Tenho 15 anos e ainda não menstruei, é normal?

A primeira menstruação é um momento tenso para qualquer menina. Enquanto algumas garotas temem o dia em que o ciclo dará os seus primeiros sinais, outras sentem ansiedade pela nova experiência. No entanto, cada organismo trabalha no seu próprio tempo e, por isso, há meninas que menstruam aos 8 anos de idade enquanto que outras iniciam o ciclo depois dos 16 anos.

menina dúvidas menstruação

Foto: © Depositphotos

No geral, muitas meninas não pensam no assunto até que as amigas começam a relatar a primeira experiência. Ao perceber que todas as colegas da escola e outras amigas já ficaram menstruada e comentam sobre o assunto, começa a bater a preocupação devido à idade e a demora para iniciar o ciclo menstrual.

No entanto, ter 15 anos e ainda não ter menstruado não significa absolutamente nada. Isto não ocorre devido alguma doença ou algo do tipo, pois a ovulação irá ocorrer assim que o organismo estiver preparado para isso. Ao invés de se preocupar, o melhor é aproveitar a fase em que ainda não é necessário sofrer com cólicas, sangramentos, alterações de humor e outras consequências negativas da menstruação.

Qual a idade certa?

Não há uma “idade certa” para menstruar, já que cada organismo funciona de um jeito e por isso pode ocorrer ainda na infância ou na época mais madura da adolescência. Ao invés de pensar em uma “idade certa”, o ideal é pensar no período em que ocorre com um número maior de meninas, o que não faz com seja uma regra.

A faixa etária mais comum para menstruar é entre os 11 e 13 anos, sendo que os 13 anos é a idade chave para muitas meninas. Nesta época, a garota começa a sair aos poucos da infância para entrar na puberdade, onde os hormônios começam a dar os primeiros sinais. O nascimento dos pelos pubianos, crescimento dos seios, espinhas e alterações de humor são grandes indícios dessa fase.

sintomas de menstruação

Foto: © Depositphotos

Além disso, a menina passa também por uma mudança de comportamento, começa a não querer mais brincar com os brinquedos que interessavam até poucos anos. Em troca disso, a vaidade feminina começa a crescer e muitas garotas revelam os primeiros interesses sexuais. Quando todas essas mudanças ocorrerem, é um sinal de que a menstruação não irá tardar muito. No entanto, as meninas que demoram mais para passar pelos sintomas da puberdade podem demorar também para ter a primeira menstruação, pois o organismo necessita de mais tempo para o amadurecimento.

Tudo no seu tempo

Se preocupar com a primeira menstruação é tão normal quanto se apaixonar, porém manter isto em mente por muito tempo pode causar estresse desnecessário. Não há nenhuma possibilidade de uma mulher não menstruar na vida, a menos que ela tenha nascido sem útero ou com algum problema sério de infertilidade que não permita a ovulação.

Porém, não se preocupe pois provavelmente não é o seu caso. Se a mulher nascer sem útero, por exemplo, o problema já é diagnosticado ao nascimento. O que pode estar acontecendo com você é um processo de amadurecimento mais lento do organismo, o que é comum para muitas meninas e pode inclusive ter influências genéticas. (Sinais que o útero dá quando algo não vai bem)

Se você tem 15 anos e ainda não menstruou, o melhor a fazer é relaxar e tentar não pensar no a assunto. Quando a menstruação vir pela primeira vez você vai entender porque tantas mulheres reclamam do ciclo e o que significa de fato as terríveis cólicas menstruais. Enquanto o seu ciclo não inicia, aproveite a sua vida sem se preocupar com absorventes, chás para cólicas e dias de mal humor.

É possível saber quando vou menstruar?

Não é possível saber ao certo a data em que a sua primeira menstruação irá descer. No entanto, há muitos sinais que indicam que este dia está próximo ou que talvez ainda demore alguns anos. Para ter uma noção, confira algumas dicas abaixo: (12 perguntas respondidas por especialistas: Sou virgem posso usar o tampão interno?)

tipos de absorventes

Foto: © Depositphotos

• Genética familiar:

Pergunte a sua mãe ou irmã mais velha, caso você tenha uma, com que idade elas menstruaram. É possível que você tenha um organismo parecido com o delas, apesar de não ser nenhuma regra.

• Crescimento dos seios:

Outro sinal pode ser revelado através do desenvolvimento das mamas. A primeira menstruação costuma vir em um período de dois anos após as primeiras alterações no tamanho dos seios. Lembre-se de quando os seus começaram a crescer e faça o cálculo.

• Muco vaginal:

Outro sinal é quando o corrimento vaginal começa a aparecer de forma mais espessa. Quando isso ocorre, há uma grande possibilidade de você ficar menstruada em breve.

• Sintomas de menstruação:

Mesmo na primeira menstruação é possível sentir tudo que as mulheres falam. A clássica e terrível TPM e as doloridas cólicas menstruais. Se você começar a sentir uma dor de barriga diferente ou estiver se irritando com facilidade, é possível que o seu ciclo esteja próximo de iniciar.

• Mudanças de interesse:

A primeira menstruação também está muito relacionada com a puberdade. Mesmo as meninas que menstruam com 8 anos de idade, já é possível perceber um avanço para a pouca idade. Se você largou os brinquedos recentemente e está de olho nos meninos da classe, já é um forte indício de que a infância acabou e a sua menstruação não irá tardar muito.

• Pelos pubianos:

Outro indicio da puberdade é quando os pelos pubianos começam a crescer. O sinal é uma grande transformação do corpo de uma menina em mulher, o que indica também que a menstruação não está longe de vir.

Por Ana Paula Bretschneider / Redação: Dona Giraffa

Mais sobre este assunto:

Saiba como escolher o absorvente ideal

Confira os prós e contras do absorvente interno

Loading...