Como pintar paredes: guia prático para iniciantes

Além de dar uma renovada no ambiente, pintar as paredes é uma tarefa essencial para quem quer fazer uma reforma e alterar a decoração dos cômodos da casa. Pode parecer difícil no início, mas com algumas recomendações é possível pintar qualquer parede sozinho e de forma prática.

dicas de como pintar paredes

Foto: (c) Can Stock Photo

Pintar as paredes de casa por si mesmo é ainda uma ótima forma de economizar, pois o gasto será apenas com o material e não com a mão de obra. Além disso, se aventurar com as tintas e os rolos pode ser uma atividade divertida e que trará ótimas experiências para o futuro. Confira um guia básico sobre como pintar qualquer parede mesmo sem experiência no assunto:

Materiais necessários:

• Tinta da cor escolhida e na quantidade certa para pintar toda a parede (informe-se na hora da compra)
• Pincel grande (aprox. duas polegadas)
• Antigota e rolo de lã de aproximadamente 20 cm
• Bandeja para preparar a tinta
• Rolo grosso de fita crepe (aproximadamente 50 metros)
• Instrumento (misturador) para misturar a tinta
• Escada para espaços altos da parede
• Pano de chão e jornais velhos
• Lixa para parede
• Luvas de borracha

Os gastos com materiais podem variar dependendo do lugar da compra. É importante cuidar as medidas e comprar na quantidade certa. Se tiver dúvidas compre um pouco mais do que o necessário pois é melhor sobrar para outras vezes do que faltar no meio do trabalho. (Saiba como calcular a quantidade de tinta que deve ser utilizada)

Calculadoras de tinta(Suvinil) (Coral) (Telhanorte)

Cuidados básicos:

Antes de sujar as mãos de tinta é importante tomar alguns cuidados para não manchar roupas nem os objetos que estiverem no local. Utilize o jornal para forrar o chão e os móveis, não deixe objetos espalhados próximo à área de pintura pois podem atrapalhar e acabar manchados com a tinta.

como pintar uma parede de forma correta

Foto: (c) Can Stock Photo

No dia da pintura, coloque roupas velhas e um avental se tiver, com certeza você ficará com manchas de tinta pelo corpo e o produto pode estragar a roupa. Desloque também tudo que estiver na parede, como móveis e cortinas.

Após isolar a área, faça a marcação com fita crepe do espaço que será pintado. Coloque fita em todas as laterais, rodapé, roda-teto e em todos os cantos para delimitar bem o espaço que será pintado. Feito esses preparativos está na hora de preparar a tinta e começar a aventura que resultará em uma nova decoração!

Pintando em cinco passos:

1. Comece o processo lixando toda a parede que será pintada. Umedeça o pano de chão para tirar os resíduos da lixa que ficar na parede. Faça esse processo com muita atenção e cuidado pois será fundamental para que a pintura fique uniforme.

2. Depois de estar com a parede lixada e a área delimitada pela fita crepe, está na hora de preparar a tinta. Abra a lata e utilize o instrumento para misturar o líquido. Logo em seguida, coloque a tinta na bandeja e misture com água, mas faça esse processo de acordo com as instruções na lata do produto. A tinta misturada em água não pode ser aproveitada se sobrar, guarde apenas o que sobrar dentro da lata.

3. Comece passando a tinta em volta da área que foi marcada com a fita crepe. Passe o pincel rente à marcação para evitar que fique borrado.

4. Para pintar a parede utilize o rolo de 50 metros. Umedeça o espaço do rolo que vai a tinta e passe em outra parede para tirar o excesso de água. Após esse processo, coloque o rolo na bandeja com tinta, mas não exagere e tire os excessos antes de pintar a parede.

5. Posicione o rolo de forma vertical, começando de cima para baixo e depois de baixo para cima. Passe mais de uma mão de tinta pois dificilmente a primeira cobrirá todo o espaço. Quando terminar a pintura, aguarde pelo menos quatro horas até que a tinta seque e depois faça os acabamentos necessários.

Vídeo: como pintar uma parede sem complicações

Dicas gerais:

• O processo é simples, mas pode ser lento, principalmente se o espaço a ser pintado for extenso.

• Para passar cada camada de tinta é necessário aguardar quatro horas até que a primeira camada seque.

• Às vezes é preciso passar três ou quatro camadas até que a parede fique bem pintada e, para isso, mais de um dia é gasto.

• Por isso, pintar a parede é uma atividade que exige mais paciência do que qualquer outra habilidade. A técnica é desenvolvida com o tempo, pois qualquer coisa que der errado no processo será aprendida para o próximo.

• No entanto, se a pessoa tentar pintar rapidamente com ansiedade para ver o resultado, pode acabar cometendo deslizes irreversíveis durante o trabalho.

Por Ana Paula Bretschneider / Edição: Dona Giraffa

• Cores para pintar fachadas de casas | Dicas e fotos

Loading...
1 Comentário em Como pintar paredes: guia prático para iniciantes
  • Adorei o seu conteúdo e suas dicas! : )

  • Deixe seu comentário