Como perder e tonificar a barriga em até oito semanas

Ter uma barriga perfeita é quase tão desafiador quanto acabar com a celulite ou com as terríveis estrias. Muitas mulheres correm atrás deste objetivo mas, devido à falta de persistência na dieta e nas atividades físicas, algumas possuem muita dificuldade em alcançar o tão desejado sonho de perder a gordura extra. (Barriga negativa: o que é?)

dicas para ter uma barriga chapada

Foto: (c) Can Stock Photo

Além disso, a prática de exercícios de forma ineficiente também faz com que a perda calórica não seja suficiente para queimar as gorduras localizadas. Os exercícios aeróbicos são mais adequados para perder calorias, no entanto, fazer atividade aeróbica excessiva pode não causar o efeito desejado.

Muitos especialistas na área da educação física acreditam que, a prática rápida de exercícios físicos intercalados – aeróbicos e anaeróbicos – é mais eficiente do que a prática continua da mesma atividade. Este pensamento justifica porque tantas pessoas não conseguem obter o resultado desejado mesmo fazendo longas caminhadas ou corridas diárias.

No entanto, perder a gordura pode ser muito menos sofredor do que muitas pessoas imaginam. Ao invés de fazer exercícios de ritmo constante e longa duração, experimente fazer exercícios de poucos minutos diários mas que prometem dar um choque na gordura e queimar calorias mais rapidamente nos momentos de repouso.

Características dos exercícios de alta intensidade

• Exercícios aeróbicos e anaeróbicos intercalados;

• Maior queima de gordura com menos tempo de atividade;

• Alta queima de calorias após a prática dos exercícios;

• Perda da barriga em até oito semanas.

Os exercícios de alta intensidade se diferem dos treinos clássicos de atividades aeróbicas pelo curto período e pela rapidez e agilidade que exigem. Além disso, as sequências costumam intercalar atividades aeróbicas com musculação, o que promete um maior desempenho na queima de gordura e na tonificação do abdômen ao mesmo tempo.

tipos de exercícios para perder a barriga

Foto: (c) Can Stock Photo

O segredo destes exercícios está no aceleramento do metabolismo que provoca uma alta queima de calorias durante o descanso. Os exercícios ritmados não provocam esta alta aceleração, o que faz com que a queima de gorduras em repouso não seja tão rápida, embora o usuário tenha gastado muitas calorias durante a atividade. Por isso, muitas pessoas que praticam 40 minutos de corrida diária ou uma hora de caminhada por dia não conseguem perder a barriga mesmo com a prática regular de exercícios físicos. (Crossfit: exercícios eficientes para emagrecer)

Quatro exercícios eficientes para perder e tonificar a barriga

Há diversos tipos de exercícios que podem provocar a queima desejada da gordura abdominal. Entre esses exercícios está algumas atividades já conhecidas como corrida parada, abdominais, elevação de quadril e agachamentos. O mais importante é intercalar o tipo de exercício, mas não é necessário fazer os mesmos exercícios todos os dias.

• Os treinos mais comuns consistem na realização de quatro atividades, duas aeróbicas e duas anaeróbicas.

• Cada exercício deve ser feito com duração de 30 minutos e sem descanso.

• Após a realização das quatro atividades, o usuário irá completar dois minutos de exercícios de alta intensidade e, após um descanso de 30 segundos, basta realizar a mesma série por mais três vezes (3x).

Ao todo, serão 24 minutos de atividade intensa por dia que deve queimar a gordura extra de forma rápida e eficaz. Veja quatro exercícios que você poderá fazer no primeiro treinamento:

1. Corrida parada

Simples, fácil e eficiente, a corrida parada deve ser feita por trinta segundos de forma intensa. Assim como o nome já diz, basta correr sem sair do lugar e elevando os joelhos em um ângulo de 90 graus. Tente fazer os movimentos de corrida o mais rápido possível e, quando acabar, passe para o próximo exercício sem intervalos.

2. Abdominal simples

A já conhecida abdominal pode ser realizada logo após os trinta segundos de corrida. Durante mais 30 segundos, faça o exercício o mais rápido que puder, mas não tente forçar caso não esteja acostumada com atividades físicas. Deixe um colchonete próximo para esta atividade e evite fazer diretamente no chão ou em cima de uma cama.

3. Exercício de quadris

Para realizar este exercício, flexione os joelhos e apoie as duas mãos no chão, contraindo os glúteos você deve elevar os quadris até formar uma linha reta com o tronco, dessa forma movimentando apenas o quadril (volte sem encostar o bumbum no chão). Este exercício ajuda muito na perda calórica e também deve ser realizado por 30 segundos.

4. Agachamento

O último exercício da sessão também é simples e já conhecido por muitos. O agachamento é muito eficiente para o abdômen, mas deve ser feito da maneira correta para não causar problemas de coluna. Faça esta atividade com as pernas afastadas, a coluna ereta e o abdômen contraído. Agache como se fosse sentar em uma cadeira invisível e levante por mais 30 segundos.

Dicas para acelerar o processo

Além da atividade intensa, a alimentação também pode ajudar em muito com a queima calórica. Evitar ingerir alimentos gordurosos, açucares e comidas com muito sódio é muito importante para não repor a gordura perdida. Lembre-se que o sal retém líquidos, o que dificulta na eliminação da gordura.

Não esqueça de tomar os oito copos de água por dia que é recomendado por profissionais de saúde e ingira frutas e saladas nas principais refeições diárias. Aposte também nos alimentos diuréticos, frutas vermelhas e hortaliças. Tome cuidado com os horários das refeições e tente jantar cedo para não dormir de barriga cheia.

Por Ana Paula Bretschneider / Edição: Dona Giraffa

• 8 exercícios físicos que você pode fazer em qualquer lugar: em casa, no parque ou na praia

Loading...
3 Comentários em Como perder e tonificar a barriga em até oito semanas
  • daniela r lima disse:

    estou fazendo academia espero perde minha gordurinhas logo mas o que mas mim enconmoda e a barriga

  • claudia disse:

    Parabéns !
    amei este site e com certeza acessarei constantemente para buscar exercícios novos e diferenciados para ficar mais linda.

  • Rafael disse:

    Opa, muito bem abordado o conteudo. Meus Parabens!

  • Deixe seu comentário