Dicas para lavar roupas coloridas da maneira certa

A tecnologia das máquinas de lavar trouxe muitas facilidades para as donas de casa e para pessoas que moram sozinhas. Não precisar mais perder horas no tanque esfregando roupa se tornou um grande conforto da vida moderna. Porém, utilizar a máquina de lavar também tem suas precauções e prejuízos, principalmente para quem não sabe que cuidados deve tomar na hora de lavar as peças.

roupas coloridas

Foto: © Depositphotos

As roupas coloridas costumam ser as mais trabalhosas, pois exigem maiores cuidados dos usuários. Quem não tem muito conhecimento sobre o assunto, provavelmente já teve a má experiência de ver a camiseta favorita estragada por ter recebido uma tonalização extra durante a lavagem.

Além da possibilidade de manchar outras peças, as roupas coloridas também possuem outros riscos dentro da máquina. É possível que a cor desbote durante a lavagem e as roupas fiquem com aparência de velhas mesmo sem muito tempo de uso. Por isso, é necessário ter cuidado na hora de lavar para não perder peças e para fazer com que as roupas durem mais tempo sem danos à qualidade.

Cinco dicas para não manchar as roupas:

1. Separe as roupas por cores de tal forma que as claras e as escuras não sejam lavadas juntas. Não é necessário fazer uma separação rigorosa cor por cor, até porque não são todos os tecidos que soltam tinta.

2. Quando for lavar uma roupa pela primeira vez, experimente molhar e torcer antes de colocar na máquina. Se for um tecido que solte tinta de maneira visível, lave-o separadamente ou a mão.

3. Roupas com cores muito vivas apresentam risco de desbotar mais facilmente. Lave essas roupas delicadamente a mão e evite esfregar muito para que a tinta não saia com facilidade.

4. Utilize sacos protetores para roupas delicadas. São sacos de poliéster furados que protegem roupas com detalhes que podem se destruir na máquina. Roupas que tenham pequenas pedrinhas brilhantes de enfeite, por exemplo, devem ser lavadas dentro de um saco. Roupas que mancham facilmente também recebem uma proteção a mais com este recurso.

5. Se por acaso manchar, não desista da roupa antes de tentar. Utilize um removedor de manchas e deixa a peça de molho, dependendo da natureza da mancha, é possível que seja completamente removida. (Aprenda truques rápidos para tirar manchas de roupas)

Posso colocar tudo na máquina?

Infelizmente a facilidade da máquina de lavar não significa que é só jogar um monte de roupas dentro do compartimento e apertar um botão. Quem não está acostumado a lavar roupas e passa a exercer esta função possui muitas chances de cometer este equívoco e provocar a destruição de peças de roupas novas.

cuidados ao lavar roupas na máquina

Foto: © Depositphotos

No geral, as peças que devem ser lavadas a mão são as roupas íntimas e delicadas. Meias calças, por exemplo, correm muito risco de rasgar com a potência da máquina e, por isso, precisam ser levadas com cuidado no tanque.

Roupas com cores muito chamativas podem manchar até mesmo as roupas de cores semelhantes e também desbotam mais fácil. Essas peças exigem uma lavagem separada. Além disso, roupas muito sujas também não podem ser colocadas diretamente na máquina, pois o eletrodoméstico não tem potência suficiente para tirar toda a sujeira. Faça uma pré-lavagem para retirar o excesso e depois coloque na máquina. (Saiba como lavar suas roupas na máquina de lavar)

Como lavar itens que não são do vestuário

• Roupas de cama, toalhas, panos de limpeza e outros itens devem seguir a mesma regra: separe por cores e lave a mão se soltar muita tinta.

• Não misture roupas de cama com panos de limpeza, por exemplo. Os panos de limpar o chão devem ser lavados separadamente por uma questão de higiene. Esses panos podem passar facilmente as bactérias para outras peças e, como a máquina não retira a sujeita com perfeição, é possível que sobre algum resíduo.

• Não coloque coisas muito volumosas na máquina, como cobertores e edredons, principalmente se este ultrapassar a capacidade do aparelho. O atrito com as paredes do eletrodoméstico podem desgastar a peça e causar rupturas no tecido. Para lavar este tipo de peça, procure uma lavanderia especializada.

• Além de separar por cores, é importante também separar por tecido. Algumas toalhas de banho, por exemplo, podem soltar bolinhas nos outros tecidos.

• Não encha demais a máquina pois o excesso de peças pode prejudicar a limpeza das mesmas, principalmente se forem itens maiores como roupas de cama.

• Para lavar tecidos leves como lençóis e fronhas, ajuste a potência da máquina para a opção de roupas leves. Esses tecidos podem sofrer rupturas se a máquina lavar com muita agilidade e força.

• Após a lavagem, examine bem as peças para ver se não houve nenhum problema durante o processo. Caso tenha colocado muitos itens, verifique se não é preciso dar mais um retoque na limpeza a mão. É possível que sobre algum resíduo de sujeira e por isso é sempre bom examinar o trabalho da máquina.

Por Ana Paula Bretschneider / Edição: Dona Giraffa

• Como manter suas roupas limpas e sem manchas

Loading...
Seja o primeiro a comentar em Dicas para lavar roupas coloridas da maneira certa

Deixe seu comentário