Saiba como combater o inchaço abdominal

O inchaço abdominal é uma sensação terrível e desconfortante para qualquer pessoa, principalmente por causar um aperto e um sufocamento na região do abdômen. Quando o inchaço aparece, é comum se sentir mais pesada mesmo que a balança não revele um ganho extra de peso. Além disso, a insatisfação com o próprio corpo também se torna evidente na hora de tentar esconder o inchaço.

mulher com desconforto abdominal

Foto: © Depositphotos

Mais comum do que parece, o inchaço pode ocorrer por diversas causas e basta ter uma alimentação inadequada para sofrer com este problema. Para quem está acostumada a passar dias e dias com inchaço abdominal, a boa notícia é que há várias formas simples de resolver este problema, evitar futuros inchaços e as sensações desagradáveis que causam.

Os chás naturais que reúnem ingredientes próprios para aliviar o inchaço são uma das formas mais utilizadas para retirar o peso do organismo. Além disso, algumas mudanças de hábitos e uma maior preocupação com a saúde pode fazer toda a diferença. Para saber como resolver o problema, primeiro é preciso entender as causas do inchaço e, em seguida, utilizar métodos naturais para combater e evitar que isto ocorra. (Confira nove dicas para desinchar sua barriga)

Por que estou inchada?

Há vários motivos que podem causar inchaços abdominais, inclusive doenças e problemas intestinais. No entanto, na maioria dos casos, as mulheres passam por esta situação devido à uma alimentação inadequada que provoca a retenção de líquidos. Se você passou a investir em uma dieta “milagrosa” recentemente, a falta de adaptação do organismo com o novo estilo alimentar também pode ser a causa do problema.

Quem bebe pouca água por dia e consome muitos alimentos ricos em sódio está mais propenso a sofrer com a retenção de líquidos. Além disso, a falta de um balanço alimentar que mantenha uma nutrição adequada ao organismo também pode ser responsável por este problema.

Outra causa muito recorrente é no caso de pessoas com intolerância a glúten e a lactose. Ao consumir esses alimentos, a pessoa passa a ficar inchada por algum tempo e ainda sofre com outros sintomas como mal estar e diarreia. Para verificar esta causa, é necessário fazer um exame médico e, no caso de comprovação, iniciar uma nova dieta que não contenha as substâncias indesejadas para o organismo.

Chá de pera

Apostar nas propriedades diuréticas das frutas é uma ótima opção para quem quer reduzir o inchaço. Um chá de pera pode resolver o problema facilmente, pois a fruta ajuda muito a acabar com a retenção de líquidos no organismo.

Além disso, a pera é uma fruta rica em sais minerais, vitamina C, fibras e potássio, o que ainda permite uma maior nutrição do corpo. Consuma todos os dias e não se esqueça também de beber muita água e reduzir o consumo de sal.

chá de pera

Foto: © Depositphotos

Como preparar:

• Corte quatro peras em pequenos pedaços;

• Coloque-as em uma panela com um litro de água;

• Deixe ferver por com fogo baixo por 20 minutos;

• Beba pouco a pouco durante o dia.

Como acabar com o inchaço:

Quem sofre muito com este problema precisa antes de tudo descobrir qual a principal causa, pois pode ser uma alimentação irregular ou um problema mais grave. Se você tem intolerância a glúten e não sabe, por exemplo, poderá resolver o problema assim que cortar esta substância da sua alimentação.

Por isso, procure um especialista caso esteja desconfiando que o problema pode ser mais grave do que a simples retenção de líquidos no organismo. Quanto mais cedo descobrir a causa, melhor será caso precise fazer algum tratamento específico. Porém, se o seu problema realmente for a retenção de líquidos, algumas atitudes podem acabar facilmente com o inchaço e ainda melhorar a qualidade de vida. (Chás que combatem a retenção de líquidos)

Consumir chás diuréticos é uma excelente forma de reduzir o inchaço e ainda se manter-se mais nutrido. Porém, toda a alimentação precisa ser repensada, principalmente o consumo de líquidos diários. Faça uma auto avaliação sobre a quantidade de água que você bebe por dia e se esforce para ter novos hábitos.

Veja o que pode evitar e acabar com o inchaço de forma definitiva:

Coma pouco e várias vezes ao dia: comer muito em uma refeição é mais propenso a causar o inchaço do que comer poucas quantidades em curtos períodos de tempo.

Beba dois litros de água por dia: a importância da água e a recomendação de profissionais de saúde não deve ser ignorada. Manter o organismo hidratado acaba com qualquer retenção de líquidos.

Faça uma atividade aeróbica: o sedentarismo pode causar várias doenças no organismo e contribuir com os inchaços. Ao fazer uma atividade aeróbica você reduz o abdômen, libera o estresse e mantém a sua saúde em dia. (Saiba a diferença entre exercícios aeróbios e anaeróbios)

mulher se hidratando

Foto: © Depositphotos

Evite refrigerantes: alimentos que causam gases são culpados pelo mal estar e inchaço muitas vezes. Além disso, tomar refrigerantes com muita frequência é altamente prejudicial para a saúde.

Abuse dos alimentos diuréticos: tenha frutas no seu cardápio e consuma durante as principais refeições do dia. (Lista de alimentos diuréticos que ajudam a combater o inchaço)

Coma devagar: mastigar bem os alimentos é fundamental, por isso nunca faça as refeições com pressa ou ansiedade. Engolir a comida rapidamente ajuda a aumentar o inchaço e pode até causar indigestão.

Não esqueça a salada: mesmo que você não goste muito, é importante adicionar verduras e legumes nas principais refeições do dia. Evite consumir alimentos muito gordurosos e, para ter refeições mais leves, consuma variados tipos de salada. Selecione as que você goste mais e faça um esforço para comer as verduras que não apetecem tanto.

Por Ana Paula Bretschneider / Redação: Dona Giraffa

Mais sobre este assunto:

Abdomên inchado: Causas e tratamentos

Veja 6 maneiras de descobrir a causa do inchaço abdominal

Loading...
Seja o primeiro a comentar em Saiba como combater o inchaço abdominal

Deixe seu comentário