Como organizar uma festa de aniversário gastando pouco

Se o aniversário do seu filho ou filha, ou qualquer outra criança da família está se aproximando, não entre em pânico: tem como preparar uma festa muito bacana e divertida sem que para isso você ultrapasse seu orçamento financeiro.

Em festa de criança o que manda é a diversão! Geralmente s crianças não se importam para detalhes que os adultos se preocupam demais, tais como decoração, lembrancinhas, bebidas, comidas e bolos sofisticados. O que elas realmente se preocupam é saber se seus amiguinhos estarão com elas naquele momento se divertindo e brincando pra valer!

festa infantil em casa

Foto: (c) Can Stock Photo

Sabendo disso, não é necessário quebrar a cabeça na tentativa de elaborar uma festa cheia de detalhes e gastos excessivos. Economia e bom gosto poderão fazer da sua casa um local apropriado para uma festa de aniversário alegre e muito acolhedor.

Convites:

Nada de gráfica ou impressões em papéis sofisticados. Existem no mercado diversos modelos de convites e dos mais variados personagens infantis para que você possa comprar o pacote contendo dez unidades ou uma dúzia. São baratos, mas lindíssimos. Para os parentes mais próximos você poderá ainda fazer o convite via email. Uma maneira muito prática e moderna.

Organize a casa:

Não deixe para arrumar a casa no dia da festa. Antecipe a faxina executando a mesma um dia antes. Separe o local da casa onde irá fazer a festa e deixe o maior espaço possível nela. Mantenha esse local arejado e limpo até o dia da festa. Se for preciso chame alguns parentes para te dar aquela força nessa hora de limpeza. (Festa de aniversário em casa: como organizar)

Decoração:

Não existe a necessidade de se contratar uma empresa de decoração para enfeitar a festa de aniversario do seu filho. Em bazares, casas de doces e lojas de R$ 1,99 facilmente se encontram enfeites de isopor ou adesivos para decorarem a mesa do bolo, bem como também a parede de fundo da mesa do bolo.

Basta que você escolha o personagem infantil favorito do seu filho ou uma cor que ele goste. Decorar a casa toda seguindo a cor preferida dele com balões e tecidos no tom adequado é uma excelente e econômica opção. Se preferir, vale ainda decorar a festa com brinquedos que o seu filho já possui. Solte a criatividade e deixe a festa ainda mais linda!

Lembrancinhas:

Você não precisa gastar dinheiro com lembrancinhas personalizadas. Sacos com doces e brinquedinhos simples como do tipo bolha de sabão ou ioiô, com certeza alegrarão toda criançada.

Música:

Não é necessário que você contrate alguém para tocar músicas a fim de animar a festa. Separe algumas canções infantis e deixe-as tocando durante todo o evento.

Músicas como:

• Carrossel
• Patati e Patatá
• Chiquititas
• Xuxa

Alegram qualquer festa de criança.

Brincadeiras:

Escolha um amigo ou parente bem animando para dirigir e envolver as crianças nas brincadeiras. Seria muito engraçado se essa pessoa se vestisse de palhaço ou dom personagem tema da festa. Liste para ele algumas brincadeiras para que sejam efetuadas com as crianças durante a festa.

tipos de brincadeiras para festa infantil

(Foto: Divulgação)

Seguem algumas como:

• Estátua
• Dança das cadeiras
• Amarelinha
• Mímica
• Vivo ou morto
• Esconde-esconde, entre outras brincadeiras muito divertidas e que agradem a seu filho.

Salgados:

Faça salgados que a maioria das crianças goste. Nada de pensar somente nos adultos nessa hora, oferecendo canapés dos sabores mais diversos. A festa é de criança, jamais se esqueça disso. Uma ótima opção é servir pipoca e cachorro quente para todo mundo. (Receita de hot dog de forno)

Mas não se esqueça de não colocar cebola no molho da salsicha. Geralmente as crianças detestam cebolas e quando percebem que tem cebola na comida elas rejeitam o alimento. Evite esse transtorno e desperdício.

Doces:

Os tradicionais doces de festa beijinho e brigadeiro não podem faltar. Para economizar você poderá comprar a massa deles prontos em potes grandes em casa de doces ou ainda fazer você mesma os docinhos. (Receita de brigadeiro de panela)

docinho de brigadeiro

(Foto: Divulgação)

Dá um pouquinho mais de trabalho, mas vale à pena se o objetivo é economizar. Além dos brigadeiros e beijinhos você poderá também servir balas de coco, copinhos com gelatina e marshmallow no espeto.

Bebidas:

Não se esqueça de abastecer a geladeira com bastante água, suco e refrigerantes. Geralmente a turminha costuma beber mais do que comer, visto que como correm pra lá e pra cá a sede é maior.

Bolo:

Convide aquela sua amiga ou parente bem entendida na cozinha e partam para confeccionar o bolo do aniversário. Isso mesmo, nada de contratar os serviços de uma boleira. Quando se quer gastar pouco, o ideal é ir para a cozinha e colocar a mão na massa.

Abaixo segue uma recita de bolo de leite em pó, o queridinho das crianças nas festas de aniversário.

Massa:

Compre dois pacotes de mistura para bolo sabor baunilha e prepare o bolo conforme as instruções da embalagem. Leve ao forno até assar o mesmo. Desligue o fogo e deixe esfriar.

Recheio e Cobertura:

• 15 colheres de leite em pó,
• 1 colher de emulsificante para sorvete,
• 1 lata de creme de leite gelado e sem soro,
• 1 lata de leite condensado e ½ colher de sopa de margarina sem sal.

Modo de preparo:

Bata todos os ingredientes na batedeira até que o creme dobre de tamanho. Corte o bolo ao meio e recheie o mesmo. Cubra-o com o restante do creme. Para finalizar polvilhe raspas de chocolate branco ou ao leite e enfeite com cerejas e balas tipo confeti.

Por Flávia Montalvão / Edição: Dona Giraffa

Loading...
6 Comentários em Como organizar uma festa de aniversário gastando pouco
  • Maria iza disse:

    Boa noite gostaria de fazer uma festinha para meu 3 anos o aniversario dele e dia 18/06/14, mas eu não estou trabalhando como fazer com uma festinha com pouco dinheiro? Obrigada

  • joao pedro disse:

    Boa noite gostaria de fazer uma festinha de anos para o meu filho de 10 anos.
    Só não quero gastar muito dinheiro.

    Obrigado

  • Orlando disse:

    Ótimas dicas, vou passar o link do seu blog para minha esposa, ela vai adorar e eu tbm, rs… Parabéns

  • Cleide disse:

    Oi Boa Noite!
    Estou oranizando uma festinha para meu fiLho e não posso gastar muito por isso adorei as dicas e vou aproveitar todas elas. Muito obrigada!

  • Sarah disse:

    Muito bom,estou organizando uma festa,estas dicas são muito boas

  • JAQUELINE disse:

    Parabéns, muito bom.

  • Deixe seu comentário