Nomes para bebês: os nomes mais escolhidos do ano

A magia da gestação não é feita apenas de momentos felizes e de muitas expectativas. As futuras mamães tendem também a se preocupar com muitas coisas que envolvem o bebê durante a gravidez, desde a saúde do corpo até a escolha de um nome para a criança. Com relação aos apelidos, algumas mulheres podem ter muita dificuldade em tomar a decisão final, seja pela falta de confiança no nome que quer colocar ou pelos palpites variados dos amigos, familiares e do maridão.

mulher esperando bebê

Foto: © Depositphotos

Os nomes mais escolhidos em 2014 podem servir como uma grande fonte de inspiração e referência para as mamães que ainda estão indecisas. Estes apelidos correspondem aos nomes que estão na moda no momento e, por isso, muitas crianças que nasceram nos últimos meses estão sendo batizadas com nomes desta lista.

Se você gostaria de colocar um nome original no pequeno, provavelmente não poderá escolher um apelido da lista abaixo, pois muitas crianças terão o mesmo nome. No entanto, é possível se inspirar com a lista e até mesmo fazer criações de nomes compostos utilizando os nomes populares de 2014 e outro que seja da sua preferência. Confira a lista abaixo e tenha ótimas ideias para escolher o nome do seu bebê:

Nomes de menina:

Agatha, Alice, Ana, Ana Carolina, Ana Laura, Bárbara, Brenda, Bruna, Caroline, Elisa, Gabrielly, Giovanna, Isabella, Isadora, Isis, Julia, Juliana, Kyara, Lais, Luna, Manuela. Marcela, Marina, Milena, Nicole, Rafaela, Rayssa, Sabrina, Sophia, Stefany, Thais, Thayla, Valentina, Yasmin.

Nomes de menino:

Bernardo, Breno, Bruno, Bryan, Caio, Cássio, Daniel, Danilo, Davi, Diego, Diogo, Henry, Hugo, Isaac, Jonathan, Juan, Kauã, Kevin, Luan, Luca, Lucas, Lucas Gabriel, Miguel, Murilo, Nathan, Rafael, Ricardo, Rodrigo, Renan, Samuel, Thiago, Thomas, Vicente, Yan, Yuri.

Como é possível observar pela lista, os nomes com variações de “y” e “h” estão em alta este ano e, por isso, é possível também criar um nome diferente a partir de um já conhecido. Os nomes como Gabrielly, Stefany, Bryan e Thomas são apelidos comuns que ficaram mais charmosos com a troca de algumas letras.

bebê deitado

Foto: © Depositphotos

Além disso, nomes compostos com Ana para meninas e Lucas para meninos também estão muito recorrentes neste ano. É possível fazer lindas combinações com esses apelidos e até aproveitar a facilidade dos nomes compostos para permitir um consentimento entre o marido na hora da escolha.

Como escolher um nome?

Escolher um nome para o bebê é algo que deve ser muito bem pensado, pois a identidade irá marcar para sempre a vida da criança. Por isso, é preciso pensar em todos os fatores que envolvem o nome, a origem, significado, pronúncia e outros aspectos que podem causar problemas para o pequeno no futuro.

Se você quer colocar um nome original na criança, os cuidados precisam ser ainda maiores. Se o nome for muito diferente, é necessário que seja fácil de pronunciar e de escrever, além de não permitir trocadilhos de mal gosto. Pense bem na escolha e peça a opinião de outras pessoas antes de tomar a decisão final. Veja abaixo os principais aspectos para considerar durante a escolha:

O que considerar:

Sonoridade do nome: é fácil de pronunciar? Possui um bom balanço de vogais e consoantes?

Escrita: é muito diferente? A criança terá que ensinar como escrever o nome durante a vida toda ou é fácil de ser lembrado?

Trocadilhos: o nome permite algum trocadilho? É possível que o pequeno sofra bullying na escola por causa do apelido?

bebê sentando na grama

Foto: © Depositphotos

Iniciais: com que letra começa? Não esqueça que nomes com a letra A fazem com que a criança seja a primeira na chamada e em diversas ocasiões, enquanto os nomes com as últimas letras do alfabeto vão sempre deixar o pequeno no final da fila.

Nomes compostos: é um nome muito longo? Os nomes escolhidos combinam? Lembre-se que para nomes compostos é ideal colocar um nome curto e um longo, e não dois nomes longos ou dois nomes curtos. Por exemplo, Ana Carolina possui uma sonoridade e combinação mais agradável do que Juliana Marcela.

Significado dos nomes

Outra forma interessante de escolher o nome é pelo o significado. Há muitos apelidos que representam significados fortes, principalmente com relação as qualidades e virtudes que estão relacionadas ao nome. Além dos significados dos nomes comuns, é possível também escolher nomes de origens específicas, como os apelidos indígenas, que possuem forte significado ligado as forças da Natureza.

bebê brincando no chão

Foto: © Depositphotos

Nomes angelicais também são ótimas opções para colocar na criança em qualquer época. Nomes como Gabriel e Miguel, por exemplo, possuem lindos significados que estão ligados aos anjos das histórias bíblicas. No entanto, mais de 90% dos nomes de anjos são masculinos e, por isso, será mais difícil adotar essa ideia para escolher um nome de menina.

Veja abaixo os principais sites para buscar significado dos nomes:

www.buscandonomes.com.br
www.significado.origem.nom.br
www.dicionariodenomesproprios.com.br
brasil.babycenter.com
www.qualosignificadodonome.com

Por Ana Paula Bretschneider / Edição: Dona Giraffa

• Dicas para engravidar naturalmente de um menino

Loading...
1 Comentário em Nomes para bebês: os nomes mais escolhidos do ano
  • Isma disse:

    achei muiti Lindo Paulo Ricardo

  • Deixe seu comentário

    Publicidade
    Curta nossa fan page no Facebook
    Publicidade
    Publicidade

    Amar não é olhar um para o outro, é olhar juntos na mesma direção. Antoine de Saint-Exupéry