Desenhos de Páscoa para colorir e imprimir

Considerada uma das datas comemorativas mais esperadas do ano, a Páscoa é uma data em que celebramos a ressurreição de Cristo e que no Brasil é comemorada ao final da quaresma.

Sua origem é proveniente dos hebreus que celebrava a festa da passagem, evento na qual comemoravam a saída dos mesmos do tempo de escravidão e a passagem para um novo tempo de vitória em busca da terra prometida que manaria leite e mel.

A alegria dessa data foi difundida e trazida também para o lado ocidental do mundo. No Brasil, a Páscoa representa muito mais do que festejar um novo tempo, mas sim é uma data comercial em que as pessoas se confraternizam através de chocolates para repassar os votos de saúde, prosperidade e desejo que um tempo de paz e libertação ocorra na vida de quem você confraterniza. (Mensagens de Páscoa para crianças, amigos e familiares)

Infelizmente a razão comercial tem tomado muito mais espaço nessa data do que o verdadeiro sentido e mensagem que ela traz. Muitas pessoas, principalmente as crianças, desconhecem que por traz de vários ovos de chocolate existe um objetivo maior no domingo de páscoa: celebrar a ressurreição de Jesus e anunciar bons tempos na vida de cada pessoa que amamos!

Separamos alguns desenhos que representam a Páscoa para que você e seus alunos, filhos e familiares possam colorir e imprimir para festejar essa data comemorativa.

• O ovo de Páscoa

O ovo de Páscoa é o símbolo mais lembrado pelas crianças. Elas ficam ansiosas à espera de receber inúmeros ovos feitos com deliciosos chocolates. Na verdade seu papel é muito mais comercial do que representativo. O ovo faz menção à fertilidade, ou seja, prosperidade.

As empresas viram nisso uma grande idéia de gerar lucros comerciais. Como todo bom coelho não bota ovos, as mesmas inovaram criando grandes ovos feitos de chocolate que supostamente seriam entregues pelos coelhinhos no Dia da Páscoa.

Não é de hoje que o ovo tem sido utilizado no dia de domingo de Páscoa. Entre os hebreus o mesmo também era presente em suas refeições nessa data, porém não era feito de chocolate.

Os mesmos adotavam os ovos em suas refeições nessa data porque pelo fato do mesmo ser um dos únicos alimentos que mantêm sua estrutura firme e sólida mesmo após cozido, os hebreus viam isso como uma representação do seu povo que mesmo após “cozidos na dor e no sofrimento”, permaneceram firmes, íntegros e unidos.

• E o coelhinho de onde vem?

O coelho é um dos animais que mais representam a fertilidade e abundância, uma vez que os mesmos se reproduzem em grande quantidade e com muita capacidade de procriação. Pensando nisso, o mesmo foi eleito como o animal símbolo da Páscoa, já que é nessa data que desejamos prosperidade e bênçãos em abundância para todos que nos cercam.

O coelho representa preservação da espécie e onde há vida existe esperança de um futuro melhor.

O famoso coelhinho da Páscoa é mesmo muito fofo e gracioso. As crianças ficam loucas por ele. Não vem a hora de receberem vários ovos de chocolate dele. Deixe as crianças viverem essa fantasia. Faz parte da infância e é um tempo muito gostoso de viver.

Com o passar do tempo ela irá aos poucos entendendo o real significado e a origem de cada símbolo pascoal. No entanto, é importante que desde cedo ensinemos às nossas crianças os valores de solidariedade, paz e o verdadeiro significado da páscoa: comemorar a ressurreição de Jesus, que uma vez morreu por todos nós pecadores. (Coelho da Páscoa, entenda o significado)

• Família Reunida

A alegria e o amor devem ser os principais sentimentos presente nos lares no dia de Domingo de Páscoa. Procure estar próximo das pessoas que você ama nesse dia tão especial.

Realmente é muito gostoso recebermos um delicioso ovo de chocolate no domingo de Páscoa, não é mesmo? Ficamos muito felizes ao receber um lindo ovo todo enfeitado e embrulhado com celofanes, papel de seda e fitas de cetim. No entanto, vale lembrar que isso não é o mais importante. O que vale mesmo é festejar a presença das pessoas que você ama do seu lado, bem como profetizar um tempo de paz e muitas novidades positivas em suas vidas.

Estar perto das pessoas que queremos bem é mesmo o mais importante no Domingo de Páscoa. Valorize o ser humano e deixe as guloseimas em segundo plano, afinal nada melhor do que a vida vivida com felicidade.

Celebre a Páscoa desse ano com uma visão diferente do que você tinha antes: dê maior valor para o significado da data e use os chocolates e outras guloseimas apenas para deixar essa data ainda mais prazerosa. Feliz Páscoa!

Por Flávia Montalvão / Edição: Dona Giraffa

• Sugestões para o almoço de Páscoa

Loading...
Seja o primeiro a comentar em Desenhos de Páscoa para colorir e imprimir

Deixe seu comentário

Publicidade
Curta nossa fan page no Facebook
Publicidade
Publicidade

Amar não é olhar um para o outro, é olhar juntos na mesma direção. Antoine de Saint-Exupéry