Nomes de bebês diferentes e bonitos

Colocar um nome original no bebê que está para nascer é o desejo de muitos pais e mães que gostariam que o filho tivesse uma identidade única. Apesar dos nomes da moda serem muito atrativos, muitas crianças da mesma idade acabam tendo o mesmo nome que, além de reduzir a singularidade do pequeno na vida social, ainda causa muitos inconvenientes.

bebê escutando música

Foto: © Depositphotos

Imaginem uma sala de aula que possui cinco Camilas ou cinco Rafaeis. As crianças acabam sendo chamadas pelo sobrenome, quando alguém chama uma “Camila”, as cinco olham e nenhuma sabe qual delas foi chamada. Esses e outros problemas acabam perseguindo a criança por toda a vida colegial e até causam problemas depois de adulto.

Já os nomes originais dispensam a necessidade de apelidos, principalmente se forem fáceis de lembrar e com uma sonoridade agradável. A criança se torna única pelo nome e dificilmente encontrará alguém com o nome igual ou parecido. No entanto, o maior desafio está em criar um nome bonito que vai realmente agradar. Se o apelido for muito estranho ou complicado, há muitas chances da criança passar por situações de brincadeiras de mal gosto.

Como criar um nome novo?

Para criar um nome diferente e bonito, é possível seguir diversos padrões. Juntar dois nomes que já existem, apostar nos nomes compostos ou até mesmo buscar inspirações em culturas de outros países. Para não ter erro, faça uma lista com todas as ideias e peça a opinião das pessoas mais importantes para você. Essa é a melhor maneira de escolher o nome com confiança e com a certeza de que a criança também gostará.

• Tente misturar dois nomes para fazer novas criações. Pode ser o nome do pai e o da mãe, o nome dos avós ou qualquer outro nome que seja bonito e soe bem. Pense na sonoridade e nas terminações utilizadas para diferenciar nomes masculinos e femininos.

• Nomes de outras nacionalidades também podem ser boas ideias, mesmo que a criança não tenha nem um fio de cabelo no exterior. No entanto, cuide a pronuncia e a grafia para que o nome seja fácil de entender em português e não “assassine” a língua materna. Evite grafias aportuguesadas de nomes americanos como “Uóxinton” e outros exemplos conhecidos.

Mãe com filho no colo

Foto: © Depositphotos

• Criar nomes compostos novos é uma das formas mais fáceis de pensar em um nome original e comum ao mesmo tempo. Una um nome curto com outro mais longo e verifique a sonoridade. Quanto mais diferente for, mais original será e poderá até servir de inspiração no futuro. (Nomes compostos para bebês: masculinos e femininos)

• Você pode ainda criar variações de nomes comuns. Não variações gráficas como Manuele, Manuelly, Manueli, pois esse tipo de alteração só confunde na hora de escrever e não faz diferença na pronuncia. Aposte em variações de pronuncia dos nomes comuns, como Anais ao invés de Ana ou Laís, Brendy ao invés de Brenda ou Marian ao invés de Maria ou Mariana.

• Transformar apelidos em nomes também é algo que não é mais raro hoje em dia. Os apelidos são mais carinhosos e possuem a sua originalidade se forem um nome completo. Apelidos como Mari, Bia, Isa, Edu, Dan, Gui e etc.

Cuidados na hora de escolher o nome do bebê

Brincar com nomes já existentes para formar um novo ou pensar em algo totalmente diferente pode ser divertido e compensador no final. No entanto, esta tarefa não pode ser feita sem tomar alguns cuidados, pois os nomes originais também apresentam os seus riscos e é preciso pensar na influência do nome na vida do pequeno.

Muitas pessoas têm dificuldade de aceitar coisas diferentes, principalmente durante a infância. Se o nome for muito estranho e chamativo, isso pode ser motivo suficiente para que a criança sofra bullying e passe a odiar o próprio nome. Além disso, nomes confusos, muito longo ou com pronúncia estrangeira podem dificultar a vida do pequeno durante a escola e em outros momentos.

A grafia também precisa ser pensada para que não haja problemas. Você não vai querer que a criança passe a vida soletrando o nome, corrigindo os outros e passando por inconvenientes com isso. Por isso, é importante pensar em um nome original que seja fácil de entender, tenha simplicidade e seja confortável para a criança.

Sugestões de nome

Aproveite algumas sugestões para escolher o nome ou para se inspirar. As sugestões são nomes provenientes de livros, contos e de outras culturas. É possível pesquisar mais e descobrir nomes diferentes e bonitos com ótimos significados. (Nomes de bebês mais populares no Brasil)

bebê brincando

Foto: © Depositphotos

Nomes para meninos:

Kael, Asaph, Umael, Brendo, Kayron, Zark, Zequiel, Lelo, Tainan, Maruan, Naoki, Fon, Leonan, Stel, Briano, Zinho, Diguel, Umbrel, Leon, Joarque, Willy, Yossef, Raziel, Jerdan, Yogui, Edward, Elion, Leco, Emandro, Ronald, Welly, Rael.

Nomes para meninas:

Maya, Mielly, Yuna, Yula, Hinata, Suya, Marien, Shanda, Kanda, Asane, Atrana, Diandra, Zayla, Saloma, Susy, Stefana, Lorene, Analua, Luabela, Layana, Vany, Vanissa, Aira, Cani, Cally, Cieli, Fabeli, Heleny, Raisana, Sandriele, Lusana, Loyane.

