Menstruação atrasada 10 dias

Se deparar com um atraso menstrual é uma experiência que a maioria das mulheres já passou pelo menos uma vez na vida. Seja gravidez ou qualquer outro problema corriqueiro, o fato é que basta um dia de atraso para que qualquer mulher se sinta preocupada, principalmente aquelas que não querem engravidar no momento.

mulher preocupada com menstruação

Foto: © Depositphotos

Apesar de ser o sintoma mais óbvio e conhecido de gravidez, há muitas outras razões para a menstruação atrasar e, por isso, não há motivos para se preocupar logo de cara. No entanto, cada mulher tem uma noção sobre quais são os próprios riscos de estar grávida. Para quem tem uma vida sexual mais ativa, é importante fazer uma análise sobre a data das últimas relações, se houve algum método contraceptivo e etc. (Pílula do dia seguinte pode atrasar a menstruação em até 21 dias)

Para quem está com a menstruação atrasada e acha que há poucas chances de ser gravidez, há diversas outras questões que podem estar causando a demora. Enquanto algumas causas são mais leves, outras podem representar um problema concreto e, para ter certeza, é necessário consultar um ginecologista e fazer os exames solicitados. (Chá de canela pode acelerar a menstruação)

Confira 10 causas para menstruação atrasar por pelo menos dez dias:

1. Gravidez:

A primeira possibilidade que muitas mulheres pensam ao se deparar com um atraso menstrual é gravidez. Porém, a menstruação não é o único sintoma que indica uma gestação e, por isso, é preciso ficar atento em outros sinais antes de colocar a ideia na cabeça. (Sintomas de gravidez no começo da gestação)

Quando a mulher está realmente grávida, é possível que desça um sangue escuro e em pouca quantidade, além dos sintomas clássicos de enjoos, inchaços, mal-estar, alterações de humor e etc.

2. Gravidez psicológica:

Um problema mais comum do que parece é quando a mulher é afetada por uma gravidez psicológica. Isto pode ocorrer por dois motivos: quando a mulher quer muito um filho ou quando tem muito medo de engravidar. Para quem quer muito um bebê e está com dificuldade, pode acontecer do psicológico convencer o organismo de uma gravidez que não existe e, como consequência, a mulher passa a sentir os sintomas e a menstruação atrasa. (O que é gravidez psicológica? Conheça os principais sintomas:)

intomas da gravidez psicológica

Foto: © Depositphotos

No caso de quem tem medo de engravidar, o problema surge como uma espécie de paranoia. O medo e a tensão são tão grandes que podem convencer a mulher das possibilidades e, quando isto ocorre, é possível também sentir os sintomas de uma gravidez falsa. Há mulheres que, inclusive ficam mais de dois meses sem menstruar até ter coragem de fazer um teste e descobrir que não estão grávidas. Para acabar com a agonia, faça um exame o mais rápido possível.

3. Estresse:

Como a menstruação envolve hormônios e os hormônios estão diretamente ligados com o lado emocional, é possível que a menstruação atrase quando algo não vai bem. Seja uma preocupação, tensão, ansiedade, medo ou qualquer situação que esteja acabando com as noites de sono.

O fato é que o estresse pode influenciar na produção hormonal e fazer inclusive com que não haja ovulação em um mês. Se você está com alguma preocupação grande no momento, há muitas chances deste ser o motivo. Caso contrário, é possível descartar esta possibilidade facilmente.

4. Uso de medicamentos:

Para quem tem alguma doença estabelecida ou está fazendo algum tratamento e necessita de medicamentos, é possível que um dos remédios justifique o atraso.

uso de remédios

Foto: © Depositphotos

A composição química de alguns medicamentos influencia no ciclo menstrual e, para tirar a dúvida, é importante ler a bula do remédio que está consumindo no momento. No geral, antidepressivos, anti-hipertensivos e imunossupressores podem provocar um atraso menstrual de alguns dias.

