Qual a idade certa para ficar menstruada?

A primeira menstruação é um dos momentos mais marcantes para uma menina, pois é o indicio de que uma nova fase está por vir: a adolescência. É comum ficar preocupada com esse dia, pois o primeiro ciclo corresponde a uma nova experiência que é considerada desagradável para muitas mulheres adultas.

menina menstruada

Foto: (c) Can Stock Photo

A maioria das meninas são surpreendidas com a menstruação entre os 11 e 13 anos de idade. Porém, cada organismo funciona de uma determinada maneira e, por isso, há garotas que menstruam antes dos 10 anos de idade, enquanto outras iniciam o ciclo apenas pós os 15 anos.

Não há motivos para se preocupar com a idade da primeira menstruação, pois ter essa experiência muito antes ou muito depois da média não significa que há alguma coisa de errada com o organismo. Como o período do ciclo costuma ser desagradável e provocar sintomas indesejados, as meninas que começam a menstruar mais tarde podem até comemorar o atraso no processo hormonal do organismo.

Entre os 8 e 16 anos ocorre a primeira menstruação (menarca)

O início da puberdade também é marcado pela primeira menstruação e, enquanto algumas meninas experimentam essa fase mais cedo, outras conseguem prolongar a infância por alguns anos. Junto com a menstruação, o organismo se transforma e o início da adolescência fica registrado não apenas pelas mudanças no corpo, mas também pelas alterações no comportamento. (Primeira menstruação: sintomas e dúvidas)

As mudanças na forma de pensar e nas atitudes também podem ser um sinal de que a primeira menstruação está por vir. Quando a menina deixa de ser criança e começa a se tornar mulher, os interesses mudam e os brinquedos são substituídos pela companhia dos amigos e namorados, por exemplo.

Esse processo ocorre lentamente e, as meninas que menstruam com 8 ou 9 anos acabam sofrendo essas mudanças mais precocemente. É comum que uma garota com 9 anos que já menstruou tenha interesse em meninos, enquanto outra de 14 anos que ainda não iniciou o ciclo menstrual prefira brincar de boneca.

Mudanças no corpo

A menstruação não é única alteração no organismo durante a puberdade, pois a intensidade dos hormônios causa mudanças visíveis no corpo. Algumas dessas mudanças são desejáveis, como o crescimento dos seios, enquanto outras, como as espinhas, acabam aparecendo sem serem convidadas.

Veja quais são as principais mudanças no organismo:

• Aumento de espinhas e oleosidade da pele;

• Crescimento dos seios;

• Alterações de humor;

• Surgimento dos pelos;

• Ganho de peso.

menina com espinha no rosto

Foto: (c) Can Stock Photo

As meninas não devem ficar preocupadas ou assustadas com essas mudanças, pois é a maneira que o organismo encontra para preparar uma criança para ser uma pessoa adulta e uma futura mãe. Além disso, essas mudanças são excelentes formas de prever que a primeira menstruação está a caminho, pois a produção hormonal indica que o ciclo irá começar em breve.

Além disso, a primeira menstruação também pode ser prevista pelos sintomas já conhecidos, como as cólicas e a famosa TPM – Tensão Pré Menstrual. As cólicas são dores na região abdominal, que podem ser mais forte ou mais fracas, dependendo da pessoa. Totalmente diferente da dor de barriga comum, é muito fácil para uma mulher distinguir dores causadas por diarreia, por exemplo, da cólica menstrual. (Aprenda 7 maneiras de combater a cólica menstrual)

A TPM, representada por uma tensão muito forte que ocorre poucos dias antes do ciclo, nem sempre é percebida, pois a irritação pode aparecer como sensações e atitudes inconscientes. É comum que uma mulher na TPM negue o sintoma, mesmo que esteja dominada pelo mau humor e a irritação típica do período.

Saiba pela genética

Além das mudanças no corpo e dos sintomas de menstruação, a genética é uma das formas de saber, ou pelo menos ter uma ideia da idade em que a menstruação virá pela primeira vez. É comum que as filhas sejam parecidas com as mães neste sentido e, se a mãe tiver menstruado muito cedo ou muito tarde, pode ser que aconteça o mesmo com a filha.

O fator genético não é uma regra e não pode ser considerado um meio certo de saber a idade da primeira menstruação. No entanto, as meninas ansiosas ou curiosas podem esperar a surpresa na mesma época em que a mãe passou pela experiência, pois há grandes chances.

Se a genética não revelar a idade aproximada para o início do ciclo, fique atenta as mudanças no corpo e aos sintomas para saber quando poderá ocorrer. Se houver sinais de que a menstruação está para vir a qualquer momento, não esqueça de andar preparada com absorventes e remédios para cólica caso seja necessário.

Se houver a necessidade ou o desejo de tomar anticoncepcionais, seja como método contraceptivo, para regular a menstruação ou aliviar os sintomas hormonais, é muito importante consultar um ginecologista. Tomar anticoncepcional sem prescrição médica pode ser perigoso para o organismo e trazer consequências indesejáveis e até mesmo irreversíveis, como o agravamento ou formação de doenças.

Por Ana Paula Bretschneider / Edição: Dona Giraffa

Loading...
Seja o primeiro a comentar em Qual a idade certa para ficar menstruada?

Deixe seu comentário