Saiba como iniciar uma rotina de exercícios para ficar em forma

O tempo tem passado bem depressa. Já estamos no meio do ano. Logo já nos deparamos com a estação mais quente do ano: o verão. Período em que as pessoas usam mais roupas frescas, curtas e decotadas. Momento ideal para curtir um dia à beira da piscina ou da praia. Todavia, muitas mulheres deixam de desfrutar com prazer desse período do ano tão agradável, pois sentem vergonha da maneira como encontram os seus corpos. Ficam sem graça por estarem com uma barriguinha saliente e uns quilinhos extras.

Mulher fazendo abdominais

Foto: © Depositphotos

Se você se encontra com essa problemática de estar com o peso acima do ideal para sua idade e altura, não se atemorize! Comece já a se preparar para o final do ano. Inicie hoje mesmo uma rotina de atividades físicas que possam te dar mais saúde, disposição, melhor condicionamento físico e claro, um corpo mais esbelto e em plena forma.

• Abaixo seguem algumas recomendações importantes para quem está iniciando uma rotina de exercícios para ficar em forma. Fique atenta às dicas e comece a se movimentar já!

1. Organize sua agenda:

Muitas pessoas enganam a si mesmas dizendo que não encontram tempo para se exercitar, frequentar uma academia ou até mesmo fazer uma simples caminhada. Dizem estar muito atarefadas com os compromissos do dia a dia e acabam protelando um espaço na agenda para realizar algum tipo de atividade.

No entanto, vale lembrar que devemos priorizar a nossa saúde e que se realmente estivermos disposta para tal ação com certeza encontraremos um tempinho para realizar esse fim. Nem que seja uma breve caminhada no retorno do serviço, não importa o tempo nem o momento, o que realmente importa é se movimentar.

2. Faça uma atividade que te dê prazer:

De nada adianta ficar horas e horas em cima de uma bicicleta ou esteira se isso para você é um fardo pesado demais, altamente desgastante e muito chato. Para quem está iniciando uma prática de exercícios físicos a fim de obter a boa forma, o recomendado é que procure uma atividade que lhe conceda alegria, prazer, bem estar e vontade de voltar a praticá-la novamente. (8 exercícios físicos que você pode fazer em qualquer lugar: em casa, no parque ou na praia)

mulher correndo

Foto: © Depositphotos

3. Não abuse demais de você mesma:

Não caia na armadilha de que o ideal é se exercitar muito diariamente para alcançar os seus objetivos mais rápido. Você até poderá ter uma perda de peso superior, todavia terá muitas dores em seu corpo, cansaço físico extremo, inchaços e quem sabe até problemas nos músculos e coluna vertebral. (Confira os riscos de se praticar atividades físicas esporadicamente )

Por esta razão, o aconselhável é que comece devagar com os exercícios e vá aumentando gradativamente a carga das atividades, bem como a intensidade e tempo das mesmas.

4. Não se cobre demais:

Nada de querer perder todo peso que precisa em apenas uma semana. Não trace metas difíceis de serem alcançadas. O correto é que você faça um planejamento sob a orientação de um educador físico e de um nutricionista para que eles te mostrem quais as reais metas que você pode lutar por alcançar semanalmente.

mulher se pesando

Foto: © Depositphotos

Lembre-se de que perder peso muito rápido poderá fazer com que você tenha sua saúde prejudicada e obtenha esse quilinhos novamente tão rápido quanto os perdeu.

5. Faça substituições simples:

Você não precisa de muitos sacrifícios para poder optar por uma vida mais saudável. Fazendo substituições simples no seu dia a dia já fará com que você perceba visivelmente os benefícios de uma vida não sedentária. Você poderá por exemplo trocar o elevador pelas escadas, o carro por uma caminhada ou passeio de bicicleta e brincar mais com as crianças.

6. Beba bastante água:

A água é o combustível essencial para a sobrevivência humana. Todo ser humano adulto deve ingerir no mínimo 2 litros de água por dia.

mulher bebendo água

Foto: © Depositphotos

No entanto, vale ressaltar que quanto maior for sua prática de atividades físicas maior deve ser sua ingestão de água, já que a mesma ajuda eliminar gorduras e toxinas do nosso organismo, regula o nosso intestino e abastece nosso corpo para que possamos ter ele sempre hidratado.

7. Tenha uma alimentação balanceada:

Não pense que só porque você resolveu se movimentar que não terá necessidade de mudar seus hábitos alimentares. Para que você sinta em seu corpo os resultados positivos da sua nova rotina de atividades físicas, recomendamos que você também mude sua alimentação.

boa alimentação

Foto: © Depositphotos

Você não precisa comer somente folhas, legumes e frutas. Nada disso, uma alimentação balanceada consiste muito mais em uma reeducação alimentar do que na privação de certos alimentos. O segredo é saber consumir de tudo na dose certa. Aumente o consumo de vegetais e frutas e diminua as guloseimas e frituras.

8. Deixe a preguiça e o desânimo de lado:

Muitas pessoas começam uma mudança de rotina em suas atividades físicas e depois acabam desistindo ou por não verem rápido o resultado esperado ou mesmo por desânimo e preguiça. Realmente tem dias em que queremos chegar do serviço e não fazer mais nada a não ser ficar esparramado no sofá assistindo a um bom filme.

benefícios dos exercícios físicos

Foto: © Depositphotos

Mas se pararmos para olhar os inúmeros benefícos que os exercícios físicos trazem para nossa vida como um todo, com certeza respiraremos fundo, deixaremos a preguiça de lado e começaremos nos movimentar novamente. Por isso, deixa de desânimo! Mude sua rotina já! Depois se delicie com os inúmeros elogios que irá receber e com a saúde e corpo em plena forma que você passará a ter. (Aprenda a se exercitar em casa sem gastar dinheiro)

Por Flávia Montalvão / Edição: Dona Giraffa

• Exercícios para fazer em casa e aumentar o bumbum

Loading...
Seja o primeiro a comentar em Saiba como iniciar uma rotina de exercícios para ficar em forma

Deixe seu comentário

Publicidade
Curta nossa fan page no Facebook
Publicidade
Publicidade

Amar não é olhar um para o outro, é olhar juntos na mesma direção. Antoine de Saint-Exupéry