Quanto tempo dura a primeira menstruação?

Também conhecida como menarca, a primeira menstruação é um momento marcante na vida de qualquer menina. Temida por algumas e ansiada por outras, o início do ciclo coloca um fim definitivo na infância e oficializada a adolescência. Junto com a menstruação, a garota passa por alterações no corpo, nos hormônios e também nos interesses.

primeira menstruação

Foto: © Depositphotos

A primeira menstruação não é muito diferente da segunda ou da centésima. Quando ela ocorre, as garotas passam pelos sintomas já conhecidos, como a temida TPM – Tensão Pré-menstrual –, e as cólicas que também são muito comentadas por qualquer mulher. Quanto à duração, a menarca deve ocorrer entre 3 e 8 dias, sendo que a menstruação comum dura cerca de cinco dias.

Depois de menstruar pela primeira vez, é comum que a menina tenha um atraso na segunda e na terceira menstruação. No geral, os primeiros anos após menstruar são marcados pela irregularidade do ciclo, o que faz com que muitas garotas sofram constantes atrasos na descida da menstruação. Porém, este problema deve ser resolvido com o tempo e com o amadurecimento do organismo feminino.

Será que vou ficar menstruada?

A idade mais comum para ficar menstruada é entre 11 e 13 anos, pois este é o período em que a maioria das meninas passa por alterações no corpo que indicam o início da adolescência. Porém, cada organismo funciona de uma maneira única e, por isso, há garotas que passam pela menarca aos 8 anos de idade, enquanto outras chegam aos 15 sem menstruar. (Tenho 15 anos e ainda não menstruei, é normal?)

Essa variação de idade não indica nenhum tipo de problema com o organismo feminino. Cada pessoa tem o seu tempo e, em muitos casos, a idade da menstruação tem influências genéticas. Se a sua mãe ou irmã menstruaram mais tarde, é possível que ocorra isto com você também e não há motivos para preocupações.

sinais da primeira menstruação

Foto: © Depositphotos

Não é possível ter certeza de que você irá ficar menstruada em breve ou não, mas há vários indícios que podem alertar para a chegada da menarca. Ao avaliar os sintomas, você pode ter uma ideia se a menstruação está por vir ou se é possível que demore alguns meses ou anos ainda. Veja os principais sinais:

• Crescimento dos seios: o aparecimento dos seios é um clássico sinal das transformações hormonais do organismo feminino. Se você notar o crescimento das mamas, é possível que a primeira menstruação não esteja muito longe de ocorrer.

• Pelos pubianos: outra mudança que marca o fim da infância e o início da puberdade é o surgimento dos pelos pubianos. Se você notar o aparecimento dos pelos na região genital, é outro sinal de que a menarca pode ocorrer em pouco tempo.

• Mudanças de comportamento: as modificações hormonais no organismo também provocam alterações psicológicas. A menina começa a adotar um tipo de comportamento diferente da infância, com um pouco mais de amadurecimento. Os interesses em brinquedos são deixados de lado e, no lugar disso, você passa a pensar mais em meninos.

• Irritações: mudanças de humor também são frequentes na puberdade e podem ser grandes indícios de que a primeira menstruação ocorrerá muito em breve. Se você se sentir mais irritada com poucas coisas, pode ser até mesmo um sinal de que a primeira TPM chegou.

• Fluxo vaginal: quando o corrimento vaginal se torna mais evidente e espesso, é um grande sinal de que a menarca deverá vir em breve. Fique atenta também ao fluxo para ter sinais mais claros de que a primeira menstruação está por vir.

Curiosidades sobre a primeira menstruação

Há poucas diferenças entre a primeira menstruação e as outras, mesmo que seja a estreia do seu ciclo. Há meninas que passam por um sangramento bem mais curto que o normal, com cerca de três dias de duração. É possível também que o fluxo seja menor e que a segunda e a terceira menstruação demorem mais do que trinta dias.

-> Primeira menstruação: sintomas e dúvidas

É bem comum também que a cor da menarca seja mais escura, pois o sangue marrom indica alterações hormonais no organismo. Quando o corpo feminino se estabiliza, a menstruação passa a adquirir um aspecto mais roseado e avermelhado. Por isso, não se preocupe também se você tiver sangue escuro na primeira vez.

Esteja preparada:

Se você acha que pode menstruar em breve é importante estar preparada para este dia, pois não é possível saber quando e nem que horas vai ocorrer. O único indicio de que será nos próximos dias é se você estiver sentindo as cólicas menstruais e, por não conhecer direito sobre isso, muitas meninas deixam com que este sinal passe despercebido.

Menina segurando absorvente íntimo

Foto: © Depositphotos

Para evitar constrangimentos no momento em que você menstruar, o ideal é andar sempre preparada para este dia. Porém, só faça isso se observar sinais de que é possível a menstruação vir em breve, caso o contrário, não há porque se antecipar para esperar a menarca que ainda pode demorar anos.

Veja como se preparar:

• Compre absorventes e mantenha na sua bolsa, caso ocorra quando você não estiver em casa.

• Na hora de comprar os absorventes, fique atenta as especificidades de cada tipo. Há absorventes noturnos que são muito incômodos para usar de dia e você deve escolher ainda se prefere com abas ou sem abas. Os que possuem abas ficam mais firmes na calcinha. Tenha preferência também por absorventes finos que serão mais confortáveis.

• Tenha em mãos também um remédio para cólicas, como Buscopan ou Atroveran. Há meninas que sentem cólicas mais intensas enquanto que outras sentem poucas dores. Como você não sabe como será, o melhor é andar prevenida com os remédios.

• Guarde as suas coisas de forma discreta na bolsa, para evitar constrangimentos se alguém olhar, principalmente se for um menino.

• Quando a menstruação desce, a mulher consegue sentir claramente que o sangue está descendo e, se ocorrer, vá ao banheiro mais próximo.

• Para prevenir também é aconselhável utilizar protetores de calcinha. Eles não incomodam, são finos e impedirão que você tenha a calcinha manchada quando a menstruação descer.

Por Ana Paula Bretschneider / Redação: Dona Giraffa

Mais sobre este assunto:

Qual a idade certa para ficar menstruada?

Cólica menstrual: conheça os chás mais eficientes para o problema

Loading...
2 Comentários em Quanto tempo dura a primeira menstruação?
  • Eviih disse:

    Minha mestruação Dura aproximadamente 5 dias certinhos .. Mais assim Esse mes achei muito esquisito pois sempre desce bastante para mim e nesse vez desceu pouquinhos mais duro 5 dias é normal 1 mes desce bastante e no outro desce menos ?

  • Suzana disse:

    Minha filha menstruou pela primeira vez em dezembro e ate agora ta vindo duas vezes no mês tipo cada 15 dias. Isso é normal no começo?

  • Deixe seu comentário