Será que sou ciumenta demais na relação? Veja os sinais:

Ciúme excessivo é um mal que muitas pessoas sofrem e acaba facilmente com qualquer relação. Tanto os homens quanto as mulheres podem desenvolver este problema e, se não for controlado, a relação e a convivência vai se tornando cada vez mais difícil, até que chegue ao limite.

casal brigando por ciúmes

Foto: © Depositphotos

Muitas pessoas que são ciumentas demais não percebem que possuem um problema, pois não param para refletir sobre o próprio comportamento. Muitas acreditam que possuem motivos suficientes para o que fazem e, por isso, acabam criticando, brigando e ofendendo o parceiro as vezes sem necessidade.

Ter consciência das próprias atitudes é o primeiro passo para mudar, seja sozinha ou com uma ajuda profissional. Se você não sabe se está tendo um comportamento fora do limite e destrutivo, o melhor a fazer é refletir sobre as próprias atitudes e se colocar no lugar do companheiro para saber como você reagiria se ele fizesse o mesmo. (Saiba quais são os tipos de ciúmes | Descubra o seu!)

Veja sete sinais de que o ciúme está fora de controle na relação:

1. Liberdade restringida

Quando você passa a controlar a vida do parceiro os primeiros indícios de que o ciúme está destruindo a relação ficam evidentes. Querer saber todos os detalhes da rotina dele e tentar impedi-lo de fazer as coisas que gosta é um sinal de possessão e de que talvez seja melhor procurar ajuda para resolver isso.

Nenhum homem aguenta por muito tempo uma mulher que simplesmente não o deixa viver. Lembre-se que ninguém pertence a você e que a relação precisa se consolidar na base da confiança. Se preocupe mais com você mesma e cuide para não perseguir quem você ama, pois este é um grande passo para terminar sozinha.

2. Invasão de privacidade

Outro comportamento compulsivo e imperdoável e viver em busca de evidências de traição. Olhar o e-mail dele, mensagens particulares no celular e em redes sociais é invadir a privacidade e não respeitar a vida que o parceiro tem independente de você. Além disso, este tipo de comportamento também pode fazer com que você inicie brigas gratuitas, simplesmente por interpretar algo da maneira errada.

olhando mensagens no celular do namorado

Foto: © Depositphotos

Tenha mais confiança e controle os impulsos na relação. Por mais que faça isso em segredo, você pode ter certeza que ele não perdoaria este tipo de atitude e você provavelmente também não perdoaria se descobrisse que ele também busca formas de invadir a sua privacidade.

3. Cobranças em alta

Fazer cobranças o tempo todo é um sinal evidente de ciúme excessivo e falta de autocontrole. Quando a mulher passa a agir assim, ela perde o poder de sedução para se tornar uma existência semelhante a mãe ou ao chefe do parceiro e, você pode ter certeza que ele não deseja ter nem o chefe e nem a mãe como namorada ou esposa.

-> 10 atitudes que acabam com qualquer relacionamento

Perguntar porque ele não fez isso ou aquilo, porque ele foi em tal lugar e com tal pessoa, além de desconfiar das respostas dele são atitudes possessivas. Deixe que ele compartilhe com você o que for relevante para os dois, se você mostra que não consegue confiar nele é o mesmo que dizer para ele que não há nenhum futuro na relação.

4. Amigas para quê?

A implicância que muitas mulheres possuem com as amigas dos namorados ou maridos é algo insuportável para a maioria dos homens. Mesmo sem muitos motivos, muitas mulheres gostam de arrumar dor de cabeça gratuita e acabam transformando a vida do parceiro em um inferno por muito pouco.

ciúme da amiga do namorado

Foto: © Depositphotos

Se você declara guerra contra uma amiga dele e deixa bem claro que não gosta, pode ter certeza que está demonstrando um ciúme fora de controle. Lembre-se de que se ele está com você é porque é você que ele quer. Se ele desejasse alguma amiga, provavelmente estaria solteiro para tentar conquista-la.

5. Crítica aos amigos

Muitas mulheres acham que os companheiros de bar são más influências e tentam fazer com que o homem se afaste dos amigos. Querer cortar as relações sociais do parceiro é outra atitude que foge dos limites e mostra que o ciúme pode estar atingindo altos patamares. Mesmo que você não goste, tenha autocontrole, pois ele não vai abrir mão das grandes amizades.

É comum que na mesa do bar o homem não assuma que está apaixonado e mostre que é o “machão” e que “domina a mulher”, mesmo que a realidade seja diferente. O seu namorado ou marido provavelmente age assim com os amigos, mas isso tudo é mais uma forma de fazer grau na frente dos outros e esconder as próprias fraquezas, tente não levar a sério.

6. Medos e inseguranças

Outro sinal que indica que você é muito ciumenta é o tempo que o ciúme ocupa na sua rotina. Com que frequência você pensa em traição e se sente insegura com relação ao parceiro? Se você passa muito tempo pensando no assunto, saiba que a relação pode não estar sendo positiva para você.

mulher insegura na relação

Foto: © Depositphotos

Se ele deu motivos para se preocupar e você não consegue confiar, talvez essa pessoa não seja a mais adequada para um relacionamento. Nunca deixe que uma relação destrua você e atrapalhe toda a sua rotina e planos. Se este for o problema, talvez seja a hora de escolher entre uma mudança pessoal ou um afastamento.

7. Fantasmas do passado

Outra evidência de ciúme excessivo é a forma como traumas de outro relacionamento influenciam na relação atual. As vezes o companheiro não fez nada para merecer essas atitudes, mas uma má experiência com outro relacionamento faz com que você tenha medo de passar por tudo de novo.

-> 8 Sinais de que você tem traumas de relacionamentos

Não transfira um sentimento causado por outra pessoa no companheiro que você tem agora. Se é difícil lidar com essa dor do passado, o melhor é buscar uma terapia ou uma ajuda profissional para superar. Destruir uma relação por um trauma é o mesmo que procurar motivos para barrar a própria felicidade. Não deixe que isto aconteça com você, salve a si mesma e ao seu relacionamento enquanto ainda há chances.

Por Ana Paula Bretschneider / Redação: Dona Giraffa

Saiba como evitar o ciúme e a desconfiança na relação

Loading...
1 Comentário em Será que sou ciumenta demais na relação? Veja os sinais:
  • ana claudia disse:

    ADOREI, AS DICAS ME AJUDARÃO BASTANTE.

  • Deixe seu comentário

    Publicidade
    Curta nossa fan page no Facebook
    Publicidade
    Publicidade

    A glória deve ser conquistada; a honra, por sua vez, basta que não seja perdida. Arthur Schopenhauer