5. Doenças:

O ciclo menstrual é muito sensível a doenças e pode perder a regularidade facilmente se a imunidade estiver baixa e o organismo estiver desestabilizado por algum vírus ou bactéria.

Não necessariamente é preciso ter uma doença grave para isto acontecer, pois uma simples gripe ou amigdalite pode ser suficiente para alterar a data da menstruação.

6. Suspensão do anticoncepcional:

Algo que faz com que a menstruação atrase na maioria dos casos é a suspensão da pílula anticoncepcional. As mulheres que tomaram por anos os comprimidos diários e, de repente resolvem parar, podem ter uma desestabilização do ciclo menstrual e até mesmo deixar de menstruar algum mês.

uso do anticoncepcional

Foto: © Depositphotos

Porém, esta possibilidade também é bem simples de ser descartada dependendo do caso.

7. Obesidade:

Mulheres com problemas de obesidade ou ganho de peso podem deixar de ovular rotineiramente e, como consequência, não menstruar todos os meses. Isto ocorre pois o excesso de gordura também aumenta a produção de estrogênio que, embora seja necessário para a evolução, pode causar um efeito contrário se tiver em grandes quantidades no organismo.

8. Alterações de peso:

Parecido com o motivo acima, as alterações de peso provocam o mesmo efeito do aumento dos níveis de estrogênio no organismo.

mulher acima do peso

Foto: © Depositphotos

Porém, não é necessário ter um ganho de peso rápido para que isto aconteça, pois as mulheres que perdem peso muito rápido estão sujeitas ao mesmo problema. A alteração dos níveis de gordura no organismo causa este distúrbio que afeta o ciclo menstrual.

9. Menstruação irregular:

Muitas mulheres que não tomam pílula anticoncepcional possuem o problema da menstruação desregulada. Para algumas mulheres, é possível inclusive ficar meses sem menstruar, enquanto que outras são pegas totalmente desprevenidas em datas que não estavam esperando. (O que é menstruação irregular?)

Nestes casos, é impossível calcular o período fértil e, para mais tranquilidade, o ideal é fazer uma consulta ginecológica para identificar se há algo causando a irregularidade do ciclo. Além disso, começar a tomar pílula anticoncepcional pode ser uma boa ideia para resolver este problema.

10. Atividade física em excesso:

São vários os motivos que fazem com que as atletas tenham o ciclo menstrual desregulado. Os baixos níveis de gordura no organismo, estresse da rotina de treinos e o maior gasto de calorias podem provocar alterações hormonais no organismo.

mulher praticando atividade física

Foto: © Depositphotos

Porém, este motivo é válido apenas para ginastas, maratonistas, nadadoras e qualquer mulher que faça atividade durante muitas horas do dia. Ir para a academia com frequência, por exemplo, não é suficiente para afetar a menstruação.

Por Ana Paula Bretschneider / Edição: Dona Giraffa

Loading...
2 Comentários em Menstruação atrasada 10 dias
  • cristiane disse:

    Minha mentração está atrasada há dez dias, pouque tive que tomar corticoide devido a uma inflamação grave.

  • claudia Lira disse:

    Oie minha mestruacao esta atrasada faz duas semanas, estou fazendo exercicios fisicos em excesso, estou fazendo dieta, e estou tomando termogenico tbm e suplemntos, e esse mês nao tomei o anticoncepcional, e meu namorado esta desesperado pq nao “CAI” como diz ele? Já tome chá de cenela. a pirula do dia seguinte… Eu sei que nao estou, mas estou nervosa e aflita porque meu namorado esta muito bravo pq esse mes nao tomei o anticoncepcional 🙁 o que eu faco?

  • Deixe seu comentário

    Publicidade
    Curta nossa fan page no Facebook
    Publicidade
    Publicidade

    Só existe uma lei no amor; tornar feliz a quem se ama. Stendhal