Menstruação com cheiro forte. O que pode ser?

Inevitável e desagradável para a maioria das mulheres, a menstruação é um ciclo incômodo e que causa diversas situações indesejáveis no dia a dia. No entanto, o lado bom da menstruação é que ela é capaz de indicar qualquer problema no corpo feminino, desde distúrbios hormonais até coisas mais sérias como doenças sexuais.

mulher ciclo menstrual forte

Foto: © Depositphotos

Por isso, controlar se o ciclo ocorre no momento esperado, como é o fluxo de sangue, a cor e o odor é algo que pode ajudar muito as mulheres a resolver eventuais problemas de saúde, principalmente no aparelho reprodutivo. Se o seu caso é de odor forte na menstruação, saiba que há diversas razões para isso e a maioria delas não representa algo grave para a saúde. (Menstruação escura: O que pode ser?)

Naturalmente, as mulheres podem apresentar variações no odor do sangue menstrual. Há mulheres que não sentem nada enquanto que para outras um cheiro mais forte é comum. Esta variação existe porque o tecido endométrio desgruda da parede do útero para que a menstruação ocorra e, durante o processo, é possível que aconteça uma decomposição do tecido que explique o cheiro mais forte em alguns casos.

No entanto, a mulher deve estar atenta quando nota uma variação repentina neste odor. Se o problema ocorrer apenas em um ciclo, pode ser algo comum e passageiro. Porém, se você perceber um cheio diferente em cada menstruação, é sinal de que há algo errado com o processo do ciclo menstrual e é importante investigar o problema o mais rápido possível.

Qual o cheiro comum?

Apesar do tecido endométrio passar por processos diferentes que causem um odor natural da menstruação, este cheiro não pode fugir da normalidade. A menstruação deve ter um cheiro comum de sangue, apenas mais forte por vir em maior quantidade. Se você sentir um cheiro muito diferente do sangue comum, pode ser sinal de que há algo errado.

Cheiro forte de menstruação

Foto: © Depositphotos

Na maioria dos casos, as mulheres que são surpreendidas por um cheiro fétido na menstruação reconhecem este odor como algo apodrecido. Esse tipo de cheiro pode ter diversas causas, desde de problemas naturais até coisas mais sérias. Se você sentir um cheiro podre e difícil de justificar, procure um ginecologista para fazer um exame no canal vaginal e ver se não há possíveis infecções.

Causas mais comuns:

Coisas corriqueiras e até maus hábitos podem causar o problema de cheiro forte na menstruação. No entanto, quando não é nada grave, este cheiro não é nada mais do que o odor comum do sangue um pouco mais intensificado. Se você sentir apenas o odor forte do sangue, provavelmente a causa não é nada demais e talvez dispense até mesmo a ida ao médico.

1. Troca de absorvente

Quando a mulher demora muito tempo para trocar de absorvente, pode acontecer um processo de apodrecimento do sangue que fica parado e isso justifica um odor mais forte. Neste caso, o odor é forte principalmente no período da manhã, pois o tempo mais longo que a mulher fica sem trocar o absorvente é durante a noite.

O ideal é trocar o produto a cada três horas para evitar que se acumule muito sangue apodrecido, principalmente se o fluxo for maior. Banhos frequentes também ajudam a amenizar o odor e podem resolver o problema se você não tiver nada mais sério do que isso.

2. Fluxo maior de sangue

Quanto mais sangue, mais possível é acontecer o processo de decomposição do tecido endométrio que causa um odor ruim. Mulheres que possuem um fluxo muito intenso devem ter mais problemas com o odor e devem aumentar também a higiene.

Mulher menstruada

Foto: © Depositphotos

Além disso, fluxo maior obriga também uma troca mais rápida de absorvente para evitar possíveis vazamentos.

3. Infecções na vagina

O caso mais sério que pode ocorrer é quando o cheiro é de podridão, pois pode indicar alguma infecção no canal vaginal. Isto ocorre quando algum corpo estranho fica preso dentro da vagina, sendo contaminado pelo sangue e gerando uma infecção. Restos de absorvente interno e camisinha são os casos mais comuns.

Neste caso, é possível que você sinta dores e que perceba rapidamente que há algo errado dentro do canal vaginal. Se o objeto perdido for recente, em muitos casos basta tirar para resolver o problema. No entanto, quando a infecção já está avançada, é necessário fazer um tratamento com medicações para evitar que o problema se agrave. (Infecções vaginais: Por que acontece comigo?)

Quando procurar um médico?

Cada mulher já está acostumada com o cheiro que a menstruação produz, pois costuma ser o mesmo odor em cada ciclo. Quando este cheiro aparece intensificado, ainda não há nada fora do normal e não há a necessidade de grandes preocupações. Além disso, quando o problema ocorrer em apenas um ciclo, é possível ainda que seja algo dentro do comum.

Consulta Médica

Foto: © Depositphotos

A procura a um ginecologista é fundamental quando o cheiro fugir totalmente da normalidade, como é o caso de um odor parecido com “peixe podre”. Se isso ocorrer, é quase certo que há algum problema no canal vaginal e é preciso fazer um exame para descobrir a causa e iniciar um tratamento. (Odor forte na região íntima – Possíveis doenças:)

Além de cuidar o odor, fique atenta também com o aspecto da menstruação, a consistência e a cor. O sangue deve ser vermelho e não muito escuro ou marrom. Neste caso, é possível que seja sintoma de algo, até mesmo de uma DST (doença sexualmente transmissível). Só um médico poderá dar o diagnóstico correto do que você tem e, por isso, é indispensável procurar um profissional o mais rápido possível.

Por Ana Paula Bretschneider / Redação: Dona Giraffa

• Sinais que o útero dá quando algo não vai bem

Loading...
1 Comentário em Menstruação com cheiro forte. O que pode ser?
  • Edna maria disse:

    Já sou ligada faz 5 anos e 5 que também não fiz prevenção e de vez em quando depois de dias que minha menstruação vai embora vem um líquido marrom e com um mal cheiro forte o que isso Quer dizer que eu estou com câncer de colo de útero mim ajude por favor to com muito medo de fazer exame e acusar isso tenho 37 anos socorrooooooo

  • Deixe seu comentário

    Publicidade
    Curta nossa fan page no Facebook
    Publicidade
    Publicidade

    A glória deve ser conquistada; a honra, por sua vez, basta que não seja perdida. Arthur Schopenhauer