É possível mudar um homem?

Namorar com alguém e conviver diariamente com essa pessoa é algo muito diferente, por isso, muitas características pessoais podem permanecer ocultas durante o período de namoro. Quando o casal decide dar um passo na relação e morar juntos ou casar, aos poucos, os dois começam a descobrir pensamentos e atitudes que não apareceram no período de namoro. (Morar junto, vantagens e desvantagens)

casal discutindo

Foto: © Depositphotos

Essas atitudes podem ser hábitos diários, vícios ou até mesmo desvios de caráter, como no caso de homens que não conseguem ser fieis e estão sempre mentindo. Quando esses problemas aparecem, surgem as dúvidas com relação às possibilidades de mudar o parceiro e fazer com que ele se transforme em uma pessoa melhor e mais adequada para o relacionamento.

Há situações em que é possível mudar um homem e, em outras, essa tarefa é quase impossível. A diferença está na classificação em que o problema se encontra, pois a atitude a ser mudada pode ser um hábito negativo ou algo que esta enraizado na personalidade do parceiro.

Comportamento x Personalidade

É preciso saber diferenciar comportamento de personalidade para entender quando é possível mudar um homem e quando é melhor desistir e conviver com o problema. Não é possível moldar uma pessoa para que pense e aja de uma determinada forma, mas há como incentivar o parceiro para que perceba as consequências do problema e queira mudar por si mesmo. (Atitudes que indicam imaturidade em um homem)

Se o problema fizer parte dos hábitos diários do amado, é possível ajudá-lo a mudar essas características com o tempo. No entanto, tudo o que faz parte dos gostos pessoais, das crenças e da essência humana, dificilmente será mudado por influência de outra pessoa.

Características de comportamento:

• Chega atrasado nos compromissos;

• Coloca a toalha molhada em cima da cama;

• É viciado em álcool, drogas ou jogos de azar;

• Não colabora com as tarefas domésticas;

• Esquece facilmente de coisas fundamentais.

Todas as características citadas acima fazem parte de um conjunto de hábitos que foram formados em determinadas fases da vida. Um homem que não se preocupa com tarefas domésticas, por exemplo, provavelmente passou a infância e a adolescência sem ter que lavar uma louça. Se o parceiro sempre chega atrasado, provavelmente foi punido poucas vezes na vida por causa de atrasos.

mulher chateada com atraso do namorado

Foto: © Depositphotos

Essas características podem ser corrigidas através da formação de novos hábitos. No caso de problemas de vício, a mudança deve ocorrer através de uma ajuda profissional, pois exige muito esforço próprio e persistência para livrar-se do vício e mudar de vida.

Características de personalidade:

• É apaixonado por futebol;

• Frequenta assiduamente determinada religião;

• Faz exercícios físicos de forma exagerada;

• Possui um elevado senso crítico;

• Fala alto e se altera facilmente quando está irritado.

As características de personalidade são aquelas formadas por fatores genéticos, gostos pessoais, crenças e formas de pensamento. Algumas dessas características até podem sofrer alterações naturais em algumas fases da vida, como a mudança de gostos, pensamento e até mesmo de religião.

Porém, é muito difícil fazer com que essas mudanças ocorram de forma induzida, pois fazem parte da essência do ser humano. Se o parceiro é apaixonado por futebol desde criança, esse hobby é muito forte na vida dele e é algo prazeroso para ele, por isso, dificilmente irá abandonar essa atividade por vontade própria.

Ele também acha que precisa mudar?

Antes de querer mudar um homem, é necessário avaliar se o companheiro também deseja a mudança. Não pressione e não tente mudar alguém que acha que não precisa agir diferente, pois essa tentativa resultará apenas em discussões e momentos infelizes na relação.

homem argumentando

Foto: © Depositphotos

Se você acha que ele realmente precisa mudar em alguns aspectos, comece tentando convencê-lo de forma pacífica que determinadas atitudes causam consequências negativas. É possível convencer o parceiro a mudar na medida em que ele concordar que o hábito não é legal e prejudica a relação, ele mesmo ou outras pessoas.

Saiba conviver com as diferenças

Se você estiver insatisfeita com traços da personalidade do parceiro, é necessário aprender a conviver com as preferências dele e entender que determinadas coisas são importantes para o companheiro. Todo mundo tem qualidades e defeitos e, mesmo que esses pontos negativos encomendem, as qualidades devem compensar e manter a relação e a rotina balanceada.

Por isso, é necessário saber respeitar os gostos, crenças e ideias da pessoa que ama, pois essas características transformam o parceiro em uma pessoa única e insubstituível. Para que uma relação funcione de forma saudável, é importante aceitar o parceiro da forma que ele é e não tentar fazer com que ele se transforme em outra pessoa.

Por Ana Paula Bretschneider / Edição: Dona Giraffa

• Atitudes masculinas que as mulheres não aguentam mais

Loading...
1 Comentário em É possível mudar um homem?
  • Maria Clara disse:

    Acredito que mudar não seja a palavra correta, mas num relacionamento os dois aprendem a respeitar e lidar com as diferenças. Quando não existe respeito com o outro não existe amor. Mesmo com diferenças, ambos tentam agradar um ao outro para que o relacionamento não acabe.
    Porém mudanças são inevitáveis, mas não por insistencia, pois nesse caso não será de fato uma mudança e voltará a acontecer. Mas mudanças por vontade própria existem sim, quando existe amor e se sente em ambas as partes, vale a pena passar por cima de algumas coisas que se tornam bobas diante de tanto sentimento. Outras exigem paciência mas provavelmente mudam com o tempo! 🙂

  • Deixe seu comentário