Paixão ou atração sexual? Conheça as diferenças:

Quando nasce um interesse por alguém, é muito normal que os sentimentos fiquem confusos e a pessoa não consiga definir o que sente e o que realmente deseja. Atração sexual, paixão e amor possuem diferenças sutis e, quando esses sentimentos são confundidos, é possível enganar a si mesma e passar a dar mais importância para uma pessoa do que ela realmente merecia.

Casal conversando

Foto: © Depositphotos

Como o amor é um sentimento que exige mais tempo de formação, a primeira grande confusão que surge é entre a atração sexual e a paixão. Os primeiros sentimentos que nascem, a primeira ideia de que aquela pessoa recém-conhecida é a ideal e a primeira imagem mental de momentos à dois são só o começo de algo que pode se transformar em um sentimento mais concreto.

No entanto, a paixão e a atração sexual possuem diferenças marcantes na sua profundidade. Para entender bem o que ocorre em cada caso, é preciso comparar as caraterísticas de cada sentimento e pensar com mais clareza no assunto. Se você está confusa no momento, analise a sua situação depois de ler e descubra o que realmente o alvo atual desperta em você.

O que é atração sexual?

A atração sexual é o primeiro sentimento que nasce entre duas pessoas e geralmente segue regras que variam de acordo com a personalidade. Todas as mulheres já possuem em mente uma ideia de parceiro ideal, um tipo de físico, cor de cabelo, visual e aparência que é considerado atraente. Quando o interesse surge é porque a mulher conseguiu identificar alguém próximo a essa imagem idealizada.

Casal na cama

Foto: © Depositphotos

Como o nome já diz, a atração sexual é um desejo despertado para o sexo, mesmo que seja inconsciente em alguns casos. Você olha para o rosto, para a boca, para o corpo e deseja estar com a pessoa de maneira intima. Sem pensar em relacionamento sério, o primeiro objetivo que surge é a aproximação e a construção de um laço mais íntimo entre os dois. (10 passos para enlouquecer um homem)

Características do desejo:

• Você não pensa nele com frequência, mas quando vê não consegue tirar os olhos;

• Tenta pequenas aproximações mas não se preocupa com o resultado;

• Não sente ciúmes de outras mulheres e pode até fazer piadas quando vê outras em volta dele;

• Procura saber da vida dele sem se aprofundar em detalhes;

• Age com simpatia e se encanta facilmente, mas logo esquece;

• Se a relação progride, você começa a dar mais atenção a pessoa.

E quando é paixão?

A paixão é uma evolução da atração sexual, quando o pensamento de que ele é bonito e atraente passa a se tornar um pouco mais sério. No começo você olhava, admirava a distância mas não se preocupava de fato em se envolver. Porém, quando a paixão surge, você percebe facilmente pela própria mudança de comportamento e pensamento.

Casal feliz

Foto: © Depositphotos

A pessoa que era só uma paquera sem muitos envolvimentos passa a se tornar um objetivo real. Você não fantasia mais apenas momentos íntimos com ele, mas também imagina vocês dois como um casal. O desejo ultrapassa os limites do envolvimento sexual para cogitar a possibilidade de transformar o possível parceiro em um namoro sério.

Sintomas da paixão:

• Você deixa de pensar nele como um possível caso momentâneo e começa a ter ambições maiores;

• A pessoa que mal ocupava a sua mente antes agora exerce um papel importante na sua cabeça;

• Você se sente nervosa ao ver ele ou ouvir outras pessoas falarem sobre ele;

• Qualquer aproximação dele faz com que você dê pulos de alegria;

• Você passa a sentir ciúmes de outras meninas, um sentimento que não existia antes;

• Você passa a esperar mensagens dele e desejar ter certeza do seu interesse.

Atração sexual vira paixão?

De fato, há grandes chances da atração casual se transformar em um sentimento concreto, pois uma coisa é uma evolução da outra. Porém, não necessariamente isto irá acontecer com você. Tudo vai depender do avanço da relação e da capacidade dele de encantar e fazer com que você sinta admiração. (10 sinais de que você encontrou o cara certo)

Em muitos casos, a atração passa ou vira até mesmo repulsa, quando a mulher conhece melhor o pretendente e percebe que ele não é nada daquilo do que ela imaginava. Porém, se o homem segue o padrão desejado e passa a ser envolvente e sedutor, a tendência é que a atração aumente até que o sentimento se torne algo mais concreto e intenso.

Casal encontro no parque

Foto: © Depositphotos

Sinais de que a química é forte:

A atração sexual possui níveis de intensidade que podem entregar o quanto o imã que tenta unir duas pessoas é forte ou não. Você provavelmente já se sentiu mais ou menos atraída por uma pessoa e loucamente atraída por outra. Além da aparência física, há algo mais que pode definir o quão forte é a química entre duas pessoas.

Nem sempre é só a aparência física que gera atração sexual. Você pode se interessar por alguém bem diferente do físico que está acostumada, mas por algum motivo essa pessoa é atraente. O charme pessoal, a personalidade e outras qualidades podem transformar o feio em bonito e virar de cabeça para baixo os padrões de qualquer pessoa.

Quando a química é forte e intensa, é quase certo que a atração vai virar paixão em pouco tempo. Mesmo quando vocês mal se conhecem, você já sente que há algo a mais no pretendente e passa a desejar um contato maior. Mesmo sem perceber, você tenta se aproximar quando tem oportunidade e logo percebe que a conexão entre os dois é muito mais que uma força carnal.

Por Ana Paula Bretschneider / Redação: Dona Giraffa

Mais sobre este assunto:

20 sinais que entregam que ele está a fim de você

Saiba como despertar o interesse em um homem em 10 passos

Loading...
5 Comentários em Paixão ou atração sexual? Conheça as diferenças:
  • JOANA DARC disse:

    GOSTEI BASTANTE , POIS ME TIROU VARIAS DUVIDAS. AGORA POSSO DIFERENCIAS, ENTRE AMOR, PAIXAO, OU ATRAÇAO SEXUAL. PARABENS…

  • carla schutz borges disse:

    Adorei me esclareceu as dúvidas.

  • Duff disse:

    Legal…. me tirou bastante duvidas…me ajudou mesmo…sou homen..geralmente fico soh na tração fisica…mas quando toco amulher parece qa intensidade aumenta eh isso mesmo?…tipo el apensa mais em min depois q eu toque ela?

  • jurandira disse:

    Ameiiiiiiiiiiiiiiiii sinto por ele e atraçao sexual mermo”!!!!!!!!!

  • Deixe seu comentário