Dicas para ativar o crescimento dos cabelos

Todas as mulheres amam dar uma atenção especial aos seus cabelos. Afinal, são eles a moldura do nosso rosto. Sendo assim, vale a pena mesmo investir na qualidade e beleza das nossas madeixas. (Receita caseira: vinagre de maça para os cabelos)

mulher com cabelo longo

Foto: (c) Can Stock Photo

Para obtermos cabelos saudáveis e bonitos é necessário estar atenta à algumas recomendações importantes sobre como evitar a queda dos fios e ativar o crescimento dos mesmos. Seguem abaixo alguns mitos e verdades sobre os cabelos, bem como dicas importantes para um crescimento forte e saudável dos fios.

Mitos e verdades sobre a queda do cabelo:

Mitos sobre a queda de cabelos:

Lavar os cabelos diariamente contribui para a queda capilar?

Mito. Lavar os fios não colabora para a queda dos mesmos. Todavia, o que pode gerar a impressão de maior queda de cabelos é o fato de ver notoriamente os fios caindo enquanto lava e desembaraça os cabelos, o que é absolutamente normal já que os fios diariamente caem em seu ciclo natural.

Usar chapinha e secador todos os dias causam queda capilar?

Mito. O que pode danificar os fios é a alta temperatura em que os cabelos ficam expostos, tornando-os fracos e quebradiços. O ideal para quem está sempre precisando fazer escova e chapinha é utilizar um produto antitérmico antes da escovação e fazer hidratação nos fios semanalmente a fim de fortalecer e nutrir os mesmos.

mulher usando secador no cabelo

Foto: (c) Can Stock Photo

Pintar os cabelos com muita frequência pode causar queda nos fios?

Mito. A tintura não tem o poder de agir no folículo capilar e sim apenas na parte externa dos fios. Sendo assim, o máximo que poderá ocorrer é deixar os cabelos mais frágeis e com pontas duplas.

Verdades sobre a queda de cabelos:

Dermatite causa queda capilar?

Sim. A dermatite juntamente com outros sintomas comuns, tais como coceira, caspa e vermelhidão podem sim causar perda de cabelo através do excesso de queda dos fios.

Tomar banho de piscina frequentemente colabora para a queda dos fios?

Sim. O cloro e outros produtos químicos presentes na água da piscina prejudicam a estrutura dos fios, deixam secos, quebradiços e com aparência porosa, dificultando o desembaraço dos cabelos. O correto para quem usa a piscina com freqüência é utilizar uma touca para natação e fazer com regularidade hidratação dos fios para melhor aparência e qualidade na saúde de suas madeixas.

Usar o cabelo preso sempre prejudica os fios?

Sim. O atrito constante do elástico apertado ao cabelo colabora para quebra e queda dos fios. O ideal é manter os cabelos soltos ou presos de forma que fiquem mais afrouxados.

cabelo preso quebra os fios capilares

Foto: (c) Can Stock Photo

Amamentar faz o cabelo cair?

O ato de amamentar não prejudica os fios capilares, o que por ventura pode contribuir para maior queda de cabelos durante essa fase da vida da mulher é o fato dela estar com carência nutricional, uma vez que suas vitaminas são em maior parte aproveitadas para o leite materno que vai para o bebê. Dessa forma, uma mãe que amamenta e não está em dia com suas doses diárias de vitaminas e não está se alimentando adequadamente, provavelmente terá aumento na queda de cabelo.

Dicas importantes para obter cabelos saudáveis, prevenir a queda e ativar o crescimento dos seus cabelos:

• Procure não lavar os cabelos no período da noite. Isso, pois, caso você não utilize o secador de cabelos para secá-los, você poderá acabar indo para a cama com os cabelos ainda molhados e abafando os fios durante o período em que estiver dormindo, o que prejudica os fios e causa a proliferação dos fungos e bactérias. Da mesma forma, jamais prenda os cabelos ainda úmidos ou molhados. (Como saber se o cabelo está caindo além do normal?)

• Fique longe de atividades estressantes, já que o estresse contribui e muito para a queda dos fios.

• Na hora da lavagem dos cabelos, procure esfregá-los de forma vagarosa e massageando levemente o couro cabeludo a fim de que não ocorra agressão aos fios e consequentemente uma futura queda pelo fato deles estarem com sua estrutura danificada e quebradiça.

• É importante também que retire todo o resíduo de sujeira dos fios, já que a sujeira acumulada na raiz dos fios impede que os fios cresçam com maior facilidade.

• Tenha uma alimentação saudável e balanceada. A saúde e qualidade dos nossos cabelos estão diretamente relacionadas ao que consumimos diretamente. Não tem como querer ter cabelos lindos, fortes e brilhantes se sua alimentação nutricional é deficiente. Coma bem e sinta os resultados na pele, nas unhas e nos cabelos.

alimentação saudável

Foto: (c) Can Stock Photo

• Não fique ansiosa à espera de resultados muito rápidos. Muitas vezes queremos que nossos cabelos cresçam muito em pouco tempo, porém o ideal a se esperar de um cabelo saudável é que ele cresça aproximadamente 1,5 cm por mês.

• Faça hidratação nos seus fios no mínimo duas vezes ao mês. Isso, pois, caso os seus cabelos estejam com a estrutura danificada e ressecada, você não notará o crescimento de suas madeixas já que as pontas quebraram com facilidade e deixarão seus fios com aspecto feio e com corte irregular devido o desgaste e queda dos fios.

• Corte as pontas dos seus cabelos a cada três meses ou sempre que achar necessário retirar as pontas duplas, ressecadas ou danificadas. Isso colaborará para a qualidade e beleza dos seus cabelos bem como evitará a queda devido à quebra. (Aprenda a cortar a franja sem sair de casa)

como cortar o cabelo em casa

Foto: (c) Can Stock Photo

Por Flávia Montalvão / Edição: Dona Giraffa

• Saiba qual é a diferença entre queda de cabelo e quebra do cabelo

Loading...
Seja o primeiro a comentar em Dicas para ativar o crescimento dos cabelos

Deixe seu comentário

Publicidade
Curta nossa fan page no Facebook
Publicidade
Publicidade

Só existe uma lei no amor; tornar feliz a quem se ama. Stendhal