Menstruação escura: O que pode ser?

Uma das coisas que mais atordoam as mulheres é quando algo fora do comum acontece com o organismo. No caso da menstruação, tanto o atraso quanto ciclos muito curtos ou longos demais podem causar dores de cabeça, principalmente pela possibilidade de indicar alguma doença ou problema no sistema reprodutivo feminino.

No caso da menstruação escura, as mulheres identificam esta anormalidade quando sai uma substância pastosa na menstruação. Escura e diferente do sangue comum, a substância pode ser um indício de diversas coisas, desde doenças até motivos que não significam nada de errado com o organismo, como a troca de pílula anticoncepcional.

mulher com a mão na calcinha

Foto: © Depositphotos

No entanto, na maioria dos casos, a menstruação escura pode revelar uma baixa na produção da progesterona, um hormônio essencial para o organismo feminino. Este hormônio está ativo no organismo desde a puberdade até a menopausa, momento em que o organismo diminui gradativamente a produção e, para não sofrer as consequências da baixa do hormônio, muitas mulheres buscam soluções alternativas.

Se o seu problema for a baixa na produção de progesterona, isto pode ter ocorrido até mesmo pela ação do anticoncepcional que, apesar de ser feito basicamente de progesterona, pode ocasionar baixas repentinas no organismo. Quando isto acontece, a menstruação escura aparece como uma indicação.

No entanto, há várias causas para este problema e, para ter certeza do que é, é necessário também avaliar outros sintomas e fazer uma consulta médica. Para quem não tem uma vida sexual ativa, as preocupações são menores, pois exclui a possibilidade de gravidez ou de contração de doenças sexuais. De qualquer forma, não deixe de marcar uma consulta no ginecologista para investigar a situação.

Possíveis causas:

Como as causas são variadas, é muito difícil ter certeza apenas analisando os sintomas. No entanto, algumas possibilidades podem ser excluídas dependendo da mulher, o que ajuda a ter uma ideia do ocorrido. No geral, as mulheres não se importam com isto quando ocorre poucas vezes, pois dificilmente indica uma doença.

mulher com calcinha preta

Foto: © Depositphotos

No entanto, se a menstruação escura se tornar rotineira, é importante investigar, mesmo que não seja nada demais. Como possivelmente há uma baixa na progesterona do organismo, o ideal é consumir alimentos que forneçam este hormônio, como algumas espécies de cará. O hormônio afeta diversas funções do organismo e, por isso, o melhor é que os níveis de progesterona estejam estáveis.

1. Gravidez: Para quem não quer engravidar essa é a possibilidade mais assustadora, porém não pode ser descartada para quem teve relações sexuais sem proteção recentemente. Quando ocorre a fecundação, é possível que a mulher se depare com o escurecimento do sangue, além de pouca quantidade. (Primeiros sintomas de gravidez: Conheça 18 sinais que você pode estar grávida)

Diferente do que parece, isto não é exatamente menstruação, mas um derramamento de sangue comum depois que a gravidez se consolida. Porém, é importante também analisar outros sintomas e fazer um exame de sangue para ter certeza se a causa é um bebê em formação.

2. DSTsSão diversas as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) que podem causar este sintoma. Só com uma consulta no ginecologista para saber se a causa é essa e que doença é e qual o tratamento. No geral, quando é DST, é possível que também haja um odor na menstruação. Quanto mais rápido for descoberto, mais fácil será o tratamento da doença.

preservativo

Foto: © Depositphotos

3. EndometrioseUma doença que ocorre quando o tecido que reveste o útero cresce em outros locais, a endometriose pode ser grave e necessitar de um tratamento específico. Esta doença tem suas causas diretamente ligada à menstruação, o que faz que a mulher tenha chances de desenvolver este problema em cada ciclo. (Endometriose – O que é, Causas, Sintomas e Tratamento)

4. Útero inflamado: Uma inflamação no útero, que pode ocorrer por variados motivos, também pode justificar o escurecimento do sangue durante o ciclo. Geralmente acompanhada de outros sinais, este problema também possui graus e pode ser tanto leve quanto mais grave. No entanto, é uma possibilidade que exige atenção e uma consulta no ginecologista o mais rápido possível.

5. Pílula do dia seguinte: Se você utilizou a pílula do dia seguinte recentemente, saiba que há uma probabilidade alta do comprimido ser a causa da menstruação escura. Isto porque a pílula tem uma carga hormonal muito forte que pode causar diversos sintomas no organismo.

mulher tomando pílula

Foto: © Depositphotos

Lembre-se que a pílula é um método emergencial que não pode ser ingerido com frequência, pois causa diversos distúrbios hormonais no organismo. (Saiba como tomar a pílula do dia seguinte)

6. Troca de anticoncepcional: A causa mais leve e que não oferece nenhum risco para a saúde é quando há uma troca de pílula anticoncepcional. Como o organismo não está acostumado com o novo remédio, é mais fácil que ocorra uma queda nos níveis de progesterona. No entanto, quando a causa é essa, o problema se resolve rapidamente em poucos dias. (Pílula anticoncepcional: mitos e verdades)

7. Miomatose uterina: A miomatose corresponde a nódulos que se formam no útero de forma benigna, sendo raro que se transformem em tumores malignos. O problema é muito comum até que a mulher entre na menopausa, quando começam a reduzir as possibilidades. É possível descobrir este problema após fazer uma ultrassonografia, recomendada pelos ginecologistas no caso de alguma suspeita. (Miomatose Uterina – Causa, sintomas, tratamento)

O que fazer?

Primeiramente, é importante analisar todas as possibilidades e excluir aquelas que parecem inviáveis por algum motivo, como a falta de outros sintomas. Observe também quanto tempo dura este problema, pois se a menstruação escura começar a ser corriqueiro, é possível que seja algo mais grave.

dúvidas

Foto: © Depositphotos

O melhor a fazer é sempre consultar um ginecologista com regularidade e ficar atenta a todas as mudanças hormonais no organismo. Mesmo que o problema não seja nada prejudicial para a saúde, é sempre bom buscar a tranquilidade através de um exame do que ficar preocupada com as possibilidades.

Por Ana Paula Bretschneider / Redação: Dona Giraffa

• Sinais que o útero dá quando algo não vai bem

Loading...
2 Comentários em Menstruação escura: O que pode ser?
  • Grazieli disse:

    Um ótimo artigo

  • Deixe seu comentário

    Publicidade
    Curta nossa fan page no Facebook
    Publicidade
    Publicidade

    A glória deve ser conquistada; a honra, por sua vez, basta que não seja perdida. Arthur Schopenhauer