Vale a pena confessar uma traição?

A infidelidade é um problema em crescimento, principalmente entre mulheres. Segundo uma pesquisa virtual realizada em 2010 pela Tendencias Digitales, o Brasil é o país que apresenta maiores índices de traição em toda a América Latina. Os resultados mostraram que mais de 70% dos homens confessaram já terem traído alguma vez, enquanto que 56% das mulheres declararam o mesmo.

Traição no relacionamento

Foto: © Depositphotos

Apesar da pesquisa ter sido feita apenas na internet, vale de referência para ilustrar o quanto a traição já está se tornando algo comum para ambos os sexos. No entanto, o comportamento é condenado pela maior parte da população, inclusive por aqueles que traem ou já cometeram o ato.

Trair é considerado para muitos como um desvio de caráter, porém, há vários perfis de pessoas que traem. No caso das mulheres, muitas buscam outros parceiros por insatisfação com o relacionamento atual. Além disso, há casos de mulheres que traem por vingança e muitas escolhem os amigos do companheiro para cometer o ato. (Uma vez infiel, sempre infiel?)

Antes de mais nada, é importante analisar o que levou a traição. Se você está infeliz com o seu parceiro atual ou se sentiu uma atração irresistível por outra pessoa. Há casos e casos e, se resolver confessar, fique atenta a todas as consequências disso e das grandes chances de você não ser perdoada.

Por qual motivo você traiu?

Enquanto muitos homens costumam trair por não conter o desejo sexual, as mulheres já apresentam motivos mais sentimentais para o ato. Mesmo que você esteja arrependida, as razões da primeira traição podem levar para uma segunda ou terceira. É preciso ter muita coisa em mente antes de decidir confessar algo.

mulher traindo

Foto: © Depositphotos

Diversão: se você traiu por diversão ou por querer uma aventura, as chances do comportamento se repetir são grandes. Analise se vale a pena continuar a relação atual e não faça nada por impulso.

Paixão: se você nunca traiu antes mas se apaixonou por outra pessoa, o caso com certeza foi especial. Porém, não iluda o seu companheiro de agora se perceber que a relação já acabou e que você tem outro em mente. Neste caso, o melhor é terminar sem contar nada.

Insatisfação: se você não está apaixonada pelo amante, mas traiu por estar insatisfeita com o relacionamento atual, há duas opções: tente melhorar o seu namoro buscando coisas novas ou termine a relação. Se a situação está delicada no momento, confessar poderá dar um fim definitivo ao namoro.

Pense nos sentimentos dele

Em qualquer caso, confessar a traição vai causar dor e sofrimento para o seu parceiro atual. Mesmo que você queira fazer isso por consciência pesada, se coloque no lugar dele e pense como seria se ele chegasse para você e falasse que ficou com outra pessoa. Você provavelmente ficaria triste, magoada, ferida e desesperada por culpa dele. Vale a pena deixar o seu namorado assim?

Homem magoado com traição

Foto: © Depositphotos

Além disso, é preciso ter em mente também a questão da confiança. Se ele confia em você atualmente, passará a desconfiar mesmo que você seja perdoada. Ninguém esquece uma traição facilmente e, após contar, você dificilmente conseguirá recuperar a credibilidade com ele novamente.

Se responsabilize pelo ato

Muitas pessoas que traem consegue cometer o ato infiel com tranquilidade. Essas pessoas estão acostumadas e simplesmente não sentem nenhuma consciência pesada pelo o que fazem. Porém, quem sempre condenou traição e acabou se envolvendo com outra pessoa, provavelmente terá mais dificuldade para esquecer o ocorrido.

Se você está pensando em contar, provavelmente é porque se sente mal com o que fez e quer ser perdoada. Porém, a consciência pesada, o arrependimento e a tortura por ter feito algo de errado é total responsabilidade sua. Lidar com esses sentimentos agora é um castigo pelo erro que cometeu.

Em muitos casos, confessar a traição é apenas uma maneira de jogar no parceiro os motivos do ocorrido e buscar um perdão com a finalidade de aliviar a própria dor. Porém, ao fazer isso, você faz com que o companheiro sofra com o seu erro. Se você estiver disposta a não trair nunca mais, talvez seja melhor simplesmente esquecer o episódio e se comprometer em melhorar a relação atual. (Vale a pena perdoar uma traição?)

Faça uma reflexão

Uma simples frase pode mudar todo o futuro de um casal. Contar ou não é algo que você deve decidir depois de pensar muito bem sobre esse assunto. Se resolver contar, não vale falar meias verdades, ocultar as razões e tentar amenizar o ato. A atitude agora é entre esquecer o que ocorreu ou revelar tudo e esperar uma decisão dele.

Mulher traindo namorado

Foto: © Depositphotos

Para ajudar, veja alguns questionamentos que você deve refletir:

• A relação de agora tem futuro?

• Quero corrigir o erro e não trair nunca mais?

• Posso aceitar não ser perdoada e perder ele para sempre?

• Posso aceitar a possibilidade de nunca mais ter a confiança dele?

• Eu gosto do meu namorado ou da pessoa com que me envolvi?

• Estou realmente arrependida pelo o que fiz?

• Em que circunstâncias a traição ocorreu? Foi só uma vez?

• Estou disposta a falar com sinceridade sobre este assunto?

• O que eu posso fazer para conseguir o perdão dele?

• Contar a traição vai realmente aliviar a minha consciência?

• Vale a pena causar sofrimento nele por um erro meu?

• Será que sou capaz de esquecer o que fiz?

• Trai porque estou insatisfeita com o meu relacionamento atual?

• Será que gosto de verdade do meu companheiro?

• Tenho problemas de me relacionar com uma única pessoa?

• Trai uma vez ou fiz isso em todos os meus relacionamentos amorosos?

Por Ana Paula Bretschneider / Redação: Dona Giraffa

E você já traiu? Perdoaria uma traição? Como reagiria mediante a essa situação. Deixe seu comentário:

Será que seu amor é à prova de traição?

Loading...
1 Comentário em Vale a pena confessar uma traição?
  • flavia disse:

    Depende! se você estar pronto pra arcar com as consequências.. sim! eu acho que a verdade tem que ser dita sempre! doa a quem doer, mas.. se você ver que isso vai te fazer um mal sem volta ou pode prejudicar outras pessoas é melhor omitir e pedir perdão a Deus!
    obs. Termine o relacionamento o quanto antes,
    para não repetir a dose!!!

  • Deixe seu comentário

    Publicidade
    Curta nossa fan page no Facebook
    Publicidade
    Publicidade

    Amar não é olhar um para o outro, é olhar juntos na mesma direção. Antoine de Saint-Exupéry