Crossfit: exercícios eficientes para emagrecer

Emagrecer com saúde e manter o equilíbrio do organismo de forma eficaz é algo que começou a ser trabalhado com o método Crossfit. Desenvolvido nos Estados Unidos, o Crossfit veio para o Brasil e se popularizou rapidamente através dos treinos que buscam exclusivamente o condicionamento físico.

exercícios para perder peso

Foto: (c) Can Stock Photo

Enquanto as academias normais trabalham atividades separadas, como o fortalecimento da musculatura ou ginástica para resolver determinados problemas físicos, o Crossfit apresenta um sistema unificado que trabalha todas as funções do organismo ao mesmo tempo, e busca o aumento simultâneo da resistência muscular, força e flexibilidade, enquanto treina também o equilibro, agilidade, concentração e coordenação.

Desta forma, quem pratica o método irá desenvolver o condicionamento físico de forma completa, se beneficiando de todas as vantagens das diferentes atividades físicas. Porém, Crossfit é um método de treinos pesados que necessita de disposição e persistência para aguentar a intensidade e então aproveitar os resultados na qualidade de vida e emagrecimento.

Como emagrecer com o método Crossfit

Adotar o método Crossfit não exige necessariamente que a usuária passe a frequentar uma academia especializada no assunto. Os exercícios praticados são comuns e podem ser feitos em casa (7 tipos de exercícios para emagrecer em casa), desde que a frequência e intensidade de cada bateria de atividades seja respeitada, pois os resultados irão depender exclusivamente da forma como os treinos forem encarados.

mulher fazendo flexões

Foto: (c) Can Stock Photo

Quem quer emagrecer pode encontrar a solução definitiva para o problema através do método Crossfit. Para perder os quilos extras, a usuária deve investir na mistura de atividades aeróbicas e anaeróbicas, pois enquanto a primeira é eficiente na queima de gorduras, a segunda é ideal para fortalecer os músculos e trazer o aspecto desejado para o corpo. (Qual a diferença entre exercícios aeróbios e anaeróbios?)

Porém, o método exige que sejam obedecidos os treinos na frequência indicada, e com uma realização ágil de cada exercício. Para isso, é necessário ter disciplina e encarar as atividades até o fim, pois só quem adota o método de forma séria consegue colher os resultados desejados.

Combinação de exercícios:

Como o Crossfit visa trabalhar todos os aspectos da atividade física para proporcionar uma melhora no condicionamento físico, os exercícios misturam atividades aeróbicas com exercícios de musculação. No começo, é importante fazer apenas um tipo de exercício, como começar com anaeróbicos e no segundo treino ir para as atividades aeróbicas.

perder peso correndo

Foto: (c) Can Stock Photo

Depois que o organismo estiver acostumado com o método o usuário pode então começar a misturar as duas atividades em um mesmo treino. Porém, o Crossfit não pode perder a intensidade, pois é a parte mais importante para alcançar resultados mais rápidos.

Séries de Exercícios:

Aeróbicos:

• Corrida
• Caminhada
• Pular corda
• Burpee

Anaeróbicos:

• Abdominal
• Agachamento
• Flexões

Treinamento acelerado:

A aceleração é o grande segredo do Crossfit, pois o método trabalha a agilidade enquanto treina o condicionamento físico. Os primeiros treinos podem ser apenas de musculação e em um segundo momento apenas os exercícios aeróbicos. Porém, o desafio é tentar fazer as séries de atividades no menor tempo possível.

abdominais

Foto: (c) Can Stock Photo

Comece o treino com as flexões, agachamentos e abdominais, tente fazer cada exercício em tempo recorde. Por exemplo, 5 flexões de forma rápida, 10 agachamentos e 15 abdominais no menor tempo possível. O processo é o mesmo com as atividades aeróbicas e quando for intercalar os dois tipos de atividades.

• Treino 1: 3 séries de 5 flexões, 10 agachamentos e 15 abdominais.

• Treino 2: 150 metros de corrida, 150 pulos de corda e 10 Burpees.

• Treino 3: 15 flexões, 50 pulos na corda, 30 abdominais.

A partir do terceiro treino é possível começar a intercalar as atividades, mas sempre cuidando para que os treinos sejam intensos. Depois de cada atividade, descanse por um minuto e volte a praticar, não esqueça também de tomar bastante água.

As vantagens do Crossfit

1. É um método com eficiência comprovada, pois age de forma diferente das academias convencionais e proporciona um alto desenvolvimento do condicionamento físico.

2. Para quem quer emagrecer, o Crossfit consiste em um das melhores formas, pois trabalha todas as áreas da atividade física em treinamentos intercalados.

3. Há muitas academias especializadas no assunto, mas os exercícios podem ser feitos em casa, proporcionando total conforto na hora de travar a luta contra os quilos a mais.

4. Além de emagrecer, o método proporciona uma manutenção completa do organismo, pois combate doenças cardiovasculares, melhora a circulação sanguínea e a oxigenação do corpo.

5. Crossfit também é um ótimo método para as pessoas que não encontram os resultados desejados nas academias normais. Por trabalhar diferentes tipos de exercícios ao mesmo tempo, os usuários podem alcançar mais do que os objetivos iniciais.

Por Ana Paula Bretschneider / Edição: Dona Giraffa

• 8 exercícios físicos que você pode fazer em qualquer lugar: em casa, no parque ou na praia

Loading...
1 Comentário em Crossfit: exercícios eficientes para emagrecer
  • ANTONIA disse:

    Muito prático e eficiente por que se pode fazer em qualquer lugar.

  • Deixe seu comentário