10 maneiras de combater as formigas em casa

Quem nunca se viu incomodado pelo excesso de formigas presentes em alguma área da sua casa? Comumente mais presentes no período do verão, as formigas também podem ser encontradas ativas em diversas estações do ano e com frequência variável.

Aparentemente inofensivas, devemos estar atentos à presença constante desse inseto doméstico. Pelo fato das mesmas percorrerem caminhos muitas vezes não higiênicos, tais como esgotos, lixos e banheiros, as formigas podem ser veículos transmissores de germes, micróbios e bactérias que podem causar danos a saúde humana, propagando e infectando uma série de doenças.

formigas na mesa

Foto: © Depositphotos

Por esta razão, devemos tomar cuidado pra evitar que as formigas criem uma zona de conforto dentro de nossos lares, percorrendo por toda parte e trazendo transtornos maiores. Logo, o ideal é saber quais atitudes devemos tomar para que consigamos afastar as formigas das nossas casas.

Sendo assim, separamos algumas informações importantes para que você saiba como se livrar desses insetos. São dez dicas fundamentais para combater as formigas na sua casa.

Fique atento aos truques e coloque-os em prática. As formigas fugirão de você e a higiene, saúde e bem-estar estarão cada vez mais presentes em sua casa. Vale à pena conferir!

1. Mantenha bons hábitos de higiene:

É evidente que a principal recomendação para que as formigas se afastem de sua casa é manter o seu lar limpo e organizado. Procure ter hábitos de higiene constantemente, tais como: varrer e passar pano úmido na casa todos os dias, não deixar acumular pó ou resíduo de sujeira sobre os móveis da casa, recolher todo os restante de comida dos pratos e retirar da cozinha, manter bem fechados os potes e embalagens com alimentos, evitar se alimentar na sala e quartos, manter o quintal sempre em ordem, livre de resíduos alimentares e sujeiras dos animais.

2. Descubra o foco das formigas:

Pode até parecer brincadeira de criança, mas parar para observar qual a origem das formigas em sua casa é um ótimo caminho para atingir o extermínio das mesmas. Acompanhe o trajeto das formigas e ao descobrir onde fica o formigueiro, coloque sal de cozinha ao redor do mesmo, bem como também em sua entrada.

como combater as formigas

Foto: © Depositphotos

Isso com certeza farão com que as formigas presentes no local morram e também fará com que as formigas que por ventura queiram entrar no formigueiro se vejam impedidas de entrar, visto que, diferentemente do açúcar, as formigas fogem do sal.

3. Atrapalhe o caminho delas com giz:

A fim de evitar o percurso das formigas, uma boa dica é traçar pequenos riscos de giz no chão da sua casa por onde elas costumam invadir e também nas arestas da s janelas e portas. O carbonato de cálcio presente no giz é rejeitado pelos receptores gustativos das formigas, fazendo com que as mesmas recuem seu caminho e desistam de prosseguir na entrada de sua casa. Essa é uma opção muito útil, pois além do giz ser de fácil acesso, ele é barato e não dará trabalho na hora de ser limpo depois que o objetivo já foi atingido.

4. Use a hortelã a seu favor:

A hortelã é uma erva aromática capaz de combater a proliferação das formigas em sua casa devido o seu odor que atrapalha a percepções olfativas das mesmas. Por isso, coloque algumas folhinhas de hortelã nos locais onde as formigas são mais evidentes dentro de sua casa e as mesmas aos poucos se afastarão.

5. Afaste as formigas com vaselina:

Um grande incômodo também acontece envolvendo formigas é quando as mesmas insistem em atacar os pratinhos de alimentação dos animais domésticos, bem como também as embalagens de mantimentos secos.

foto de fromiga

Foto: © Depositphotos

A fim de evitar que esse infortúnio persista indicamos que passe uma pincelada de vaselina líquida ao redor dos potes e embalagens sujeitas ao ataques desses insetos. A vaselina fará com que as formigas desistam de se acumularem sobre os alimentos em questão.

6. Receita caseira com Vinagre:

Misture em um recipiente 200ml de água morna e 100ml de vinagre branco. Você poderá borrifar essa mistura sobre as formigas quando elas estiverem passando. Por conseguinte as formigas morrerão, já que a acidez do produto estará abaixo do ideal e afetará a estrutura ambiental das mesmas.

7. Receita Caseira com detergente:

Faça uma mistura de 100ml de água com 1 colher de sopa bem cheia de detergente liquido e 1 colher de chá de pó solúvel. Mexa bem os ingredientes e despeje sobre o foco do formigueiro, ou ainda se preferir, despeje algumas gotas dessa solução nos locais por onde elas mais atacam ou costumam passar, tais como frestas de janelas, debaixo das portas e rodapés da casa.

8. Utilize canelas e cravos:

Se você vira e mexe encontra formigas dentro dos seus potes de açúcar, fubá, biscoito e de outras guloseimas, uma dica interessante é colocar dentro desses potes alguns pedaços de canela em pau ou cravo da índia.

como acabar com as formigas usando cravo e canela

Foto: © Depositphotos

Esses ingredientes possuem odor e aroma fortes e desagradáveis para as formigas. As mesmas não encontrarão mais nenhuma motivação para continuarem entrando em seus recipientes e com certeza pararão de invadir sua casa.

9. Combatendo com raspas de carvão:

Pode até parecer um tanto quanto estranho, mas uma solução bastante eficiente no combate das formigas é raspar carvão por cima do formigueiro, impedindo assim a saída da mesma e a consequente morte dessas.

10. Raspas de limão

Que tal surpreender as formigas com algumas raspas de limão nos locais por onde elas costumam passar? Isso mesmo, o odor cítrico que elas encontrarão em seus recipientes e embalagens fará com que elas não mais prossigam com a invasão e acabem abandonando o percurso de uma vez por todas.

Por Flávia Montalvão / Edição: Dona Giraffa

• Como acabar com as formigas domésticas

Loading...
2 Comentários em 10 maneiras de combater as formigas em casa
  • Beatriz Carvalho disse:

    Adorei encontrar este site na net, há mais ou menos 1 ano estou sem empregada e não consigo arrumar uma boa faxineira, então resolvi fazer faxina de casa eu mesma. Mas a vida toda trabalhei fora e nunca precisei fazer as tarefas domesticas, não sabia nem como fazer, e o que fazer para organizar minha casa. Eu fazia o básico, ou seja, passava o aspirador na casa, lavava o banheiro e colocava a louça na maquina. Minha casa é muito grande acabei tendo que desativar parte da mesma por não dar conta de limpar tudo no fim de semana. Mas com as dicas e truques que encontrei no site, consegui no feriado fazer uma faxina na casa toda, fiquei tão feliz e gostei. Sou advogada mas ultimamente o assunto não é sobre processos e sim sobre tarefas domesticas. Agradeço a vocês de coração, pois estava muito triste em ver minha casa em desordem, agora não mais. Obrigada!

  • Rogério Leite da Silva disse:

    Gostei bastante das dicas estão de parabéns obrigado

  • Deixe seu comentário

    Publicidade
    Curta nossa fan page no Facebook
    Publicidade
    Publicidade

    Só existe uma lei no amor; tornar feliz a quem se ama. Stendhal