Dicas simples para limpar a casa

Para muitas pessoas, o serviço doméstico é uma atividade pesada que costuma levar muito tempo. Para deixar a casa em ordem, é comum que muitas pessoas percam pelo menos um dia na semana com uma faxina completa. Ainda assim, é possível que alguns cômodos, móveis e janelas acabem acumulando poeira pelo esquecimento.

mulher fazendo faxina

Foto: © Depositphotos

Na hora da faxina, as partes mais óbvias como os arredores da cozinha, o quarto e o banheiro ganham preferência, pois são cômodos que acumulam bactéria fácil e, por isso, é imprescindível mantê-los limpos. Apesar de realmente ser uma tarefa mais trabalhosa, arrumar a casa pode ser menos torturante do que muitos imaginam. Além disso, através de dicas simples, é possível ainda dedicar menos tempo para a atividade e garantir uma duração maior da boa aparência de pisos, assoalhos, superfícies metálicas e móveis.

Saiba como limpar e tirar manchas da TV, telas de LCD e LED

A conservação dos objetos domésticos é algo que depende diretamente da maneira como é feita a faxina. Utilizar produtos químicos inadequados para o local, por exemplo, pode colaborar com a corrosão das superfícies e provocar uma aparência envelhecida para revestimentos que foram reformados em pouco tempo. Por isso, além de economizar o tempo de faxina e limpar os móveis de forma eficiente, é importante tomar muitos cuidados na escolha do material higienizado para a limpeza. Para saber o que utilizar e como limpar a casa de forma rápida e prática, confira as dicas abaixo.

Faxina ecológica: (Transforme sua faxina com produtos ecologicamente corretos & Receita caseira facilita a faxina e ajuda a tirar gordura e manchas)

Organize o seu material

Para facilitar o trabalho da faxina, a primeira dica importante é organizar o material de limpeza de acordo com o local de utilização. Separe por caixas etiquetadas os produtos que são para a cozinha, banheiro, quarto e outros cômodos.

Tenha um armário próprio apenas para guardar os produtos de limpeza e, sempre que for fazer uma faxina, carregue a caixa adequada para o cômodo. Através desta organização, você não precisará ficar caminhando de um lado para o outro porque esqueceu algo importante, o que vai garantir uma grande economia no tempo de trabalho.

Economize tempo

Economizar tempo na faxina é algo que dependente principalmente da organização pessoal e da experiência do usuário com limpeza. As pessoas mais organizadas provavelmente não terão que perder tempo arrumando a bagunça antes de fazer a limpeza, por exemplo, enquanto os mais desleixados terão sempre que arrumar os objetos fora do lugar antes de limpar alguma coisa.

produtos para faxina

Foto: © Depositphotos

Além da organização, fazer pequenas faxinas por dia também é uma ótima dica para perder menos tempo com limpeza. Se você deixar para fazer uma faxina completa uma vez por semana ou uma vez a cada 15 dias, provavelmente perderá mais tempo para retirar toda a sujeira acumulada e um dia não será suficiente para limpar tudo.

No entanto, se você se acostumar com pequenas limpezas diárias, nunca haverá uma sujeira grossa o suficiente acumulada para ter mais trabalho depois. Experimente arrumar a cama todos os dias, deixar as janelas abertas para ventilar e evitar mofo, passar a vassoura no quarto e na cozinha uma vez por dia e limpar as manchas imediatamente.

leia também: Saiba como fazer uma faxina na casa em 2 horas

Dicas para a limpeza da cozinha:

• Nunca comece pelo piso, pois provavelmente irá acumular sujeira limpando o resto do ambiente. Inicie a limpeza sempre por cima, pelos armários, mesa, balcões e, por fim, termine o serviço limpando o chão.

mulher fazendo faxina na cozinha

Foto: © Depositphotos

• Evite deixar louça acumulada, pois o trabalho também se acumulará mais tarde. Ao lavar os utensílios de cozinha, deixe escorrendo enquanto faz outras coisas para economizar tempo.

• Tire manchas de gordura imediatamente do fogão, pois será muito mais fácil remover na hora do que depois que a gordura secar na superfície.

• Nunca misture produtos químicos e evite usar materiais que não tenham uso próprio para a cozinha, como utilizar sabão em pó para limpar o piso.

+++ dicas: Veja como limpar forno e fogão

Como limpar o quarto:

• Faça uma faxina básica no cômodo todos os dias, passe a vassoura no chão e mantenha a roupa de cama organizada.

mulher varendo

Foto: © Depositphotos

• Para limpar armários e mesas de estudo, retire os objetos de cima com cuidado e passe um produto que seja próprio para o material. Se a sua mesa for de madeira, cuidado para não utilizar produtos que manchem.

• Não deixe roupas jogadas no chão do quarto pois o tecido irá acumular bactérias do local. Se quiser deixar no quarto, tenha uma cesta para guardar as peças.

• Mantenha as roupas dobradas no guarda-roupa e organize as peças de acordo com a estação. Se a bagunça ficar grande, além de você não achar a roupa que procura, provavelmente irá perder pelo menos uma tarde para organizar o armário.

Limpeza no banheiro:

• Assim como na cozinha, o piso do banheiro deve ser o último lugar a receber uma faxina. Comece pela pia, boxe ou banheira, sanitário e por último o chão.

limpando o banheiro

Foto: © Depositphotos

• Jamais utilize o mesmo pano para limpar as partes. Se utilizar na pia o pano que usou para limpar a superfície do sanitário, por exemplo, será muito fácil de contaminar o local com as bactérias do vaso.

• Limpar o vaso sanitário com uma mistura de água e vinagre branco é o mais adequado para higienizar o local. Utilize a água e o vinagre em quantidades proporcionais e limpe a superfície com uma escova própria para o uso.

• Evite o uso exagerado de produtos como desinfetantes, pois o material é forte e deve ter o seu uso restrito. Utilize este material apenas para limpar locais em que houver o contato direto com as mãos.

+++ dicas: Confira como limpar o banheiro corretamente

Por Ana Paula Bretschneider / Redação: Dona Giraffa

• Guia da dona de casa iniciante: passo a passo

Loading...
10 Comentários em Dicas simples para limpar a casa
  • Ceará Noivas disse:

    Muito bom, excelente site!

  • Flávia disse:

    Dicas excelentes. Ajudará bastante a rotina.

  • Natacha disse:

    ótima ideia! Eu não sabia que isso ajudava tanto.

  • Jaciara disse:

    Excelente conteúdo! Certamente vai ajudar.

  • Emanueli disse:

    Agradeço imensamente pelo seu conteúdo! Muito eficiente.

  • Miranda disse:

    Excelentes dicas, obrigada por compartilhar.

  • Margarete disse:

    Ótima maneira de prender o leitor! muito massa.

  • Linda disse:

    Ótimas ideias passam agora em minha cabeça! agradeço.

  • Maria Rita disse:

    Eu estive a espera de conteúdos de qualidade e encontrei o seu finalmente.

  • Géssica disse:

    Ótimas dicas, valeu!

  • Deixe seu comentário