Qual o momento certo para ter o primeiro filho?

Ter o primeiro filho é um grande acontecimento na vida de um casal. A chegada de uma criança é um momento muito esperado, pois o bebê traz muitas alegrias ao lar e transforma o casal em uma família de verdade. Porém, a expectativa para ter uma criança pode ser grande e, devido a isso, muitos casais não esperam a hora certa e acabam tomam a decisão em um momento inadequado.

gravidez

Foto: (c) Can Stock Photo

Uma criança pode ser bem vinda em qualquer época da vida, porém, a responsabilidade de criar um filho exige muito preparo por parte dos futuros papais. Um bebê precisa de cuidados e atenção 24h por dia, pois é um ser humano frágil que pode sofrer acidente ou se machucar facilmente. Além disso, deixar a criança em uma escola de educação infantil durante o dia todo por causa de trabalho também não é a melhor escolha. Na hora de ter um filho, é preciso ter disponibilidade para participar dos principais acontecimentos da vida do bebê, dar educação, amor e afeto. (Engravidar depois dos 40 anos | Fator idade, problemas enfrentados e prevenção)

Um filho na hora errada pode passar por uma infância sofrida, com poucas condições de ter uma vida feliz e com sérios problemas de solidão e falta da participação dos responsáveis durante o crescimento. Por isso, a decisão de colocar um novo ser humano no mundo deve ser feita com muita responsabilidade e com a certeza de que há condições de fornecer ao bebê tudo que ele precisa. Confira alguns requisitos importantes que indicam o momento adequado para se ter uma criança:

Estabilidade financeira

A condição financeira é o primeiro fator que deve ser considerado por um casal jovem antes de resolver dar a luz a uma criança. Um filho pode custar muito caro, pois exige que os pais façam grandes investimentos. Além do básico que a criança precisa, alimentação, roupas e brinquedos, é preciso dedicar dinheiro para a educação, eventuais consultas médicas e para o lazer em família.

quebrando o cofre

Foto: (c) Can Stock Photo

Todos esses detalhes precisam ser colocados na ponta do lápis antes de decidir ter um filho. Claro que um casal menos favorecido financeiramente também tem o direito de ter uma criança, porém, nesse caso, é preciso estar preparado para sofrer eventuais dificuldades por causa do filho. Além disso, os pais não poderão garantir os melhores tratamentos e educação para o pequeno.

Estabilidade na relação

Outra questão que merece atenção é o quanto o casal está bem na vida a dois e o tempo em que à relação foi consumada. Para casais muito jovens ou que estão juntos a pouco tempo, o ideal é esperar o amadurecimento da relação antes de ter um filho. Além disso, casais que estão começando a vida adulta ainda irão passar por vários avanços profissionais e poderão chegar a um patamar melhor financeiramente. (Confira 12 ingredientes que um bom relacionamento deve ter)

O bom relacionamento entre marido e mulher também conta muitos pontos antes de decidir ter um filho. A criança não pode crescer em ambiente de brigas e conflitos, nem correr o risco de ver os pais separados ainda na juventude. Por isso, antes de ter um filho, tenha certeza de que a harmonia com o marido existe e de que poderá superar futuras crises se aparecerem.

Maturidade

Cuidar de um bebê e acompanhar uma criança durante a infância é uma tarefa mais difícil do que parece, pois exige atenção e dedicação dos pais e, por isso, a maturidade também é importante. Ser maduro não significa necessariamente ter uma idade avançada e mais experiência de vida, mas maturidade é sinônimo de prudência e cautela.

mulher grávida segurando a barriga

Foto: (c) Can Stock Photo

Dar a luz é um grande passo na vida e, no momento em que a criança vem ao mundo, os pais têm o dever de zelar pela proteção daquele ser vivo e garantir que ele tenha uma boa qualidade de vida. Se esse pensamento for concreto entre os futuros pais, a maturidade vai estar dando os primeiros sinais.

Experiência

A experiência também é uma qualidade importante para quem esta planejando uma gravidez. Pais jovens provavelmente não possuem experiências com crianças, porém, antes de ter um filho, pode ser uma boa ideia conhecer mais sobre o mundo dos bebês. (Como engravidar de menino)

Conversar com amigos que já tem filhos, saber sobre as experiências de outros, os riscos da falta de atenção e os cuidados especiais com as crianças pode acarretar em um bom preparo.

Aproveite o período antes de engravidar e durante a gravidez para descobrir tudo o que puder sobre crianças, quais as maneiras corretas de agir, o que deve ser feito e o que pode prejudicar o bebê. Todas essas recomendações são necessárias para que o casal ingresse na vida de pai e mãe com conhecimento suficiente para que o bebê tenha máxima segurança e conforto.

Por Ana Paula Bretschneider / Edição: Dona Giraffa

Loading...
3 Comentários em Qual o momento certo para ter o primeiro filho?
  • Ana Site disse:

    As dicas sao muito boas e valiosas, e hoje em dia acho que realmente esses são os pontos que muitos casais levam em conta para adiar o momento de ter filhos.. Por outro lado, vejo casais mais “”velhos”” que tiveram os filhos depois dos 30 ou 40 que parecem cansados e sem pique para cuidar da criançada, diferntemente dos nossos pais que engravidavam nos seus 20 e poucos anos.

    • Andromeda disse:

      Acho que a questão da idade influência muito mas só temos duas escolhas, ou a gente espera pra dar uma vida melhor pro nosso bebê ou a gente tem logo e não tem tempo pra se dedicar e ai o que fazer ? É uma dúvida cruel.

  • Glaucia Lima disse:

    Concordo com tudo o que li.
    Desejo muito ter um filho, acredito que me sentirei mais completa quando tiver um, e além disso imagino o quanto seja boa a sensação de carregar alguém dentro da gente. Mas apesar disso, quero ter condições de dar sempre o melhor , por isso quero esperar o melhor momento.

  • Deixe seu comentário