Caminhar ajuda a perder a barriga e emagrecer

Uma atividade física agradável, gratuita e muito vantajosa para a saúde é a caminhada. O exercício pode ser feito em qualquer lugar e pode ser ajustado facilmente aos horários livres de quem tem uma rotina ocupada e pouco tempo disponível para se dedicar aos cuidados com a saúde e as atividades físicas.

mulher caminhando no parque

Foto: © Depositphotos

Ao caminhar em uma velocidade regular, a perca calórica se mantém em 5,5 Kcal/min, o que é uma grande ajuda para quem quer queimar a gordura extra e também perder alguns quilos com a atividade. No entanto, só caminhar não é muito eficiente para emagrecer, embora o exercício seja ideal quando combinado com uma dieta saudável e outras atividades.

Além dos benefícios para a manutenção da saúde e das possibilidades de emagrecimento, a caminhada já foi adotada por milhares de pessoas pelos efeitos positivos na mente. A atividade é ideal para combater a ansiedade e reduzir os níveis de estresse, uma vez que coloca o corpo em movimento e ajuda o usuário a pensar menos nos problemas.

Perca a barriga mais rápido

A gordura acumulada na região do abdômen é um dos problemas estéticos que mais perturbam mulheres, independentemente de sofrer com obesidade ou não. O problema da gordura abdominal pode surgir mesmo nas mais magras e, em muitos casos, não é fácil secar a barriga da maneira desejada.

mulher medindo a cintura

Foto: © Depositphotos

Qualquer atividade física pode ajudar a perder a barriga, desde que seja uma atividade aeróbica. Por isso, a caminhada também entra na lista de exercícios que queimam calorias e ajudam a manter o corpo em forma. Porém, é preciso ter consciência de que só caminhar ou fazer outra atividade semelhante não é tão eficiente na retirada da gordura abdominal.

O acúmulo de gordura no corpo é um fenômeno que ocorre por diversos erros, desde a ingestão de alimentos inapropriados até o sedentarismo. Outros fatores como o pouco consumo de água, por exemplo, pode favorecer a retenção de líquidos e também provocar os inchaços indesejáveis. (Saiba como combater o inchaço abdominal)

Veja como perder a barriga com mais eficiência:

Aposte na caminhada e também em outras atividades aeróbicas: corrida, hidroginástica e até mesmo pular corda pode queimar uma boa quantidade de calorias.

Mude os seus maus hábitos: faça uma reflexão para ver o que você precisa cortar da alimentação. Planeje também uma rotina em que as atividades físicas entram de forma regular.

hábitos alimentares

Foto: © Depositphotos

Não seja impaciente: queimar a gordura pode ser um processo lento e, por isso, não se desespere para ver resultados imediatos. Quanto mais você se esforçar para queimar as calorias, mais rápido aparecerão os resultados.

Aposte em sucos e chás: há muitas receitas de sucos verdes, misturas de frutas e chás que ajudam a reduzir a gordura abdominal. Incluir na dieta pode ser uma grande ajuda para quem quer limpar o organismo e se sentir saciado depois das refeições. (Suco de cenoura para emagrecer)

Tenha persistência: essa é a dica mais importante. Não adianta trocar de dieta toda hora ou parar com as atividades físicas e recomeçar com frequência. Para perder a barriga é necessário apostar em uma rotina planejada por um período maior.

Benefícios da caminhada

A caminhada é uma das atividades mais simples e benéficas para o organismo, além de poder ser praticada por quase qualquer pessoa. Mesmo para os idosos e pessoas com mais limitações físicas, o exercício é importante e ajuda a manter o organismo ativo e saudável por mais tempo.

mulher caminhando

Foto: © Depositphotos

Veja os principais benefícios da caminhada:

Praticidade: a atividade pode ser inserida na rotina da forma desejada e não é necessário nenhum instrumento ou investimento para começar.

Emagrecimento: a perda calórica garante um maior emagrecimento para quem caminha com frequência.

Redução do estresse: os efeitos psicológicos da caminhada também possuem comprovação. É possível relaxar mais durante o exercício, aliviar o estresse e a ansiedade gerados pelos desafios diários.

Prevenção de doenças: doenças cardiovasculares e diabetes estão na lista de enfermidades que possuem suas chances reduzidas para as pessoas que caminham mais.

Oxigenação do cérebro: assim como a corrida, a caminhada ritmada também melhora a oxigenação do cérebro, o que ajuda a pensar com mais clareza e ter mais saúde mental.

+++ Dicas:

A caminhada é um exercício que pode se encaixar muito bem na rotina de qualquer tipo de pessoa, seja um sedentário ou um atleta. Não é preciso muito preparo para iniciar a atividade, pois o mais importante é que o usuário tenha uma meta de caminhada e horários que permitem fazer a atividade com frequência. (Caminhada + Alimentação balanceada pode resultar em uma perda de 9 kg em um mês)

Mesmo que a caminhada não seja realizada todos os dias e no mesmo horário, é preciso ter alguns dias da semana livres para se dedicar ao exercício. Não adianta caminhar um ou dois dias e fazer uma pausa de duas semanas, pois isto não trará muitas vantagens ao organismo e será ineficiente para o emagrecimento. (Tênis feminino para corrida: saiba como comprar)

mulher amarrando o cadarço

Foto: © Depositphotos

Veja algumas dicas e saiba como se preparar:

• Tenha um tênis próprio para caminhada, pois a atividade não pode ser feita com qualquer sapato. Além de desconfortável, um sapato inadequado pode causar lesões.

• Faça um alongamento antes de iniciar qualquer atividade, mesmo que seja caminhada. Esticar os músculos ajuda a preparar melhor o organismo.

• Beba muita água após a atividade, manter o organismo hidratado é fundamental devido à perda de líquidos durante o exercício.

• Tente seguir um ritmo na caminhada e mantenha objetivos claros. Quanto tempo irá caminhar? Quantas voltas no parque? Tente aumentar a intensidade do exercício aos poucos.

• Inclua a atividade na sua rotina pelo menos três vezes na semana. Mesmo que sejam em dias diferentes, procure seguir uma meta para que a caminhada tenha resultados positivos e se torne um hábito.

Por Ana Paula Bretschneider / Redação: Dona Giraffa

• Saiba como perder e tonificar a barriga em até oito semanas

Loading...
1 Comentário em Caminhar ajuda a perder a barriga e emagrecer
  • Lourival fontes disse:

    Estou muito feliz por estar caminhando 1hs por dia em 5 dias por semana, tem 2 semanas que iniciei o meu exercício e estou me sentindo muito bem .Estou pesando 85 kilos e quero chegar aos 70 ;

  • Deixe seu comentário