Meu marido está distante, o que pode ser?

A vida à dois não é composta apenas de momentos felizes e de harmonia familiar. Mesmo os casais que se conhecem muito bem e já estão juntos há anos estão sujeitos a enfrentar crises e dificuldades. Quando um problema surge, o comportamento começa a mudar e nem sempre os motivos para tais mudanças ficam claros.

crise no casamento

Foto: (c) Can Stock Photo

Os homens casados possuem inúmeras responsabilidades com a família, trabalho e questões pessoais. Essas obrigações são grandes desafios diários que necessitam de muito esforço para que tudo ocorra bem em todos os campos da vida. Principalmente pelo senso de responsabilidade familiar presente nos homens, é muito comum que eles tenham dificuldades em revelar os problemas e acabem segurando barras sozinhos.

Algum problema pessoal nem sempre é o motivo principal para a frieza e afastamento de um homem na relação. Este comportamento pode ter diversas causas e saber o que realmente está provocando esta situação pode levar algum tempo. Por isso, as vezes é muito difícil para a mulher entender o que está acontecendo e, nas tentativas de descobrir o problema, é possível que surjam muitos mal entendidos e discussões desnecessárias.

Possibilidades:

• Ele está muito envolvido com alguma coisa, que pode ser o trabalho, um projeto pessoal, um hobby ou uma pessoa.

• Ele está com alguma preocupação muito forte e não pode falar. Como acúmulo de dívidas, ameaças de alguém, chances de perder o emprego e etc.

• Algum problema de saúde está causando o distanciamento. Pode ser estresse e cansaço acumulado, descoberta de uma doença ou sensação de mal estar.

• O relacionamento está desgastado ou caiu na rotina; ele não sente vontade de ficar na companhia da esposa ou de fazer alguma atividade em família. (O relacionamento caiu na rotina? Confira 4 dicas para dar a volta por cima)

O que você pode fazer para melhorar o relacionamento:

• Observar o comportamento dele para tentar entender o problema;

• Se mostrar disponível para qualquer tipo de conversa;

• Ser atenciosa e compreensiva pela possibilidade dele estar passando por alguma dificuldade;

• Procurar alguns programas à dois para tentar recuperar a harmonia do casal;

• Buscar a reaproximação através de surpresas, brincadeiras e diálogo;

casal jogando xadrez

Foto: (c) Can Stock Photo

Para evitar fazer interpretações erradas da situação, o melhor é ficar apenas observando as atitudes durante um período.

• O que realmente mudou no relacionamento e no comportamento geral dele?

• Ele está agindo normalmente com amigos e familiares?

Essas perguntas precisam ser refletidas e respondidas para que seja possível ter alguma pista do que está acontecendo.

É bem provável que haja algo muito ruim por de trás do comportamento dele. Porém, não necessariamente isso significa uma traição ou que ele não se sente mais atraído pela esposa. Se houver esta suspeita e se você realmente gostar dele, não hesite em tentar lutar para reconquistá-lo através de atitudes positivas, atenção, carinho e gentilezas para restaurar a paixão e o entendimento mútuo entre o casal.

O que você não deve fazer:

• Tirar conclusões precipitadas e fazer acusações;

• Fazer cobranças e pressioná-lo para mudar de comportamento;

• Iniciar brigas e discussões sem muitos motivos;

• Mexer nas coisas dele sem autorização;

• Se desesperar e perder o controle sem saber o que realmente está acontecendo;

Agir por impulso, tirar conclusões sem ter certeza e iniciar brigas são as piores atitudes que uma mulher que deseja recuperar o casamento deve fazer. No entanto, são exatamente essas atitudes que a maioria das mulheres tomam, provocando ainda mais o afastamento do companheiro e aumentando a crise na relação.

como superar a crise no casamento

Foto: (c) Can Stock Photo

De fato, é difícil aguentar as preocupações com uma relação e com o parceiro sem dizer nada. Ao perceber que há um problema, é comum que a mulher queira perguntar ao marido o que está acontecendo e se envolver também com esta situação, pois a dificuldade do parceiro também se torna um problema para a esposa. Porém, a maioria dos homens gostam de resolver o que podem sozinhos, principalmente se for algo de responsabilidade masculina.

Por isso, ser compreensiva nas horas difíceis e se mostrar à disposição para qualquer tipo de conversa é a melhor coisa a fazer. Mesmo que seja difícil segurar os próprios sentimentos, tente não pressioná-lo e observe o comportamento dele até que seja resolvido. Esse tipo de situação não costuma durar muito tempo e, quando estiver preparado e achar que está na hora, ele mesmo vai revelar a dificuldade.

Como ter certeza do problema?

Se você quer descobrir qual é o problema mesmo que ele não conte, é necessário ficar atento nas mudanças na rotina dele para ter alguma ideia. No entanto, não tente bancar a detetive e sair vasculhando as coisas dele, ouvindo conversas atrás da porta ou controlando os horários dele.

A pior consequência de investigar a situação sozinha é que as chances de se equivocar e entender algo errado são muito grandes. Se você está suspeitando de uma traição, por exemplo, e começar a investigar sozinha, provavelmente vai relacionar qualquer fato que descobrir com uma possível traição, pois é nisto que a sua mente está acreditando agora. (Como saber se ele está te traindo em sete passos)

Por isso, é melhor esperar que ele mesmo diga o que tem de errado do que invadir a privacidade do companheiro para descobrir alguma coisa. Tenha paciência para agir com sabedoria e de forma honesta, pois essa é a única forma de não se arrepender mais tarde das próprias atitudes.

Por Ana Paula Bretschneider / Edição: Dona Giraffa

• Ele não me dá mais atenção. Será que tem outra?

Loading...
1 Comentário em Meu marido está distante, o que pode ser?
  • Marcela disse:

    Meu marido nao se da bem com meus pais e tenho que morar do lado deles e isso faz ficar tudo mais dificil ele ta desempregado e nós dependemos dos meus pais mais ele nao gosta o que eu posso fazer nao sei mais to dividida nao ele ta muito distante de mim pq disso tudo me ajudeee

  • Deixe seu comentário

    Publicidade
    Curta nossa fan page no Facebook
    Publicidade
    Publicidade

    Só existe uma lei no amor; tornar feliz a quem se ama. Stendhal