em um país estrangeiro, é interessante que o nome seja adequado para os dois países. De que forma o nome irá influenciar na vida da criança deve ser a primeira preocupação dos pais na hora de tomar a decisão.

Cuidados

Escolher o nome de uma criança é algo extremamente importante e não deve ser feito no impulso. Talvez você tenha uma ideia de um nome que sempre quis colocar no seu filho, porém, pense bem se a escolha é boa e se agrada ao marido e aos familiares. Não tente tomar uma decisão tão importante sozinha e carregar toda a responsabilidade da escolha.

Mesmo que todos se mostrem a favor, pense se há como o nome escolhido trazer problemas para o futuro para a criança. O nome é um presente dos pais aos filhos e irá ser definitivo, por isso, todo o cuidado é pouco na hora de analisar as possíveis sugestões.

Foto pezinho do bebê

Foto: © Depositphotos

• Não escolha no impulso, lembre-se que há milhões de nomes existentes para escolher.

• Só se sinta segura depois que o nome for aprovado na opinião da maioria das pessoas que você convive.

• Evite conflitos familiares por causa disso, lembre-se que tanto o pai da criança como outras pessoas ao redor só estão pensando no que é melhor para o pequeno.

• Se estiver com muitas dúvidas, peça sugestões para o maior número de pessoas possível.

• Confira a grafia do nome, sonoridade e se o apelido não rima com alguma palavra indesejável.

• Confira livros com sugestões de nomes e outros guias que podem aumentar as possibilidades.

• Evite quebrar a cabeça pensando no nome antes de saber o sexo do bebê. Elabore apenas algumas sugestões para ambos os sexos até descobrir se será menino ou menina.

Por Ana Paula Bretschneider / Redação: Dona Giraffa

• Nomes de bebês para 2015: veja o que estará na moda

Loading...
1 Comentário em Sugestões de nomes curtos para o seu bebê
  • Hillo disse:

    Um outro nome curto é o meu husahsuahsuahusha. E diferente rs. HILLO, ILO que significa Rei de Troia.

  • Deixe seu comentário