Sete exercícios que prometem acabar com a celulite

Mais de 90% das mulheres são vítimas da celulite na fase adulta. Os terríveis furinhos surgem repentinamente e, quando a mulher se dá conta, a pele já está com um aspecto de casca de laranja que parece impossível de retirar. No entanto, a celulite não é um monstro de sete cabeças como parece e, com algumas atividades, você pode reverter a situação e melhorar o aspecto da pele rapidamente.

mulher com celulite na perna

Foto: © Depositphotos

Antes de mais nada, é importante entender o que de fato é a celulite e se você tem mais razões do que a estética para lutar contra ela. Os furinhos na pele aparecem quando há um acúmulo de gordura no tecido adiposo. O organismo absorve gordura naturalmente como fonte de energia, porém, quando há mais gordura do que o necessário, o tecido se expande e o resultado aparece em forma de celulite. (Elimine a celulite com receitas naturais)

A celulite não representa nenhum problema para a saúde na maioria dos casos. Porém, os furinhos apresentam graus de desenvolvimento e, enquanto são inofensivos nas primeiras fases, podem ser muito danosos à saúde na última, quando um tratamento se torna inevitável. Porém, isto não significa que a celulite que você tem irá evoluir, pois tudo depende da capacidade de cada organismo de processar a gordura, além dos hábitos alimentares.

Estágios da celulite:

• Grau 1: Esta primeira fase é a realidade de muitas mulheres, principalmente das mais magras. No grau 1, a celulite só pode ser percebida ao apertar a pele, não causa nenhum incomodo e também não chama atenção. Muitas mulheres não passam deste estágio.

• Grau 2: Quem tem celulite do tipo grau 2 consegue perceber os furinhos sem necessidade de apertar a pele. Porém, as vezes não há muitos furos e raramente causa incômodos. Este tipo de celulite é comum em mulheres mais maduras e que estão levemente acima do peso.

• Grau 3: Um pouco mais incomodo, o grau 3 é representando por uma celulite mais profunda. Os furos são bem visíveis e a aparência incomoda mais a mulher. Em alguns casos é possível sentir dor na região e inchaços.

• Grau 4: Para quem tem celulite no grau 4 o tratamento é mais em prol da saúde do que da estética. Neste estágio a pele já apresenta uma aparência definida de casca de laranja. A mulher pode ter dificuldade de caminhar, desenvolver caroços, inchaços e sentir muita dor na região.

Veja sete atividades que irão mandar embora os furinhos na pele:

1. Corrida

Correr ao ar livre ou até mesmo em casa, de forma estática, é um dos métodos mais eficientes para queimar calorias. Como a corrida pode eliminar facilmente calorias e acelerar o metabolismo, a atividade também se mostra eficiente para reduzir a celulite, pois impede o acumulo de gordura no tecido adiposo.

Mulher correndo no parque

Foto: © Depositphotos

Para ter mais efeito, é necessário correr regularmente e também utilizar um tênis próprio para a atividade. Se você errar no sapato pode até ter problemas de coluna com o tempo. (Tênis feminino para corrida: saiba como comprar)

Além disso, é importante definir distâncias e aumentar o passo com os treinos. Quem não está acostumado pode começar devagar para ir melhorando a resistência física conforme avança com a atividade.

2. Bicicleta

Saudável e também muito útil na queima de calorias, a bicicleta atinge a celulite por movimentar diretamente as pernas. Quanto mais esforço você faz na região, maior é a queima de gorduras necessária para mandar embora a celulite e devolver o aspecto jovem e sedoso para a pele. Uma dica para potencializar os efeitos e a queima calórica é não andar apenas em locais planos, mas também procurar subidas como desafio.

Mulher andando de bicicleta

Foto: © Depositphotos

Além de andar de bicicleta para se exercitar, você também pode adotar o veículo na sua rotina. Experimente deixar o carro de lado e vá fazer compras de bicicleta. Além de se exercitar, você ainda economiza e contribui com o meio-ambiente.

3. Exercícios musculares

Apesar dos exercícios aeróbicos serem os únicos a queimar calorias de verdade, a musculação também é importante para quem quer acabar com a celulite. Isto porque definir e fortalecer os músculos ajuda no processo, além de que os exercícios anaeróbicos acabam com a flacidez da pele.

Mulher malhando

Foto: © Depositphotos

Enquanto você queima gordura com atividades aeróbicas, experimente intercalar com musculação para fortalecer o corpo e deixar a pele mais bonita. A combinação dos dois tipos de exercícios podem trazer excelentes resultados no combate a celulite. (Saiba qual a diferença entre exercícios aeróbios e anaeróbios)

4. Hidroginástica

Se exercitar na água também é uma forma muito eficiente de fazer ginástica, queimar calorias e ainda fortalecer os músculos. Você melhora a circulação sanguínea e evita inchaços causados pela retenção de líquidos. Além disso, fazer atividade em uma piscina é muito agradável e super recomendado para os dias quentes de verão.

mulher fazendo hidorginástica

Foto: © Depositphotos

5. Dança

Dançar não espanta só os males, mas também as gorduras localizadas e a celulite. Se você fizer ginástica enquanto dança, fica ainda mais fácil reduzir as calorias e mandar embora os furinhos da pele. A dança pode ser feita em casa ou em um clube.

mulher dançando

Foto: © Depositphotos

Você pode fazer aulas de alguma dança específica que goste ou começar a praticar com vídeos no Youtube e de forma livre.

6. Caminhada

Qualquer atividade de movimentação das pernas é eficiente para combater a celulite. Apesar de que a corrida queima mais calorias, a caminhada também ajuda na oxigenação do sangue, produz sensação de bem-estar e ajuda a eliminar a gordura acumulada.

mulher fazendo caminhada

Foto: © Depositphotos

Além disso, você pode adicionar a caminhada na sua rotina como forma de deslocamento, o que é uma maneira de fazer exercícios naturalmente. (Caminhar ajuda a perder a barriga e emagrecer)

7. Pilates

Uma atividade com inúmeros benefícios para a saúde, o pilates possui efeitos incríveis no combate a celulite. O maior mérito do exercício é a capacidade de alongar toda a musculatura, o que ajuda a devolver para a pele um aspecto natural e impede a formação de pequenos nódulos de gordura no tecido.

mulher fazendo pilates

Foto: © Depositphotos

Por Ana Paula Bretschneider / Redação: Dona Giraffa

Mais sobre este assunto:

Conheça 10 tratamentos estéticos para combater a celulite

Exercícios para fazer em casa e aumentar o bumbum

Projeto verão: cinco exercícios simples para fazer em casa

Saiba como iniciar uma rotina de exercícios para ficar em forma

Loading...
1 Comentário em Sete exercícios que prometem acabar com a celulite
  • Sabrina disse:

    Parabéns pelo artigo. Eu costumo caminhar e fazer pequenas corridas e isto tem me ajudado muito a reduzir as minhas celulites. Em algumas partes do corpo, elas até estão desaparecendo de vez. Bjs!

  • Deixe seu comentário

    Publicidade
    Curta nossa fan page no Facebook
    Publicidade
    Publicidade

    A glória deve ser conquistada; a honra, por sua vez, basta que não seja perdida. Arthur Schopenhauer