Meus pais não aceitam o meu namoro. O que fazer?

Um drama sofrido por muitas meninas quando começam a namorar é ter o relacionamento rejeitado pelos pais. Seja por falta de confiança no namorado ou por achar que você é nova demais, a falta de aceitação gera brigas em casa, situações de conflito e você acaba sem saber o que fazer.

Namoro proibido

Foto: © Depositphotos

Não é um assunto fácil de resolver e, em muitos casos, os pais podem ter sérios motivos para proibir o namoro. Se você está com uma pessoa muito mais velha, ou que tem algum envolvimento com drogas, por exemplo, é totalmente natural que os pais não aceitem e se afastar do namorado é a melhor escolha. (Existe idade certa para começar a namorar?)

Se você já tem idade o suficiente para namorar, provavelmente já sabe identificar se a pessoa que gosta é um cara legal ou alguém que pode só trazer problemas na sua vida. Se os motivos dos seus pais forem muito sérios, ouça eles e entenda que é para o seu próprio bem. No entanto, se você está com uma pessoa que vale a pena, a solução é mostrar para os seus pais que o namorado é gente fina.

Quais as razões dos seus pais?

Quando há um problema na família, a primeira coisa a fazer é se colocar no lugar dos seus familiares e cobrar o mesmo deles. Se fosse a sua filha nessa situação, como você reagiria? Claro que para quem não tem um filho a pergunta é difícil, no entanto, reflita sobre o que você pensaria se a pessoa mais importante da sua vida estivesse namorando alguém com o perfil do seu namorado. (Você deixaria seus filhos namorarem em casa? Regras claras evitam problemas)

Não adianta iniciar um namoro com a simples intenção de contrariar os pais. Muitas meninas arrumam um namorado só para provocar a família e, se por algum motivo os pais começam a gostar dele, a relação logo perde a graça. Pense se você não tem esse tipo de intenção, pois, se for o caso, é um claro sinal de imaturidade e o melhor é deixar o rapaz.

As vezes os pais são protetores demais e acabam exagerando nas restrições dos filhos. Porém, há casos em que a preocupação é real e o namoro pode representar algum perigo para você. Se você não conseguir decidir sozinha em que situação se encontra, vale a pena contar a história para uma pessoa mais madura e pedir conselhos para analisar se há motivos reais ou se os pais estão exagerando.

O namoro vale a pena?

Se você chegar à conclusão de que está com um cara legal, que não há nenhum problema com ele e que os seus pais podem perfeitamente aceitá-lo se conhecerem melhor, comece a agir para criar um clima de confiança. Lembre-se que não adianta discutir, brigar se revoltar e ameaçar fugir de casa, pois você precisa resolver essa situação de forma adulta.

meu namorado é o máximo

Foto: © Depositphotos

Quanto mais você chorar e brigar com os seus pais, mais eles vão acreditar que você não tem maturidade suficiente para ter um namorado. Por isso, saiba agir com calma para provar para eles que você é uma pessoa responsável, sabe o que faz e não vai deixar que essa relação cause algum prejuízo na sua vida. (Saiba como conquistar a confiança do seu pai.)

O que fazer para que eles aceitem:

1. Mostre que você é adulta: seja calma e comece a ser mais adulta no dia a dia. Ajude a sua mãe com as tarefas de casa, mostre preocupação e responsabilidade. Deixe que os seus pais percebam que você cresceu.

2. Não force a situação: se eles falaram que não aceitam, não discuta. Fique na sua por um tempo e volte a tocar no assunto quando a poeira baixar. Aja com tranquilidade e acabe qualquer conversa que estiver se tornando briga.

3. Qualidades do seu namorado: aos poucos, comece a mostrar aos seus pais as qualidades da pessoa que você gosta. Mostre que ele é estudioso, que pensa no futuro e que pode ser um bom namorado para você.

meu namorado me ama

Foto: © Depositphotos

4. Peça a colaboração dele: o seu namorado também precisa ajudar a resolver a situação. Se ele encontrar os seus pais, precisa ser educado, gentil e mostrar também que é uma pessoa adulta e responsável.

