Dicas simples para limpar e organizar a casa de forma rápida e eficiente

Ninguém gosta de ver a casa em uma verdadeira zona, mesmo aqueles que são mais preguiçosos para as tarefas domésticas. Limpar cômodo por cômodo, organizar objetos, roupas e utensílios não é nada fácil. Além disso, deixar as obrigações de limpeza para mais tarde pode transformar o lar em um verdadeiro caos.

mulher limpando a casa

Foto: © Depositphotos

Cada pessoa possui um método próprio de limpar e organizar o ambiente em que vive. Porém, nem sempre a maneira escolhida é a mais eficiente para economizar tempo e facilitar a vida no dia a dia. Quando o assunto é faxina, há vários tipos de limpeza, como a faxina completa em todos os cantos e a limpeza básica que deve ser feita diariamente.

-> Saiba como fazer uma faxina na casa em apenas 2 horas

Cada cômodo possui uma maneira diferente de limpar e o organizar. No entanto, uma dica clara que serve para qualquer ambiente da casa é sempre tomar atitudes imediatas para não acumular trabalho. Guarde os alimentos na geladeira assim que fizer um sanduíche e dobre as roupas e devolva ao armário assim que decidir o que irá vestir no dia.

Veja dicas simples de limpeza e organização em cada cômodo da casa:

Cozinha:

A cozinha é um dos ambientes mais incômodos na hora de limpar, principalmente para quem gosta de fazer quitutes com frequência. A louça suja, gordura no fogão, farelos na mesa, sujeira no chão e manchas até nos armários dão um aspecto de relaxamento ao ambiente e podem prejudicar também a higiene da família.

mulher passando pano na cozinha

Foto: © Depositphotos

Nunca deixe acumular sujeira e trabalho extra na cozinha, faça uma limpeza básica por dia e uma faxina maior a cada 15 dias. Para não sofrer com a limpeza e não perder muito tempo, o ideal é lavar a louça sempre que usar. Divida tarefas em casa para que todos adquiram o hábito de lavar aquilo que sujam, assim o trabalho não se acumula.

Dicas de organização:

Geladeira: veja as posições dos itens na geladeira para liberar espaço. Fique atento as comidas velhas e pequenas manchas dentro do eletrodoméstico. Limpe imediatamente assim que perceber uma sujeira.

Potes: os potes são os principais aliados na cozinha. Tenha potes para guardar praticamente tudo e tirar as coisas das embalagens. Pote para arroz, açúcar, sal, feijão e outros alimentos podem ajudar na organização e economizar espaço. Não esqueça de etiquetar cada utensilio.

Comida: quando sobrar comida, embale com papel filme ou coloque em recipientes fechados. Deixe bilhetes na geladeira de que há comida pronta.

Coisas espalhadas: a bagunça geralmente começa aos poucos, com pequenos objetos espalhados. Não deixe coisas que deveriam estar na geladeira fora e temperos e potes longe dos armários.

Chão e armários: o chão e os armários são muito propensos a formação de manchas. Tenha sempre um pano úmido para os armários e outros para passar no chão pelo menos uma vez ao dia.

+++ dicas: Veja como limpar forno e fogão

Quarto:

Por ser o ambiente mais íntimo da casa, deixar o quarto limpo e livre de bactérias é uma questão de saúde. Além disso, organizar o ambiente pode ajudar a economizar tempo na hora de buscar algo que precisa. Com pequenas mudanças de hábitos diários, é possível manter a ordem e dispensar grandes faxinas com frequência.

mulher varrendo o chão

Foto: © Depositphotos

Para limpar o quarto, fique atento a poeira e fios de cabelo que se acumulam no chão. Lave as fronhas e lençóis com frequência e deixe a porta do guarda roupa aberto para arejar. Não deixe que cobertores e roupas fiquem com cheiro de mofo por ficar muito tempo em um local fechado. Abra a janela para entrar sol e evite deixar coisas jogadas e acumular lixo.

Como organizar?

Guarda-roupa: de tempos em tempos você terá que arrumar o guarda roupa, mas é possível retardar a necessidade disso. Não puxe as roupas de baixo de qualquer jeito e tente manter os trajes dobrados. O ideal é arrumar o armário só quando trocar de estação, deixando as roupas mais adequadas na parte da frente.

Inutilitários: não acumule papeis que não precisa mais e embalagens desnecessárias. Jogue tudo fora assim que perceber que não terá mais utilidade. Mantenha uma caixa de papel com recibos, notas e outras coisas que podem ser necessárias algum dia. Se esse dia chegar, você saberá exatamente onde está.

Tudo em mãos: deixe ao seu alcance os objetos que são mais necessários. Coloque sobre a mesa um bloco de notas e um recipiente com canetas, lápis e borracha. Deixe o secador de cabelo e a chapinha expostos em um local de fácil acesso. Organize maquiagens e utensílios de cabelos em recipientes fáceis de manusear.

Sala de estar:

A sala de estar, no geral, é um ambiente que dispensa grandes faxinas e organizações. Principalmente para quem só usa o local quando recebe visitas, que não são frequentes, é possível deixar o ambiente intacto por vários dias. No entanto, sempre abra as janelas e não deixe que nada mofe.

aspirando o sofá

Foto: © Depositphotos

A cada 15 dias, é necessário fazer uma limpeza no ambiente para tirar o pó acumulado. Varrer o chão, passar aspirador de pó e colocar o tapete no sol é a faxina básica para manter a higiene da sala. Se o local for muito utilizado, limpar a bagunça todos os dias é o mínimo a fazer.

Organização completa:

Cada coisa em seu lugar: mesmo a sala de estar possui um local exato para cada coisa. O controle remoto tem o seu local de acesso e as almofadas também possuem uma posição ideal. Coloque tudo no seu lugar sempre que sair do ambiente.

Livros, cds e dvds: se você tiver prateleiras com livros, dvds e etc, mantenha a organização máxima. Se tirar algo do lugar ponha novamente e não deixe acumular poeira. Vale a pena fazer etiquetas por gênero, por exemplo, para encontrar o que procura mais facilmente.

Evite comidas: manter a sala de estar limpa requer também um sacrifício: não comer no ambiente. Se você derramar sucos, cafés ou outras bebidas irá criar manchas e transtornos. O mesmo vale com os farelos espalhados pelo chão e que são difíceis de limpar.

Banheiro:

O banheiro é um local de higiene máxima e que suja com muita facilidade. É fácil acumular manchas no chão, fios de cabelo e poeira. Além disso, a pia, o vaso sanitário e o boxe ou banheira também sujam com facilidade e requerem uma pequena limpeza com mais frequência.

vaso sanitário

Foto: © Depositphotos

Passe um pano na pia, outro no chão e um produto de limpeza no vaso sanitário. Não deixe manchas na privada e utilize produtos que eliminam os odores do ambiente. Para organizar, mantenha os itens em prateleiras, papel higiênico extra e produtos de beleza enfileirados de acordo com o uso.

+++ dicas: Confira como limpar o banheiro corretamente

Por Ana Paula Bretschneider / Redação: Dona Giraffa

• Guia da dona de casa iniciante: passo a passo

Loading...
Seja o primeiro a comentar em Dicas simples para limpar e organizar a casa de forma rápida e eficiente

Deixe seu comentário

Publicidade
Curta nossa fan page no Facebook
Publicidade
Publicidade

A glória deve ser conquistada; a honra, por sua vez, basta que não seja perdida. Arthur Schopenhauer