Nomes de bebês mais populares no Brasil

A gestação é um momento único e especial para qualquer casal, pois tanto a mulher quanto o homem sentem a tensão pela espera do nascimento do bebê. Durante os meses da gravidez, muitas coisas precisam ser pensadas e decididas, e o nome da criança com certeza é uma das decisões mais difíceis a serem tomadas pelo casal.

mulher gravida

Foto: © Depositphotos

Todos os anos, milhares de crianças são batizadas com os chamados “nomes populares”, que se caracterizam pela frequência na escolha dos pais. Esses nomes mais usados podem se dividir em diferentes categorias, pois há tanto nomes que nunca saem de moda, como nomes novos que passaram a ser usados recentemente.

Os nomes que não perdem a popularidade são aqueles que existiam na época da sua avó e hoje ainda estão sendo utilizados por muitas famílias. Nomes como Mariana, Marina, Laura, Luís, Fernando, Gabriel e outros são comuns em idosos, adultos, jovens e bebês. Por algum motivo, esses nomes não envelheceram com o tempo e continuam muito populares.

Entre os nomes que passaram a ser usados nos últimos anos, é comum encontrar Sofia, Valentina, Davi e Miguel. Esses nomes não eram tão populares antigamente, mas entraram na moda nos últimos anos e agora é difícil imaginar se vão durar ou se serão apenas passageiros. Porém, são nomes bonitos que com certeza não causarão arrependimento se forem escolhidos.

Como um nome se torna popular?

São inúmeros os motivos que podem levar um nome a ser muito escolhido para crianças. Um deles é a popularidade obtida através de uma pessoa famosa. Um jogador de futebol, uma atriz, personagem de novela, cantores e outras figuras públicas podem servir de inspiração para muitos pais e mães, principalmente se a celebridade tiver um nome diferente e marcante.

mãe no parque com filho

Foto: © Depositphotos

Desde a popularidade do jogador Neymar, por exemplo, muitas crianças passaram a receber o nome do astro do futebol. A popularidade ultrapassou fronteiras e atingiu também alguns países da América do Sul, como a Bolívia, que apresentou um grande registro de crianças com o nome de Neymar em 2013.

Entretanto, os nomes que surgem de celebridades, no geral, são passageiros, pois os astros também possuem popularidade por tempo limitado. Principalmente quando o nome surge de alguma novela que está em alta no momento, mas será esquecida daqui um ou dois anos. Os outros nomes da moda que não tem relação com personagens ou pessoas famosas, no geral, conquistaram espaço nas gerações pela sonoridade e simpatia que o nome carrega. (Confira lista completa com os 50 nomes mais populares do Brasil)

Como escolher o melhor nome?

Escolher um nome é uma tarefa que deve ser levada a sério e deve ser muito bem pensada, por mais que os pais já tenham uma ideia formada desde o início. O nome representa a identidade da criança, algo que será carregado pelo pequeno durante toda a vida e, por isso, é fundamental que não cause problemas para a criança e que o bebê possa se orgulhar quando crescer.

Veja algumas dicas para não errar na escolha:

• Enquanto os nomes originais apresentam riscos, os nomes populares com certeza darão segurança para os pais. É justamente a simplicidade e beleza do nome que faz com que se torne tão usual e, por isso, dificilmente o pequeno terá algum problema por causa do apelido.

bebê lindo com olhos azuis

Foto: © Depositphotos

• Escolha mais de um nome que agrade ao casal e peça a opinião de amigos e conhecidos para escolher entre as opções. Desta forma, você deixa que as pessoas próximas participem de alguma forma da maternidade, além de ter a certeza da escolha por ter selecionado mais de uma opção de nome.

• Pense em como será a vida do pequeno com o nome escolhido. Se o nome começar com a letra A, por exemplo, a criança terá que se acostumar em ser a primeira na chamada e talvez em muitas situações fora da escola. Se o nome começar com as últimas letras do alfabeto, o efeito será contrário.

• Pense também na possibilidade de utilizar nomes compostos. São soluções criativas e podem gerar nomes originais a partir de nomes comuns, o que resulta em excelentes combinações. (Nomes compostos para bebês: masculinos e femininos)

Nomes da moda

Os nomes da moda não são só passageiros, pois são os apelidos mais colocados em crianças nos últimos anos e podem permanecer populares por décadas. Aproveite a lista para se inspirar e escolher algumas opções possíveis para o seu bebê. Lembre-se também que é importante verificar a origem e significado do nome para ter ainda mais certeza da escolha.

bebês sentados na grama

Foto: © Depositphotos

Nomes de menina: Maria, Sofia, Sophia, Valentina, Ana, Júlia, Alice, Manuela, Isabela, Isadora, Rafaela, Marina, Mariana, Lara, Laura, Luiza, Gabriela, Fernanda, Lívia, Helena, Yasmin, Letícia, Melissa, Beatriz, Bianca, Bruna, Bibiana, Eduarda, Tamires, Daniela, Camila, Juliana, Stephanie.

Nomes de menino: Davi, Arthur, João, Pedro, Neymar, Gabriel, Nicolas, Wiliam, Rafael, Breno, Eduardo, Daniel, Diogo, Tiago, Miguel, Guilherme, Bernardo, Lucas, Enzo, Matheus, Gustavo, Rodrigo, Leonardo, Henrique, Vinícius, Luís, Luiz, Murilo, Pietro, Vitor, Victor, Ricardo, Augusto, Kevin, Yuri.

Por Ana Paula Bretschneider / Edição: Dona Giraffa

• Nomes para bebês: os nomes mais escolhidos do ano

Loading...
3 Comentários em Nomes de bebês mais populares no Brasil
  • Diane disse:

    Ola o nome de minha filha e sophia e eu acho muito popular.

  • Ingredy disse:

    O nome do meu boneca é Mattew e o da minha boneca é Tiffany.eu acho muito bonito esses nomes de bebes e crianças……..O meu e das minhas bonecas,mas eu acho que pode ser para bebe tbm eu acho muito lindo muito msm

  • Deixe seu comentário