Alimentação pré e pós treino: aumente o seu desempenho

Se você é um adepto da atividade física provavelmente já se perguntou sobre qual seria a alimentação mais adequada para melhorar o desempenho nos treinos e atingir os objetivos mais rapidamente. De todos os períodos do dia, as horas que antecedem os treinos e as horas pós as atividades são as mais importantes para se alimentar, principalmente para quem pretende aumentar a massa muscular.

Mulher fazendo musculação

Foto: © Depositphotos

Além de ter mais saúde e uma musculatura definida, muitas pessoas se preocupam com a alimentação também pois necessitam de mais energia para aguentar os treinos, principalmente se for musculação pesada. Com mais força e energia para treinar, o organismo consegue melhorar o desempenho e os resultados aparecem com mais facilidade.

Por isso, investir em fontes de energia é a melhor escolha antes dos treinos, pois é exatamente este o combustível que o organismo precisa para aguentar a intensidade dos treinos e não sofrer as pesadas consequências do estresse muscular. Quanto mais energia você tiver para treinar, melhor será o rendimento e menor será a fadiga após as atividades.

Além disso, é importante consumir fontes de proteínas, vitaminas e nutrientes após os treinos, pois é o que o organismo necessita para se recompor. Além de uma dieta balanceada e rica nestes elementos, você pode também contar com a ajuda da suplementação alimentar para manter o organismo nutrido e com mais força para as atividades.

Veja mais detalhes da alimentação:

Alimentação pré-treino

O período pré-treino é uma verdadeira preparação para as horas que serão passadas na academia ou em outro local de atividade física. Antes de treinar, o mais recomendado é nutrir o organismo com fontes de energias que possam manter os níveis glicêmicos e fazer com que o atleta tenha força para treinar sem sentir-se rapidamente desgastado.

alimentação pré-treino

Foto: © Depositphotos

Para isso, invista em fontes de carboidratos complexos, pois são excelentes fontes de energia de lenta absorção, diferente dos carboidratos simples que são rapidamente absorvidos e podem causar quedas energéticas durante os treinos. Além disso, há uma variedade de suplementos energéticos que visam melhorar o desempenho. (Saiba quais são os carboidratos simples)

Cuidar do momento de fazer a última refeição antes dos treinos também é um ponto importante. O ideal é comer trinta minutos antes das atividades e em quantidades que estejam de acordo com o físico e a necessidade energética. Para saber isso, é importante consultar um nutricionista e elaborar uma dieta mais adequada. Evite comer demais e começar a treinar em seguida pois isto pode causar ingestão, mal-estar e até mesmo vômitos durante o treino.

Alimentos ricos em carboidratos complexos:

• Batata-doce;
• Salada de frutas;
• Alimentos integrais (arroz, pão);
• Grãos (granola, linhaça, aveia).

tigela com aveia

Foto: © Depositphotos

Alimentação pós-treino 

A fadiga após os treinos muitas vezes é causada pelo desgaste no consumo de nutrientes durante as atividades. Ao consumir mais fontes de energia e manter os níveis de glicose de forma adequada, esta sensação de estresse muscular e cansaço é um pouco menor. No entanto, o organismo sempre irá manifestar uma carência de nutrientes após exercícios intensos.

Para quem tem uma alimentação adequada, esta carência irá aparecer com uma sensação maior de fome, pois é a forma do corpo de avisar que necessita repor os nutrientes gastos com o treinamento. Por isso, é importante consumir vitaminas, sais minerais e fontes de proteínas após os treinos. (Confira onde encontrar os sais minerais)

As proteínas são ainda mais importantes para quem quer trabalhar na construção muscular. Os músculos necessitam de fontes variadas de proteínas, pois são diferentes cadeias de aminoácidos que provocam o crescimento muscular. Além de investir em alimentos ricos em fontes proteicas, experimente também suplementos alimentares a base de proteína.

Fontes de proteína para o pós-treino:

• Peixe;
• Frango;
• Iogurte;
• Ovos.

frango grelhado

Foto: © Depositphotos

Suplementação

A suplementação alimentar surgiu no mercado como um mecanismo a mais para auxiliar os atletas que querem melhorar o desempenho nos treinos e provocar o crescimento da massa muscular com eficiência. Há vários suplementos que visam dar energia antes dos treinos e nutrir o organismo corretamente após os exercícios.

• Anvisa proíbe marcas de whey protein: Confira a lista.

• Anvisa proíbe a venda de quatro suplementos alimentares no Brasil

Quem investir na suplementação pode de fato nutrir o organismo de forma ainda mais completa, pois os complementos alimentares carregam grandes quantidade de nutrientes, fontes variadas de proteína e baixo teor de gordura ou açucares. Há suplementos de todos os tipos e com variadas indicações, para quem deseja manter o organismo abastecido com os mais variados tipos de nutrientes.

Dicas extras:

• Consulte um nutricionista para ver uma dieta que combine mais com a sua condição física. Pessoas muito magras devem investir em massa corporal primeiro, enquanto que quem já treina a mais tempo deve consumir maiores quantidades de fontes de energia e proteínas.

• Não coma demais antes dos treinos e não tente fazer mais força do que o seu organismo aguenta. O ideal é se alimentar corretamente e ir aumentando a intensidade dos treinos aos poucos.

• Se consumir suplementos para aumentar a massa muscular, o complemento Whey Protein é um dos que oferecem proteína de maior qualidade no mercado. Porém, há muitas outras fontes de proteínas que devem ser ingeridas para que os músculos tenham um balanço adequado de aminoácidos. (Suplementos que auxiliam no ganho de massa muscular)

suplementos

Foto: © Depositphotos

• Para quem toma suplementos, é importante também nunca passar da quantidade indicada nas embalagens dos produtos. Tome conforme a recomendação para que o organismo não receba uma carga muito alta.

• Beba muita água durante o dia para evitar a desidratação. O problema pode ocorrer facilmente devido aos líquidos que são perdidos em cada treinamento. Para quem treina todos os dias de forma intensa, a água é indispensável.

Por Ana Paula Bretschneider / Redação: Dona Giraffa

• Emagreça e seque a barriga com batata doce

Loading...
Seja o primeiro a comentar em Alimentação pré e pós treino: aumente o seu desempenho

Deixe seu comentário