Sinais da primeira menstruação

Um momento histórico na vida de muitas mulheres, a primeira menstruação significa que a infância está ficando para trás e que novas experiências adultas estão por vir. Quem nunca menstruou pode ter pensamentos positivos e negativos com relação ao ciclo, seja pelas famosas e temidas cólicas ou pela emoção de estar virando mulher de verdade.

menina sinais da primeira menstruação

Foto: (c) Can Stock Photo

Independentemente da opinião, a maioria das meninas esperam por esse dia e se preocupam sobre como será o momento e o que é preciso fazer para se preparar. Como a primeira menstruação aparece de surpresa, é necessário que as meninas fiquem atentas aos sinais do organismo e utilizem alguns recursos para saber se o momento chegará em breve ou ainda irá demorar. (O que é menstruação?)

Principais sinais:

1. Os conhecidos sintomas começam a aparecer, como as cólicas menstruais e as alterações de humor.

2. O corpo começa a sofrer alterações como o crescimento dos seios e o aparecimento de pelos.

3. O comportamento e os interesses também mudam, os brinquedos que eram divertidos parecem não ter mais graça e outras opções de diversão surgem.

4. O fator genético também pode ser um sinal: verifique a idade em que a sua mãe menstruou, pois há chances de acontecer no mesmo período

Não é possível saber com certeza quando a menstruação virá pela primeira vez, pois cada organismo funciona de um jeito e é possível que apareçam sintomas, mas pode ser que não haja nenhuma grande mudança. Apesar de a idade mais comum ser entre 11 e 13 anos, há meninas que iniciam o ciclo aos oito anos de idade, enquanto outras chegam aos 16 anos sem menstruar.

-> Qual a idade certa para ficar menstruada? Tire suas dúvidas:

As meninas que estão ansiosas para iniciar o ciclo também precisam cuidar com os fatores psicológicos. Mesmo que o organismo não esteja preparado, a ansiedade pode fazer com que a garota se convença de que está sentindo alguns sinais, como cólica ou irritação. Por isso, o ideal é esperar calmamente até que chegue o dia, apenas observando os indícios e se preparando caso haja sinais.

Os sintomas mais comuns:

• Cólicas na região abdominal;

• Alterações de humor;

• Irritabilidade;

• Sensibilidade nas emoções;

• Surgimento de espinhas.

A menstruação é um período muito pessoal para cada mulher, pois os sintomas variam bastante e cada organismo reage de uma maneira diferente. Há quem tenha cólicas fortes enquanto outras nunca sentiram dores antes ou durante o ciclo. Os sintomas de irritação, sensibilidade e espinhas também variam e cada mês pode apresentar sintomas diferentes da última vez.

cólica menstrual forte

Foto: (c) Can Stock Photo

Como a primeira menstruação é diferente das outras, é comum que esses sintomas não apareçam com muita intensidade. Por isso, muitas meninas são surpreendidas com o momento, pois não perceberam nenhum sintoma nos dias anteriores ao início do ciclo menstrual.

Como se preparar?

A maior preocupação das meninas não está relacionada apenas a nova experiência, mas ao momento e horário em que irá acontecer. As garotas que passaram dos 11 anos e ainda não menstruaram devem começar a se preparar, pois há grandes chances do ciclo começar a qualquer momento.

Como nem sempre os sinais são claros, algumas atitudes simples garantem preparativos adequados para a nova fase. Porém, não há muitos motivos para preocupações, pois a primeira menstruação é especial e costuma ser bem diferente das outras. Na primeira vez, o sangue pode descer com uma coloração mais escura e o fluxo pode ser bem menor do que o comum. Há meninas que notam apenas algumas manchas de sangue e voltam a menstruar normalmente apenas no mês seguinte.

Não é possível fazer muitas previsões, principalmente se a menstruação virá em grande ou pouca quantidade, pois esse detalhe depende de muitos fatores, como a produção hormonal e até mesmo a genética. Porém, fique ligada nos preparativos para que não aconteça constrangimentos no dia em que a surpresa chegar.

mulher absorvente íntimo

Foto: (c) Can Stock Photo

• Carregue pelo menos um absorvente na bolsa;

• Utilize protetores de calcinha para não ser pega desprevenida;

• Compre remédios para a cólica, como Buscopan ou Atroveran;

• Não comece a tomar anticoncepcionais sem orientação médica;

• Lave bem o rosto três vezes ao dia para remover a oleosidade da pele.

E agora, posso engravidar?

Começar a menstruar é uma surpresa que carrega muitos significados, como o início da adolescência e o primeiro passo para a vida adulta. Mesmo que a garota tenha apenas oito anos quando a menstruação descer pela primeira vez, a possibilidade de engravidar já é uma realidade e esse fato necessita de atenção e cuidados.

Quem já possui uma vida sexual deve tomar ainda mais cuidados, pois engravidar não é único risco, é preciso ainda se prevenir contra doenças sexualmente transmissíveis. As meninas que querem tomar anticoncepcional precisam consultar um ginecologista para saber qual o remédio certo para consumir. Os anticoncepcionais foram feitos para organismos específicos e, por isso, é necessário saber qual o melhor tratamento para cada caso.

Por Ana Paula Bretschneider / Edição: Dona Giraffa

• Menstruação atrasada: 7, 10, 20 dias de atraso. Posso estar grávida?

Loading...
2 Comentários em Sinais da primeira menstruação
  • thalia disse:

    já está chegando esse sintomas ja estão acontecendo estou bem preparada!

    • MININAL disse:

      Bem, eu tenho 11 anos, faltam 3 meses para o meu aniversario irei fazer 12 anos, minha mãe menstruou com 11 anos, e eu estou com o crescimento de seios não grandes (pequenos) não tenho pelos nas axilas, apenas nas pernas e bem grandes vai sempre tive des dos 6 anos de idade.
      sempre tive des dos 8 um liquido amarelona calcinha mais acho que é falta de higiene, estou com uma bolsinha levando 2 abs, para todos os lugares vai quero que isso aconteça quando estiver dormindo.

  • Deixe seu comentário