Saiba onde adotar um animal de estimação

Adotar um bichinho de estimação é uma ótima oportunidade de ganhar um novo amigo e de tirar um pet abandonado das ruas. Infelizmente, milhares de cães, gatos, coelhos entre outros bichinhos, são largados em ruas e parques, por pessoas más. Compram o animal, enjoam e os jogam nas ruas, como se fossem objetos. (Como cuidar de filhotes de cachorro & gatos: dicas e cuidados)

Os coitadinhos passam fome, frio, adoecem, são atropelados, maltratados, espancados e até mesmo estuprados. A crueldade é tão grande que fica difícil imaginar como uma pessoa tem coragem de judiar tanto de um ser tão indefeso.

mulher com cachorro no parque

Foto: (c) Can Stock Photo

Para tentar socorrê-los, várias pessoas se reúnem e tentam abrigá-los, castrá-los e arrumar um novo lar. São milhares de sociedades protetoras e ONGs que trabalham diariamente para tentar ajudar esses seres indefesos. Como o abandono não para, essas entidades ficam superlotadas e acabam passando por dificuldades tanto financeiras, como físicas. Não há lugar para todos e por isso, muitas vezes, os bichinhos de rua acabam ficando sem socorro.

A castração em massa, como já ocorre em algumas cidades, sem dúvida é uma das melhores alternativas para esse problema, pois cessa a procriação de animais de rua, o que ajudará a diminuir o número de pets abandonados. (Mitos e verdades sobre a castração de animais)

Porém, isso não é suficiente. As pessoas precisam aprender que os animais sentem frio, dor, medo e precisa de uma casa, de amor, alimento e água fresquinha, para serem felizes. Nunca devem ser abandonados, pois necessitam do cuidado do dono. Antes de ter um pet, é necessário saber se poderá cuidar deles por toda sua vida e arcar com os gastos com ração, medicamentos, vacinas entre outros.

Uma dar maneiras de ajudar essas ONGs e sociedades protetoras é adotando um peludo. Se isso não for possível, você pode doar uma pouco do seu tempo para ajudar a cuidar deles nos abrigos, pode doar ração, medicamentos, potinhos para comida, paninhos, entre outros itens importantes para a criação desses bichinhos.

Quer ajudar?

Se você se interessou em ajudar ou em adotar um peludo, segue uma lista de ONGs brasileiras, que precisam da sua ajuda.

foto de gato caramelo

Foto: (c) Can Stock Photo

Se nessa lista, não tiver nenhuma da sua cidade, se informe na prefeitura ou no centro de zoonoses, pois alguns municípios contam com canis municipais e seu novo amigo peludo pode estar em um deles.

União Internacional Protetora dos Animais (UIPA)

• Cidade: São Paulo/SP

• O que faz? Recolhe cães e gatos das ruas, trata e procura novos donos. Atualmente abriga mais de mil bichinhos por ano. Precisa muito da sua ajuda, seja com material ou com a adoção.

• Endereço e contato: e-mail: uipasp@uol.com.br ou pelo Facebook. Pode também ir à Av. Presidente Castelo Branco, 3200 – Canindé – São Paulo/SP ou ligar para (11) 3228-1462.

Aliança Internacional do Animal (AILA)

• Cidade: São Paulo/SP

• O que faz? Trabalha recolhendo cães e gatos abandonados, tratando e procurando um dono para eles. Hoje tem mais de 500 cães e mais de 100 gatos procurando um lar. Quer adotar algum? Entre em contato com eles.

• Endereço: Rua Pasquale Gallupi, 900 – Paraisópolis – São Paulo/SP, pelo tel.: (11) 3507-1418, (0xx)11 3749-0800 ou ainda por e-mail: aila@aila.org.br.

Sociedade União Internacional Protetora dos Animais (SUIPA)

• Cidade: Rio de Janeiro/RJ

• O que faz? Acolhe animais abandonados e atualmente tem cerca de 3.500 animais, na maioria cães e gatos.

• Endereço: Para adotar ou ajudar, dirija-se à Av. Dom Hélder Câmara, 1801 – Benfica – Rio de Janeiro/RJ , entre em contato pelo Tel.: (21) 3297-8777, ou pelo e-mail: faleconosco@suipa.org.br ou ainda pelo pelo Facebook.

Gaari Animais de Iguape

• Cidade: Iguape –SP

• O que faz? Abriga cães e gatos abandonados em lares temporários e precisa muito de ajuda com doação de ração, medicamentos, paninhos entre outros itens. Quem quiser adotar um pet, pode procurá-los também.

• Endereço: eles não têm sede fixa, mas o contato pode ser feito pelo facebook.

Associação Piauiense de Proteção e Amor aos Animais (APIPA)

• Cidade: Teresina – PI

• O que faz? Recolhe animais na rua, cuida deles e procura um novo lar. Atualmente tem cerca de 80 cachorros e mais de 300 gatos em seus abrigos.

• Endereço: Rua Trinta e Oito – 1041 – B. Uruguai. Teresina -PI, Tel.: (86)3081-9670, e-mail: apipa10@apipa10.org

Adotar é um ato de amor. Adote um peludo!

Por Milena Godoy / Edição: Dona Giraffa

Loading...
Seja o primeiro a comentar em Saiba onde adotar um animal de estimação

Deixe seu comentário

Publicidade
Curta nossa fan page no Facebook
Publicidade
Publicidade

A glória deve ser conquistada; a honra, por sua vez, basta que não seja perdida. Arthur Schopenhauer