Dicas para não desanimar da academia e ter bons resultados

Enquanto que frequentar a academia é um hobby para alguns, para outros a prática pode ser uma verdadeira tortura. De fato, levantar peso, suar a camisa, ficar sem fôlego e se desafiar com posições difíceis durante os exercícios pode não ser nem um pouco agradável. Porém, os resultados aparecem mais cedo ou mais tarde.

Mulher malhando na academia

Foto: © Depositphotos

Se você começou na academia faz pouco tempo, provavelmente possui uma ideia clara do que pretende alcançar com as atividades musculares. Seja acabar com a flacidez da barriga ou braços, definir os músculos ou ficar em forma para o verão, o fato é que algo motivou na decisão de se matricular no ambiente de exercícios. (Como perder e tonificar a barriga em até oito semanas)

Uma das principais razões da desistência na academia é a pressa em ver os resultados. Muitos acreditam que vão começar a malhar e, em uma semana, já poderão perceber um corpo mais definido. No entanto, os resultados não aparecem tão rapidamente, mesmo que a pessoa tenha foco em um programa de alta eficiência.

Para não perder a motivação, veja algumas dicas que ajudarão a manter o foco:

1. Lembre-se dos objetivos

Você deve se abastecer frequentemente com o combustível que motivou você a começar a academia. Essa é a melhor forma de não perder a motivação durante a rotina de exercícios. Pense em quais são os objetivos e o que você deseja alcançar com os treinos. Imagine-se com o corpo ideal e desejado todos os dias. O simples fato de fazer exercícios de visualização é suficiente para recuperar o ânimo em qualquer atividade.

-> Projeto verão: cinco exercícios simples para fazer em casa

2. Verifique os avanços

Se você acabou de começar, os avanços podem tardar um pouco a aparecer. Porém, em pouco tempo, é possível notar sim uma pequena diferença. Veja como está o seu peso, a sua força muscular e aparência externa do corpo.

Cintura fina

Foto: © Depositphotos

Vale até mesmo tirar as medidas para comparar mais tarde. Se você perceber pequenos avanços, provavelmente irá se manter motivado por mais tempo.

3. Aposte em coisas novas

Converse com o seu instrutor frequentemente para fazer pequenas alterações no programa (série de exercícios). É possível acelerar o processo de desenvolvimento muscular através de mudanças frequentes nas atividades. (Crossfit: exercícios eficientes para emagrecer)

Não deixe que os seus músculos se acomodem com os exercícios, busque sempre desafios e aumente os pesos. Além disso, descanse sempre um ou dois dias da academia para que a musculatura se recupere e se prepare para um novo impacto.

4. Observe pessoas de sucesso

As pessoas de sucesso são grandes exemplos e inspirações em qualquer etapa da vida. Essas pessoas são fontes motivadoras para a vida profissional e pessoal, pois representam os patamares que muitos gostariam de alcançar. Quando for para a academia, aproveite o próprio ambiente para se inspirar com pessoas que já obtêm os resultados que você gostaria de ter. Observe os corpos malhados e o quanto essas pessoas se esforçam nas atividades.

5. Esqueça os negativismos

Abrir mão do pensamento negativo é fundamental para alcançar qualquer objetivo na vida. Nenhuma pessoa consegue ir longe pensando que não é capaz, que não irá conseguir ou que não está dando certo. Quem deixa esses preconceitos de lado consegue subir as escadarias para alcançar o que deseja.

Troque qualquer pensamento negativo da sua mente por algo positivo. Mesmo que pareça ingênuo, vale a pena nutrir a mente com pensamentos confiantes de que você está no caminho certo e irá conseguir exatamente o que deseja com a malhação.

6. Mantenha disciplina na rotina

É muito fácil se desmotivar quando não há persistência e disciplina no que faz. Ao invés de malhar três vezes na semana, por exemplo, você vai para a academia um dia e resolve ficar em casa vendo TV nos outros dois. Se não há esforço, também não há resultados, mesmo que passem 10 anos.

Mulher na academia

Foto: © Depositphotos

Mantenha uma rotina de exercícios que seja sempre no mesmo horário e nos mesmos dias, se for possível. Se não for, ao menos mantenha uma meta semanal e cumpra. Apenas uma semana sem cumprir a meta é suficiente para retardar os resultados, tenha sempre isso em mente.

7. Tenha um plano bem elaborado

Alcançar um objetivo exige metas, disposição e um plano detalhado do que deseja. Quando o objetivo é físico, a regra é a mesma. Tenha um plano elaborado com metas semanais, baterias de exercícios, novos desafios e progressos definidos. Veja com o seu instrutor o que planejar para atingir bons resultados e receba também algumas dicas de alimentação para manter o organismo nutrido, principalmente os músculos.

E se eu desistir?

Quando estiver perdendo o ânimo para realizar qualquer tipo de atividade, faça uma profunda reflexão do que levou você a iniciar e do que você irá ganhar com a desistência. A não ser que o caso seja muito especial, o normal é que ninguém ganhe nada com a desistência, ao contrário, só perca a chance de atingir um objetivo que daria satisfação pessoal. (10 problemas que podem te afastar da academia)

Se você desistir, nenhuma meta será conquistada e nenhuma vitória será alcançada. Você provavelmente continuará sentindo insatisfação com o próprio corpo e não experimentará nenhuma mudança positiva na sua vida. Tenha isso em mente antes de bater o martelo e pensar que o melhor é largar tudo.

Lembre-se que os esforçados sempre chegam em algum lugar, enquanto que as pessoas sem foco acabam em um ciclo vicioso de improdutividade que não leva a nada. Mesmo que seja com sofrimento, desanimo e má vontade, lute contra essas forças negativas para cumprir os objetivos diários. Com persistência, os resultados esperados aparecerão mais cedo ou mais tarde e você verá que tomou a decisão certa em não desistir do que faz.

Por Ana Paula Bretschneider / Redação: Dona Giraffa

Saiba como iniciar uma rotina de exercícios para ficar em forma

Loading...
Seja o primeiro a comentar em Dicas para não desanimar da academia e ter bons resultados

Deixe seu comentário

Publicidade
Curta nossa fan page no Facebook
Publicidade
Publicidade

Amar não é olhar um para o outro, é olhar juntos na mesma direção. Antoine de Saint-Exupéry