Os poderes do vinagre: veja como utilizar a substância para limpar a casa

Além de ser muito útil no preparo dos alimentos e muito benéfico para a saúde e para o emagrecimento, o vinagre pode dar uma mãozinha também na hora do faxina. O elemento já é o melhor amigo das donas de casa e pode fazer milagres na hora de tirar a sujeira e deixar a casa brilhando, desde que o usuário saiba bem como utilizar e não exagere nas quantidades.

Mulher fazendo faxina na casa

Foto: © Depositphotos

Há diversos truques com vinagre que já chegaram no conhecimento popular e vem sendo cada vez mais utilizados no dia a dia. Isto porque o vinagre é barato, prático e muito eficiente na limpeza, o que pode acabar com a necessidade de esfregar algo insistentemente ou de utilizar produtos químicos muito fortes e que prejudicam a saúde e causam alergias.

Além disso, o vinagre é uma substância que pode ter presença em diversos cômodos, ajudando a limpar desde o fogão engordurado até os espelhos e vidraças de casa. Há algumas receitas caseiras que misturam outros ingredientes, porém, há muitas formas de utilizar o vinagre de maneira individual e muito prática. Conheça os principais truques para utilizar a substância e veja como o vinagre pode ser útil também fora da cozinha.

Onde usar?

O vinagre pode ser utilizado em praticamente todos os cômodos e em diferentes superfícies, apenas com a necessidade de diluir em água antes de aplicar. Os locais em que não é recomendado a utilização é onde há verniz ou cera, pois pode ser que a substância danifique o material. No entanto, o vinagre costuma ser muito útil de maneira geral e não causa problemas durante a limpeza.

Há vários tipos de vinagre e o principal que é utilizado na limpeza é o vinagre de maçã ou vinagre branco. Estas substâncias naturais impedem que você seja intoxicado pelos cheiros fortes de produtos de limpeza, além de fazer o trabalho da faxina com muita excelência. Principalmente o vinagre de maçã é conhecido ainda por ajudar no emagrecimento e também por fazer bem aos cabelos. (Receita caseira: vinagre de maça para os cabelos)

Veja como usar o líquido:

Vinagre na cozinha:

Com uma mistura de vinagre e água, você poderá fazer maravilhas na cozinha e reduzir muito o tempo e o estresse causado pela faxina. Aplique a mistura no fogão para desengordurar com mais facilidade e deixe de molho nas panelas para conseguir lavar mais tarde sem nenhum problema.

Limpeza no fogão

Foto: © Depositphotos

Para limpar o forno, misture vinagre com água quente e bicarbonato de sódio. Basta utilizar uma esponja na tarefa e o forno ficará limpo em instantes. No geral, é possível utilizar o vinagre nos cantos engordurados e que a limpeza comum não consegue tirar os resíduos com muita facilidade.

Vinagre no banheiro:

No banheiro, o vinagre pode agir na pia, no espelho e no vaso sanitário. O produto faz mais efeito se for despejado com algumas horas de antecedência da faxina, assim depois é só retirar o liquido e ver como o vinagre acabou com a sujeira acumulada. Misture água, vinagre e bicarbonato de sódio e jogue na pia e nos arredores do vaso sanitário para limpar mais tarde.

Mulher lavando o vaso sanitário

Foto: © Depositphotos

O espelho também poderá ficar brilhando com a utilização da substância de forma prática. A mesma mistura de vinagre e água em quantidades iguais é suficiente para limpar de maneira muito simples o espelho do banheiro e de outros cômodos da casa.

Limpando vidraças:

A tarefa de limpar as janelas é complicada e uma das limpezas mais incomodas e demoradas na hora da faxina. Muitas mulheres utilizam diversos produtos nas vidraças e acabam até mesmo prejudicando a saúde com a química contida nos produtos de limpeza. Ao utilizar o vinagre, o trabalho fica mais fácil, natural e também mais saudável.

Mulher lavando as janelas de casa

Foto: © Depositphotos

Com o auxílio de uma esponja, passe vinagre com água nas vidraças para tirar a sujeira. Você poderá também utilizar pedaços de jornais para deixar os vidros brilhando e com um aspecto renovado. Mesmo que a sujeira seja grossa e com manchas, o vinagre costuma funcionar muito bem na limpeza dos vidros.

(Receita: Uma colher de sopa de vinagre branco ou vinagre de maça, 1 Litro de água)

Outros ingredientes poderosos

Acompanhante do vinagre, o bicarbonato de sódio é outro ingrediente poderoso na limpeza e muito eficiente para remover manchas de gordura. Muitas receitas caseiras costumam misturar vinagre com bicarbonato de sódio e água para criar uma fórmula mais potente e capaz de agir rapidamente nos cômodos da casa.

A mistura pode ser útil ainda na limpeza de tecidos, ajudando a retirar o cheiro ruim que fica em almofadas, colchões, tapetes, cortinas e sofás. No caso do bicarbonato de sódio, ele tem praticamente o mesmo efeito do vinagre, podendo ser utilizado na remoção de gorduras pela cozinha, incluindo os eletrodomésticos que ficam manchados e acumulam mal cheiro com o tempo. (10 usos surpreendentes do vinagre e do bicarbonato de sódio para limpar a casa e as roupas)

Dicas:

• Use sempre a mesma quantidade de água e vinagre ou coloque mais água na mistura. Nunca aplique o vinagre puro devido ao cheiro forte.

• O bicarbonato de sódio também deve ser misturado com água na hora de aplicar nos cômodos da casa.

• Cuidado com locais que há pintura, é possível que a substância cause danos e por isso nem o vinagre e nem o bicarbonato de sódio pode ser aplicado em qualquer local.

Mulher fazendo faxina

Foto: © Depositphotos

• Nunca misture os ingredientes com produtos de limpeza, utilize separadamente na hora da faxina.

• Deixe o vinagre agir por um tempo em qualquer local que colocar. Se tirar muito rápido é possível que o efeito seja menor.

• O vinagre de maçã e o vinagre branco são excelentes desinfetantes e podem ser utilizados na faxina com as mesmas funções.

Por Ana Paula Bretschneider / Redação: Dona Giraffa

• Saiba como limpar e tirar manchas da TV, telas de LCD e LED

Loading...
3 Comentários em Os poderes do vinagre: veja como utilizar a substância para limpar a casa
  • Laura Ferreira Vendramin disse:

    Amei a ideia, pois já faz alguns anos que produz vinagre de maçã,mas não tinha conhecimento desse poder na limpeza.

  • Flávia disse:

    Vinagre é vida !
    Eu utilizo o produto para tirar o cheiro dos bichos do sofá e do tapete.
    Elimina os odores e não faz mal aos animais ?

  • maria jose disse:

    Eu uso vinagre p/ limpar o vidro do box do banheiro e tambem p/ dar brilho em panelas…muito bom.

  • Deixe seu comentário

    Publicidade
    Curta nossa fan page no Facebook
    Publicidade
    Publicidade

    Amar não é olhar um para o outro, é olhar juntos na mesma direção. Antoine de Saint-Exupéry