Meu namorado morre de ciúmes de mim. O que fazer?

Namorar uma pessoa ciumenta é uma decisão que requer muita maturidade e paciência, pois o sentimento de ciúmes pode ser gerado por qualquer motivo e, se a mulher não souber como agir, o relacionamento tende a ficar complicado. No geral, as meninas que namoram homens ciumentos descobrem essa característica depois de um tempo de relação, pois enquanto o namoro não for consolidado, o parceiro tende a controlar mais as próprias emoções.

Na maioria dos casos, o ciúme é uma emoção manifestada por níveis e pode aparecer tanto como um simples desconforto como um sentimento pesado e agressivo. Em alguns casos, o ciúme pode até ser considerado uma doença, principalmente quando chega ao ponto da pessoa perder o controle sobre as próprias emoções. (Confira 10 passos para controlar o ciúme que você sente)

briga, namorado ciumento

Foto: (c) Can Stock Photo

Seja uma doença provocada por um tipo de obsessão ou um sintoma de que há falta de confiança em si mesmo e na companheira, dividir a vida com uma pessoa que apresenta essas características pode ser um grande desafio. Há mulheres que têm a convicção de poder mudar esse comportamento e fazem o possível para recuperar a relação. Porém, há pessoas também que, por não saberem como agir, permitem que o relacionamento se encaminhe para momentos de alto estresse, até chegar ao rompimento.

Confira cinco dicas para amenizar a situação e ajudar o parceiro a transformar o ciúme excessivo em um sentimento controlado:

1. Descubra a raiz do ciúme

Antes de tomar qualquer atitude, é preciso entender a origem do ciúme do parceiro, se há ou não fundamento e qual a gravidade desse comportamento. Antes de julgar alguém, é importante se colocar no lugar da pessoa, pois o sentimento pode ser gerado pela imaginação do companheiro ou pelo comportamento da mulher.(Como evitar o ciúme e a desconfiança na relação)

Consulte pessoas de fora da relação para ouvir conselhos sobre o próprio comportamento e faça uma auto-avaliação para descobrir se você está fazendo algo que causaria ciúme em qualquer namorado. Se a causa for apenas o psicológico dele, um tratamento profissional e muitos diálogos poderão resolver o caso com o tempo.

2. Tente não dar motivos

Você não precisa mudar de personalidade por causa dele, mas pense conscientemente se há algo errado e as possibilidades de evitar os conflitos com algumas mudanças pessoais. Se ele falar que a sua saia é muito curta, por exemplo, reflita se é coisa da cabeça dele ou se o companheiro tem razão. Às vezes um ciúme excessivo não é parte do comportamento natural do homem, mas se desenvolve pelas atitudes da mulher.

Se você achar que não precisa mudar nada, mostre para ele que não há preocupações e permita que o companheiro saiba mais sobre a sua rotina. Apresentar aos colegas de trabalho ou aos amigos que ele não conhece, por exemplo, pode ajudar a fortalecer a confiança e melhorar a situação.

3. Evite discussões

O pior erro que alguém pode cometer em uma relação é piorar os momentos tensos e transformar uma simples irritação em uma briga explosiva. Mesmo que você não concorde com o que ele diga e queira revelar o próprio ponto de vista, o melhor é esperar o momento adequado para o diálogo.

casal discutindo

Foto: (c) Can Stock Photo

O relacionamento com um homem ciumento pode se tornar infernal se as brigas começarem por pouco e os dois não conseguirem controlar a raiva e a irritação. Para transformar o dia a dia do casal em algo mais agradável e tolerante, controle as próprias emoções e faça com que ele entenda que talvez esteja errado, quando estiver calmo e bem humorado.

4. Busque o diálogo no momento certo

É possível que um homem ciumento se transforme e entenda que o comportamento controlador é destrutivo e pode terminar com a relação. A mudança de atitude depende apenas do esforço próprio dele e, para que o parceiro sinta-se motivado a melhorar, é necessário que a mulher conceda apoio e incentivo. (12 ingredientes que um bom relacionamento deve ter)

Os problemas se resolverão com o tempo e através de muito diálogo pacifico. O jeito certo de ajudar o parceiro é aumentar a confiança dele no relacionamento, no comportamento da mulher e em si próprio, pois o ciúme é um sinal de que há uma falha no desenvolvimento pessoal. Entenda que o companheiro possui um problema e tente buscar uma solução em conjunto, sem brigas e tensões.

5. Saiba impor a sua autonomia

Um relacionamento não pode dar certo se não houver confiança e se o casal não tiver liberdade para viver. A vida a dois e contar com um companheiro para os momentos bons e ruins é uma coisa maravilhosa que não pode se tornar um presídio e prejudicar a vida social e profissional do casal.

Por isso, quem passa por essa situação não pode se submeter às vontades do companheiro, a menos que realmente concorde que ele tem razão e algo precisa ser mudado. Se for apenas uma paranoia da cabeça dele, seja clara que esse é o seu jeito e que ele precisa aceitar a mulher que escolheu ou não fará sentido ficarem juntos.

Por Ana Paula Bretschneider / Edição: Dona Giraffa

Confira também

# Saiba se seu ciúme está ou não dentro do limite.
# O que é o ciúme?
# Ciúmes é prova de amor ou insegurança?
# Saiba quais são os tipos de ciúmes | Descubra o seu!

Loading...
Seja o primeiro a comentar em Meu namorado morre de ciúmes de mim. O que fazer?

Deixe seu comentário