Água de berinjela para emagrecer

Emagrecer com saúde é um grande desafio para a maioria das pessoas que estão acima do peso. Queimar as gorduras e manter o organismo bem nutrido pode significar a adoção de dietas rigorosas e treinamentos físicos intensos, o que é uma tortura para quem não quer abrir mão dos alimentos que gosta e nem suar a camisa na academia.

perder peso com saúde

Foto: © Depositphotos

Felizmente, há alimentos poderosos que ajudam a acelerar o processo de emagrecimento, fazendo com que muitas pessoas consigam perder peso sem tanto sofrimento. A berinjela, fruto originário da Índia, já se mostrou muito eficiente na redução de gorduras. O alimento não apenas emagrece, mas também mantém o corpo nutrido e deixa a pessoa saciada.

Acredita-se que a berinjela foi trazida da Índia para a Europa há pelo menos oito séculos, o que fez com que o fruto fosse incrementado em diversas receitas. No entanto, a forma como a berinjela é preparada influência e muito nos resultados. O fruto não pode ser ingerido puro, por exemplo, pois possui substâncias tóxicas. No entanto, ao deixar de molho na água, a berinjela solta apenas os nutrientes no líquido e se transforma em um poderoso suco rico em proteínas, vitaminas, minerais e forte ação diurética.

Benefícios da Berinjela

• O consumo frequente da água de berinjela reduz a gordura localizada e pode emagrecer até 10kg em um mês, mas o processo varia de acordo com o organismo.

• A berinjela já se mostrou muito eficiente na redução dos níveis de colesterol. No entanto, muitas pesquisas mostraram que este efeito é muito evidente em alguns casos, mas não funciona muito bem em outros. Por isso, a berinjela ainda está sendo alvo de estudos e pesquisas quanto as propriedades que agem no colesterol.

• O fruto é rico em vitaminas A, B1, B2, B5 e C, além de possuir cálcio, potássio, ferro, magnésio e fósforo. Toda a composição química da berinjela garante um emagrecimento saudável pois mantém o organismo com os nutrientes que precisa.

emagrecer com berinjela

Foto: © Depositphotos

• A ação diurética ajuda muito na redução do peso, pois o acúmulo de gordura muitas vezes é provocado pela retenção de líquidos de alguns alimentos.

• O fruto tem indicação para diferentes usos, como nos casos de pessoas com artrite e reumatismo.

• Ao ser bebida em jejum e antes das refeições, a berinjela provoca uma alta sensação de saciedade, possibilitando o emagrecimento também pela redução da quantidade de comida ingerida nas refeições.

• O uso da berinjela também está muito associado ao retardamento do processo de envelhecimento, porém não há comprovações científicas quanto a isso.

Dicas de preparo

A água de berinjela pode ser preparada de forma simples ou com a adição de limão ou laranja, duas frutas ricas em vitaminas que, além de contribuir com a nutrição do organismo, também melhoram o sabor do suco. Ao tomar pela manhã em jejum, é aconselhável beber o suco com limão, pois a fruta é excelente para a manutenção do estômago e do intestino.

O preparo da água de berinjela deve ser pensado desde a compra do alimento, pois é preciso escolher as berinjelas mais firmes e brilhosas. Não compre berinjelas amolecidas, pois além de estarem envelhecidas, já perderam também um pouco das suas propriedades nutricionais, o que vai deixar o alimento menos eficaz.

Apesar de nutritivo, não é aconselhável também beber água de berinjela diariamente, pois a perda de peso e os efeitos diuréticos a longo prazo também podem causar consequências para o organismo. A anemia, por exemplo, é um problema que pode aparecer através do consumo excessivo deste fruto. O ideal é beber de manhã por três dias e depois descansar por mais três dias. Ou beber antes das principais refeições do dia por até três vezes na semana.

Passo a Passo

1. Utilize uma berinjela média para preparar o suco, lave-a bem e corte em rodelas sem retirar a casca (a casca também tem propriedades nutricionais).

2. Coloque as rodelas em uma vasilha de pelo menos um litro de água (pode ser uma jarra ou uma garrafa).

berinjela cortada em rodelas

Foto: © Depositphotos

3. Coloque o preparo na geladeira e deixe de molho para beber apenas na manhã seguinte.

4. Retire os pedaços pela manhã e beba um copo do suco ainda em jejum.

Outras opções

• Para melhorar o gosto do preparo que não é muito saboroso, é possível adicionar limão ou fazer uma mistura com laranja. Para preparar com limão, esprema um limão e coloque no litro de água que for preparar a berinjela. É só deixar de molho durante a noite e, quando beber, o suco terá um gosto mais agradável por causa da fruta.

• É possível também preparar com laranja no liquidificador. Misture rodelas de laranja e pedaços de berinjela com água, como se fosse uma batida. Quando ficar pronto, deixe na geladeira e beba mais tarde. A laranja também ajuda a melhorar o gosto do preparo, além de ser rica em vitaminas importantes para o organismo.

Por Ana Paula Bretschneider / Edição: Dona Giraffa

• Como perder e tonificar a barriga em até oito semanas

Loading...
2 Comentários em Água de berinjela para emagrecer
  • Carmen Santos disse:

    vou começar, e ver o que vai acontecer!Depois volto p contar!!!!!

  • Mamãe Sarada disse:

    Já experimentei e tive grandes resultados com a água de berinjela, recomendo a todos.

  • Deixe seu comentário