Por Ana Paula Bretschneider / Edição: Dona Giraffa

• Nomes para bebês: os nomes mais escolhidos do ano

Loading...
32 Comentários em Nomes de bebês diferentes e bonitos
  • leide dantas disse:

    penso em enzo Gabriel

  • Camila disse:

    Os meus serão Catrina e Wryk eu gosto e acho lindo.

  • Bruna Lorena disse:

    Se for menina penso em Júlia e menino penso em Caio Cesar!!! Mas adoro Antonia, Livia.

  • Michelle disse:

    Adorei o site

  • jéssica disse:

    ainda eu não sei qual é o sexo, mais penso em botar; Gabriela , Ariane , Adane , Júlia ou jade
    e o de menino; Igor, Levi, Davi Lucca ou Suan

  • Mary Tanner disse:

    Eu gosto de Thomas, Klaus, Dean e James e estou indecisa entre estes. Tenho uma menina chamada Samantha e um menino chamado Leonard. Sou brasileira, assim como meu marido, porém minha família é estrangeira e gostamos de nomes incomuns aqui no Brasil. Gostei do site, obrigada pelas sugestões.

  • Gosto muito pra meninas: Maria Eduarda, Kaleesy, Nicolly, Brenda, Valentina, Sophia, Ana Elise, Ellis, Donna, Cristal, Perola, Luna…
    Pra Meninos: Bernardo, Lucca, Heitor, Helio, Alexandre, Arthur, Enzo, Lorenzo, Octávio, Victor Hugo.

  • Geovana disse:

    Se for menino Maurício Leonardo e se for menina ainda não pensei.

  • Luana Regina disse:

    Se eu tiver menina sera Ana Soraya , agora a duvida é em relação a nome de meninos. acho muitos nomes bonitos , mais na familia sempre tem um. mais talvez o Bryan ou Leon. mais quero nome composto e nao sei com que combinar esses nomes.

  • Thaina disse:

    Menina eu gosto de: Manuela , Maya e Valentina.

    Nomes de meninos que eu gosto: Joaquim, Henzo Gabriel, Davi Lucca, Miguel.

  • janaina disse:

    Amei o site, o nome do meu filho ficou Eduardo Miguel ameiii.

  • Camilly disse:

    Atrana é lindo!

  • Caroline disse:

    Nomes para meninas (bem diferentes) e que eu acho lindo é; Melody, Bell e Samantha

  • Daniele disse:

    Que nomes são esses? Fala sério! Assim que os país devem amar seus filhos, os condenandos ao Bullyng eterno?

  • JAQUELINE SANTOS disse:

    Gosto muito de Kady Melissa.
    Acho lindo esse nome.

  • Fernanda disse:

    Eu acho Benjamim lindo.

  • katlly disse:

    KAMILA EMANUELLY perfeito

  • Bianca disse:

    Gente, o que é isso!? Coitadas das crianças que receberam a maioria desses nomes estranhos, mais parecem nomes comuns escritos com a grafia errada… credo… Entre os diferentes que gosto tem Luara e Clarissa, e nem são tão estranhos assim, para meninos, gosto dessa tendência dos nomes mais clássicos: Octávio, Cesar Augusto, Luís Fernando, etc… Obs: Gente, facilitem a vida dos futuros educadores de seus filhos, tentando escrever o nome da criança da forma mais clean e simples possível, sem incluir letras demais, acentos junto com consoantes como W, H, Y e K… aff… é a minha opinião, ok!

  • Arnaldo disse:

    Gostei, mas agradecia se me dessem mais sugestões de comes com inicial “S” para neninas

  • suzy disse:

    Olá, o que vocês me falam sobre o nome ( Catheriny Flor )…

  • Gisele disse:

    Se for menina vai ser Maria Júlia ou Maria Eduarda.
    Se for menino vai ser Gustavo, Eduardo, Richard ou Rodrigo.

  • Raila Martins Dos Santos disse:

    Amei o nome Hinata e Leon!! Gostei muito do site…Parabéns!

  • Patricia disse:

    Amei os nomes .. Quando eu tiver uma filha estou em duvida de Victória e Melissa … e Se for menino , Davi , Catriel ,Miguel ou Bernardo

  • Liriel disse:

    Meu Nome é Liriel

  • Liriel disse:

    E eu amooo muito de paixao <3

  • Ju disse:

    Gente, parem com esses nomes absurdos!!!!!!!! Coitadas das crianças de vocês, vão ser motivo de piada na escola! Jogar o nome no google antes pra ver se existe não mata ninguém, viu.

    Bell: significa sino. Isso, daqueles de igreja. Ou campainha. É isso que você quer?
    Eduart: não é com T, é com D!!! EduarD! ok?
    Catherini Flor: O correto é CatherinE, com E! E combinar nome estrangeiro com português fica ridículo!
    Jhulery: Esse nome não existe, fala sério!! Não inventa!
    Kady Melissa: Kady em português fica MUITO estranho. E misturar com nome em português então, fica pior.
    Kamila: nada a ver, é um nome em português com uma letra que não existe no alfabeto português. Camila, né, por favor…

  • Laura Isadora disse:

    Eu adoro o nome Kímera, muita gente já disse que a criança vai sofrer bullying e que o nome é horrível, mas eu não vejo motivo. Com certeza, quando eu tiver uma filha, ela vai se chamar Kímera, ou Alasca, Crystal? Talvez. Também curto Jules pra garota, mas só se você falar com sotaque norte-americano (o que não vai ser possível). Jules fica só no sonho, então.

    Pra garoto eu gosto de Scott e Dylan, mas acho que não são nomes incomuns :/, também gosto de Alucard, Allen e Edward. Será que algum desses nomes é uma boa ideia? 😀

  • Deixe seu comentário