5. Tenha paciência: alguns pais são cabeça dura e demoram para perceber que os filhos não são mais crianças. Você precisa ter paciência, amadurecer a relação e fazer pequenas ações que possam mudar a opinião dos seus pais, sem forçar a barra.

Vale a pena namorar escondido?

Quando esse tipo de problema acontece, muitas meninas simplesmente optam por namorar escondido. Isso significa mentir para os pais quando for encontrar a pessoa que gosta e não deixar que ninguém em casa saiba da sua vida. Pode parecer emocionante namorar escondido, porém, a atitude é muito perigosa.

beijo escondido

Foto: © Depositphotos

Além de você começar a mentir descaradamente, um namoro escondido pode acabar com a confiança familiar e piorar muito a relação com os seus pais. Além disso, se você estiver namorando uma pessoa com algum tipo de problema, seguir com o relacionamento poderá ser perigoso para você.

Seja o mais honesta possível em tudo o que faz, pois essa é a única forma de não se arrepender mais tarde. Se os seus pais proibiram você de encontrar ele, por exemplo, se afaste um pouco, explique a situação a ele e pense em maneiras de mostrar que não é tão ruim assim. Com paciência e esforço, você pode fazer com que os seus pais mudem de ideia e ter uma relação pacífica dentro de casa.

Por Ana Paula Bretschneider / Redação: Dona Giraffa

• Quero namorar, mas meus pais não deixam. E agora?

Loading...
3 Comentários em Meus pais não aceitam o meu namoro. O que fazer?
  • Dany disse:

    Meus pais nn aceita meu Namoro nn sei oque faze meu Namorado esta querendo Fugir ir eu nn quero isso quero que meus pais aceite meu Namoro em casa oque faco pra ele deixa eu Namora com um pessoa que gosto eh Amo acho que ele eh a pessoa da minha Vida

    • Nathan disse:

      Assim, mostre q ele é adulto, como ta escrito la em cima, ele é um bom rapaz? ele se dedica pra vc ? ele investe no namoro de vcs? no meu ponto de vista isso é fundamental, estou passando por dificuldades no meu namoro, mas vejo q a solução está no texto, converse mais com seus pais, mostre que tem mentalidade madura e é bem responsável, e mostre que vc quer um futuro com e ele e peça que ele faça o msm.

    • Milene disse:

      Ja passei por isso, moro cm minha vó entao ela é antiga e tals e sempre fui a “netinha” q esteve sempre junto cm ela entao qnd comecei a namorar no começo tdu bem mas depois q me apaixonei por ele d vdd e ela percebeu isso foi horrivel ela dizia q eu tava trocando ela por ele, dai começou as brigas eles discutiram varias vzs e ela nos proibiu fez mtos escandalos uma vz a gnt se encontrou no meu colegio ela foi de atras nesse dia tava chovendo ela deu de guarda-chuva nele no meio da rua todos do meu colegio viram, os professores chamaram ate a policia mas nada aconteceu viram q o problema tava cm ela q nao aceitava nosso namoro depois disso a gnt brigo depois voltamos ficamos 6 meses escondidos se vendo mais ou menos duas vzs no mes, mas conseguimos ficar juntos..depois q se passo alguns meses eu ia ate ela e conversava cm ela pra deixar a gnt voltar ate q um dia ela viu q a gnt nao ia desistir e deixou agora de tres meses q a gnt volto aki pra casa to noiva entao e isso..qnd se ama d vdd da certo,vcs q se amam tem q provar o amor d vcs ate q um dia da certo,um dia tdu q vcs pensaram se realizam basta ter fé em Deus e tbm querer esperar pq nao e facil mas tbm nao e impossivel..

  • Deixe seu comentário

    Publicidade
    Curta nossa fan page no Facebook
    Publicidade
    Publicidade

    Amar não é olhar um para o outro, é olhar juntos na mesma direção. Antoine de Saint-Exupéry