Ele não quer casar, e agora?

Você acha que encontrou a pessoa certa e sente-se feliz apenas por estar ao lado dele. Vocês começam a namorar e o tempo vai passando, a relação vai amadurecendo e, de repente, o namoro começa a ter a idade de uma criança que já vai para a escola. Depois de tantos anos juntos, surge a vontade de casar e finalmente construir uma nova família. No entanto, ele parece não receber muito bem esta ideia e apresenta resistência para marcar a data do casório.

noiva com luvas de boxes

Foto: © Depositphotos

Esse é o drama vivido por muitos casais que, apesar de jovens, já namoram há mais de cinco anos e possuem uma longa história juntos. O tempo de namoro começa a criar uma pressão familiar, pois depois de vinte e tantos anos, a ideia de casamento se torna madura e quase obrigatória. Porém, há muitos homens que não reagem bem a possibilidade de casar por diversos motivos. Nestes casos, a mulher precisa entender as razões e começar a agir estrategicamente para que o parceiro tome a decisão correta.

Há casos também de casais que se conheceram mais tarde, depois dos 30 anos. Mesmo que não haja longos anos de namoro, a idade chega e a pressão interna e externa para o casamento torna-se evidente. Com o amadurecimento, as pessoas sentem vontade de iniciar uma família de verdade, ter os filhos e embarcar na vida a dois de forma completa. No entanto, nem sempre o homem tem certeza do que quer, e ai começam as discussões e tensões entre o casal.

Confira dicas e saiba como agir quando o parceiro parece fugir do altar:

Mude as suas atitudes

1. Mostre que não haverá mudanças depois do casamento;

2. Seja companheira em todas as horas;

3. Faça com que ele se sinta seguro com a relação;

4. Não brigue e critique a forma de pensar do parceiro;

5. Seja sincera e tenha certeza do que quer.

São muitos os motivos que levam um homem a adiar o casamento e, entre esses motivos, as atitudes da parceira podem ter um grande peso. A mulher precisa se mostrar companheira e passar confiança para que o parceiro tome a decisão de casar. Um casamento é um compromisso que deve durar a vida toda, por isso, a decisão precisa ser feita com responsabilidade. (Confira 10 sinais de que ele não quer compromisso sério)

Para isso, é necessário que a mulher mostre maturidade e não pressione o companheiro para tentar obriga-lo a casar. A decisão precisa ser feita em conjunto e os dois devem ter certeza do que querem antes de subir ao altar.

Entenda os motivos dele

Ser compreensiva também é importante para resolver esta questão. Muitas mulheres tem tendência a pensar que, quando o companheiro não quer casar, ele simplesmente não quer largar a vida de solteiro para se amarrar definitivamente à alguém. Nesse caso, a mulher costuma se inferiorizar, como se fosse apenas uma diversão na vida do companheiro e não a mulher que ele escolheu para ficar junto, mesmo que seja apenas namorado.

casal conflito ele não quer casar

Foto: © Depositphotos

Há homens que de fato apresentam esse perfil pouco responsável. Porém, a maioria dos homens escondem medos com relação ao casamento e esses medos podem surgir até de experiências passadas ou experiências de família, no caso dos homens que viram que o casamento dos pais não deu certo. Por isso, é preciso ser compreensiva e ajudar o parceiro a se sentir seguro para ter certeza do que está fazendo.

Principais motivos:

1. Ele tem medo do casamento;

2. Acha que ainda é muito jovem para casar;

3. Não tem certeza se está com a pessoa certa;

4. Tem medo de se arrepender;

5. Acha que o tempo de namoro ainda é curto.

E você, quer mesmo casar?

Antes de pressionar e cobrar a decisão do companheiro é importante também refletir sobre as próprias necessidades de casamento. Oficializar a união não pode ocorrer por causa de pressão familiar ou pela idade, mas pela certeza de querer passar o resto da vida ao lado da pessoa que escolheu. Por isso, é fundamental que a mulher também pense melhor nesta escolha e só converse com o marido após ter certeza de que quer um futuro com ele. (Vantagens e desvantagens de morar juntos)

noivos sentando no banco

Foto: © Depositphotos

Além disso, todos os detalhes da vida à dois precisam ser analisados, principalmente os casais que não moram juntos. As pessoas foram criadas em ambientes diferentes e, por isso, é possível que haja conflitos que devem ser resolvidos pacificamente. Conheça bem a pessoa que você escolheu para dividir a vida e só tome a decisão de casamento se não houver dúvidas em querer construir uma família com o parceiro.

Por Ana Paula Bretschneider / Edição: Dona Giraffa

• Atitudes que indicam imaturidade em um homem

Loading...
Seja o primeiro a comentar em Ele não quer casar, e agora?

Deixe seu comentário

Publicidade
Curta nossa fan page no Facebook
Publicidade
Publicidade

Só existe uma lei no amor; tornar feliz a quem se ama. Stendhal